Benefícios da Leitura

23 de julho de 2014
   Até os mais preguiçosos sabem que ler faz muito bem, tanto por dentro quanto por fora e ambos de maneiras maravilhosas. Nos render ao hábito de ler traz mais benefícios para nós do que imaginamos e hoje eu vou contar um pouquinho deles para vocês. Vamos lá?



1 - A leitura estimula a memória e expande a nossa capacidade mental. 
Segundo o Neurologista José Roberto Azevedo "Nenhuma outra atividade mobiliza tantas variações da memória quanto a leitura de livros, jornais e revistas. Mas não basta somente ler, é preciso refletir sobre o que está sendo lido."
O Escritor e Médio Moacyr Scliar também confirma "Entre ir à farmácia e comprar alguma substância duvidosa para fortificar o cérebro, ou escolher um bom livro, recomendo a última opção."

2 -  Os livros são combustível para a imaginação e criatividade. 
Você já parou pra pensar na quantidade de cenários e situações diferentes que você pode imaginar com facilidade desde que leu seu primeiro livro? Nos tornamos pessoas mais criativas através da leitura, porque conhecemos o máximo de coisas diferentes que se é possível através das palavras.

3 - Ler também ajuda a aliviar o estresse. 
Podemos conhecer vários países e culturas sem nos locomovermos, podemos aproveitar de momentos de paz, amor e prazer sem ao menos sair do sofá, pois os livros nos transferem para outro mundo. Outra galáxia, como uma bolha impenetrável que nos envolve e nos exclui de tudo o que é estressante. Ler é lazer e é extremamente relaxante.
Quando pensamos no assunto, vem à cabeça uma imagem de chá ou café, um lugar tranquilo e aconchegante. como diz a musica "Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro..."

4 - A Leitura afasta dos nossos corações o mal da década: a solidão. 
É certo que, independente do gênero da história, muitas vezes nos apegamos com os personagens. Mesmo fictícios, passamos a pensar sobre eles e como seriam se fossem reais. Desde a fisionomia ao caráter.
Nós nos deixamos imaginar como seria se eles fizessem parte das nossas vidas e, às vezes, como seria se nós fossemos a mocinha daquele romance extraordinário.
Acontece que eu, por exemplo, me apego aos personagens como irmãos e amigos e embora eles não existam, eu nunca me sinto sozinha.

5 - Ler aumenta o nosso vocabulário e nos deixa mais informado. 
Quantas vezes você se deparou com um fato em algum livro que não fazia ideia? Eles nos dão informações preciosas sobre diversos assuntos, que acabam acumulando uma bagagem interessante. Hoje existe livro sobre quase todos os assuntos e fica bem mais fácil de se informar.
Quanto as palavras, eu sempre marco no caderninho cada palavra nova que eu aprendo durante a leitura, a quantidade é impressionante e pode te ajudar em redações, entrevistas de emprego e até mesmo em escrever suas próprias histórias.

2 comentários:

  1. Adorei !
    acho que se as pessoas lessem mais, estaríamos num mundo menos estressado, mas culto e mais feliz :DD

    Bjs

    www.vidadeleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Aline, eu gostaria que as pessoas lessem mais. Por ser muito bom e relaxante, mas eu faço a minha parte!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.