TOP 5 | Melhores filmes adaptados de livros!

28 de julho de 2014
   Eis um assunto que ou você ama ou você odeia, um verdadeiro dilema dos fãs literários: as adaptações. Tanto pra filmes quanto pra séries de tv as adaptações dão o que falar, não é mesmo?
   Tem gente que não gosta do roteiro, ou não gosta dos efeitos especiais; tem gente que adora o filme mas acha que não foi fiel a história e tem gente que acha que os personagens não estão bem representados pelos atores escolhidos. É uma infinidade de detalhes que faz deste assunto tão polêmico. 
   Confesso que pra mim também é difícil saber que algum livro que eu gosto muito vai ser adaptado, é natural essa preocupação "será que vai ficar bom?" "será que vai ficar como eu imaginei durante a leitura?" "vão cortar ou preservar aquela tal cena que é minha preferida?". Bom, com muita gente é assim que funciona, portanto eu trouxe uma lista hoje com as cinco melhores adaptações de livros para as telinhas do cinema (obs: fiz a lista a partir dos livros que eu já li e que foram adaptados). Vamos lá? 

1 - Harry Potter e as Relíquias da Morte 
    Eu nem sei o que dizer, foi difícil não por mais de um filme do Harry Potter nesta lista, mas eu escolhi o último por ambos (livro e filmes) terem sido épicos. A quantidade de detalhe, a explicação de alguns fatos e escolhas, as pontas que ficaram soltas nos outros volumes e que J.K Rowling reuniu neste. Os efeitos especiais, a guerra, os personagens lutando bravamente por Hogwarts. Esta foi a melhor adaptação que eu já vi na vida!

2 - O Código da Vinci 
   Eu já tinha visto o filme e não tinha entendido nada, dai passei na frente de um sebo e investi vinte reais no livro só pra entender a história. A verdade é que é bem complexa sim, é bem mais interessante e misteriosa que o filme, porém os dois foram muito bem feitos. Os enigmas, o quebra-cabeça, a busca e as traições de alguns personagens, tudo muito incrível. Eu gostei bastante do trabalho de Dan Brown e pretendo ler muitos outros livros dele. 


3 - A culpa é das Estrelas
   Se falarem que estou sendo clichê eu fico chateada. Ok, tudo bem que o livro ficou muito famoso, muitas pessoas já leram e viram o filme, mas preciso comentar que a adaptação de ACEDE foi esplendida. De início eu não tinha gostado da escolha de Ansel para o papel de Gus e me pus a imaginar o que eles fariam sobre a perna dele no filme. Gostei muito dos diálogos que são bem fiéis ao livro (principalmente a parte em que ele se declara para Hazel no restaurante). 
   Adorei a forma como os atores se entregaram e viveram o personagem, não só atuaram, mas trouxeram a vida o casal que emocionou muita gente. Foi um ótimo trabalho e eu chorei horrores no cinema.

4 - Cidade dos Ossos 
   Apesar de eu achar que eles mudaram alguns detalhes cruciais na história, eu gostei bastante. Assisti uma vez antes do livro e de novo após o livro, só pra relembrar os fatos. Achei que os atores foram muito bem escolhidos, mas esperava mais das armas de batalha e de alguns efeitos especiais. Senti falta de uma parte importante no filme, que é quando Simon é transformado em rato e depois em vampiro, foi uma falha grande porém espero que concertem no próximo. Apesar de tanto reclamar, eu gostei bastante do filme!

5 - Água para Elefantes
   Devo confessar que eu enrolei muito pra ler este livro até o final, porque ele deixou de ser interessante pra mim em algum momento que eu não saberia explicar qual foi e o motivo. Eu simplesmente me arrastei pra terminar. Não que ele fosse completamente chato ou ruim, mas é menos do que eu esperava. Já o filme me surpreendeu bastante, parece mais emocionante e expressivo e lembra muito a história do clipe "Magic" do Coldplay que é a minha banda favorita. 


Livros que eu ainda quero ler (e que já foram adaptados para o cinema):

1 - Um homem de Sorte 

2 - Querido John 

3 - Marley & Eu 

4 - Morte e Vida de Charlie St. Cloud 

5 - O melhor de mim 

Livros que ainda vão ter adaptações em breve e que eu já li: 

1 - Fallen

2 - Cidade das Cinzas

3 - Por isso a Gente acabou 

4 - Se eu Ficar

5 - A maldição do tigre 

Livros que ainda não foram adaptados e que eu ainda não li (mas quero): 

1 - Quem é você, Alasca? 

5 comentários:

  1. Confesso que com ACEDE não chorei nem com o livro nem com o filme haha, mas claro que fiquei emocionada. Adorei sua lista realmente foram belas adaptações eu só acrescentaria Jogos Vorazes que tanto amo, haha.
    Beijão ♥

    http://doces-leitoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, eu não li Jogos Vorazes mas vi o filme. Do filme eu gostei bastante, mas quero ler antes de postar alguma coisa sobre ele. E que bom que você gostou da lista.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Adorei o post, te espero no meu blog <3
    http://vaidadee-feminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, adorei o post. O filme de Acede é muito amor <3
    Acabei de conhecer o blog, estou seguindo e curtindo a fanpage.
    Te convido a conhecer meu blog: http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/
    E se puder, curte a fan page também https://www.facebook.com/umviciadoemlivros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Felipe, eu adoro ACEDE também!
      Vi seu blog, curti e segui, parece bem legal, vou dar uma olhada melhor com mais tempo.
      Beijos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.