Dicas de como organizar suas leituras

31 de julho de 2014
   Muitas pessoas me perguntam como é que eu faço pra ler tantos livros em tão pouco tempo, ou manter o hábito rotineiro de ler. Algumas pessoas simplesmente não conseguem tempo pra ler e o problema, na maioria das vezes não é realmente a falta de tempo, mas a desorganização do mesmo.
   Hoje em dia com o trabalho, o namorado, os estudos, os amigos e os finais de semana o livro acaba ficando de lado ali e você demora um, dois ou três meses pra ler. Às vezes acontece comigo também, mas eu me esforço ao máximo pra sempre atualizar a leitura. Hoje vou dar umas dicas de como eu faço e que podem ajudar.



#1 Obrigações primeiro e depois o lazer. 

   Eu sei que às vezes você também chega em casa depois da escola ou depois do trabalho desesperado pra deitar na cama, relaxar e ler aquele livro até o final. Mas não dá né? Sua mãe te pede isso, você tem que fazer aquilo e seu momento de paz vai embora e você acaba parando de ler pra fazer tudo e depois nem volta mais a atenção pro livro. Por isso, faça todas as suas obrigações primeiro.
   Seja dever de casa, lavar a louça, arrumar o guarda-roupa ou o que quer que seja. Se você deixar tudo pronto, vai ter descanso depois e as chances são menores de alguém atrapalhar seu momento de leitura.

#2 Nunca leia um livro por obrigação ou construa metas de livros já selecionados.

   Como vocês sabem eu tenho a minha meta de leitura e eu fiz por livros, o que percebi ser um erro muito grave. O certo é fazer uma meta de QUANTOS livros você quer ler por ano ou por semestre, mas nunca escolha os títulos - deixe os livros surgirem ao acaso. Do contrário você se sente na obrigação de ler aquele determinado livro e a leitura acaba não sendo produtiva.
   Ler por obrigação ou por ter imposto isso a si mesmo não é prazeroso, se você não gostar do livro e forçar a si mesmo a terminar não vai ser legal e você perde tempo que poderia estar lendo algo do seu verdadeiro interesse.

#3 Reserve algumas horas por dia só para ler. 

   Depois de chegar em casa, fazer seus deveres e estar livre reserve pelo menos uma hora para sentar e ler. Não é legal exagerar só por querer terminar o livro rápido e também não vale ler uma página por dia. A leitura deve ser algo natural e sadio, leia por quanto tempo você ache saudável pra que você tenha tempo livre de fazer outras coisas também.
   Eu, particularmente, leio por duas horas ou três no máximo. Depende do meu dia, se eu tenho muitas coisas pra fazer ou não. Como tenho crises frequentes de dor de cabeça, nos dias de dores eu evito ler mais que uma hora e por aí vai.

#4 Escolha um lugar agradável e confortável para ler. 

   Não adianta separar duas horas por dia durante os sete dias da semana para ler, e escolher o chão da sala duro e gelado pra fazer tal coisa. Escolha um lugar legal, não precisa se locomover além da sua casa (a não ser que você possa e tenha condições de ir sempre a lugares tranquilos), o sofá ou o quarto bastam. A questão é que quanto menos barulho melhor.
   Tem gente que gosta de ouvir musica durante a leitura, eu odeio. Gosto de silêncio e qualquer pessoa que fale comigo me faz perder o eixo e daí preciso ler cinco vezes a mesma página. Mas às vezes no intervalo do trabalho, da faculdade, na fila do banco ou etc eu coloco um fone de ouvido (desligado mesmo) só pra abafar os sons altos e mergulho nos meus livros.

#5 Não existe livro certo ou errado pra quem está começando a criar o hábito.

   Eu gosto de romance, Mariana gosta de ação, Paula prefere Chick-Lit e Luana prefere auto-ajuda. Esse tipo de coisa a gente só descobre lendo e pesquisando. Não existe um livro certo pra alguém desenvolver o hábito de ler, porque opiniões são muito diferentes de uma pessoa pra outra. Eu posso amar um livro, mas Mariana pode odiar, certo?
   O ideal pra quem está começando a ler mais é perguntar a si mesmo "que tipo de história eu procuro?" existem vários gêneros e subgêneros. É sempre bom pesquisar alguns deles e ler a sinopse dos livros antes de se aventurar a ler, ler alguma resenha também faz você ter uma visão mais ampla do que se trata a história sem trombar com nenhum spoiler.
   Eu comecei a ler com poemas, depois algumas fantasias e no meio delas descobri que meu lance é o romance, mas isso não significa que eu não posso gostar de outros tipos de livros. Não é bom que haja uma zona de conforto, mas a mente aberta para vários leques de conhecimento.

E aí? O que acharam das dicas?

8 comentários:

  1. Essas são aquelas dicas que quem quer pegar o hábito da leitura agora precisa realmente entender pra se dar bem nisso. Adorei.

    http://ternatormenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nand, realmente, no começo é muito difícil pegar o hábito, mas damos conta!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bela, ultimamente eu tenho sido preguiçozinha, mas amo ler também. E quando pego o ritmo é difícil largar.

      Excluir
  3. Normalmente sempre crio o cronograma semanal de leituras.
    Sempre leio 3 livros por semana. Não importa se é físico ou em ebook.
    O certo é encarar com seriedade a leitura e cumprir as metas.

    Teve vezes que li 7 livros em uma semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, me passa essa dica do cronograma, achei interessante. Quero tentar!

      Excluir
  4. Thaísa,

    Eu amei seu post. Vou colocar em prática todas as dicas para melhorar a qualidade de minhas próprias leituras!

    Obrigada,

    Drica.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas. Vou colocar em prática, pois, estou necessitando muito de leitura.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.