A Índia é invicta o país que mais lê no mundo!

16 de julho de 2014

    Se você parar pra pensar qual é a população que mais lê no mundo, logo vem na sua cabeça os países e culturas mais desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha, Japão, certo? Mas de acordo com o Ranking da Market Research World estamos todos enganados. O Ranking refere-se a relação de várias populações com diferentes hábitos culturais, entre eles a leitura. O Resultado é impressionante.
    Os indianos mantém o costume de ler e separam em média 10 horas e 42 minutos por semana para apreciar a leitura, deixando a Índia invicta na posição de país que mais lê no mundo desde 2005. 
As três seguintes posições também são ocupadas por países asiáticos: Tailândia, China e Filipinas. 
     Já na America Latina, o país que mais lê é a Venezuela ocupando o 14º lugar da lista, seguido por Argentina (18º), México (25º) e o Brasil ocupa o 27º lugar. Ou seja, o Brasileiro ainda lê pouco embora o hábito esteja se tornando novamente notável. Principalmente entre os adolescentes. 
     Segundo uma edição (antiga, diga-se de passagem) da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o brasileiro lê em média 4 livros por ano, sendo deles 2,1 livros lidos até o final. O levantamento entrevistou 5 mil pessoas, em 315 cidades e o índice (de 2012) foi menor que o de 2007, quando a média de livros lidos por ano era de 4,7. 
     Ainda na pesquisa RLB, 75% da população no ano de 2012 respondeu que nunca frequentou uma biblioteca na vida. Naquela época a ministra da cultura, Ana de Hollanda disse que o governo trabalhava para não termos mais nenhum município sem bibliotecas. 
     Fica claro que precisamos mudar nossos hábitos, dar mais importância a cultura e incentivá-la além de tudo.

2 comentários:

  1. Adore o texto, realmente devemos mudar nosso hábitos e ler mais, e influenciar as pessoas a lerem mais também.
    Beijão ♥

    http://doces-leitoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Laís. Devemos influenciar bastante, eu tenho um irmão pequeno e sempre que ele pede eu leio pra ele, não vejo a hora de ele aprender a ler pra eu comprar livrinhos <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.