Empaquei no livro, e agora?

12 de agosto de 2014
   Nada me irrita mais que empacar a leitura, simplesmente não conseguir terminar aquele livro que eu tanto quis pegar pra ler e eu sei que isso também incomoda muita gente. Eu não costumo deixar um livro de lado e minha lista de abandonados é realmente pequena. Gosto de pegar o livro e ir até o fim mesmo que leve um tempinho.
   Mas por uma infinidade de motivos às vezes nossa leitura simplesmente não se desenvolve e nem sempre é culpa nossa então se isso acontece com você: desencana. Não vale se desesperar e forçar a barra ok? Vou tentar ajudar vocês no post de hoje a encontrar a razão e a solução para cada livrinho da nossa estante que foi lido só até a metade. Entenda como um passo a passo se preferir.

#1 - Por quê você interrompeu a leitura? 

   É uma pergunta importante no processo. Você precisa entender e admitir o porquê ou os porquês de ter abandonado o livro. Se gostou, se faltou alguma coisa, se odiou, se não é o seu estilo não adianta mentir pra si mesma só porque o livro agradou a várias pessoas e não agradou a você. É você quem está lendo e a opinião sobre o livro deve ser particular sua e de mais ninguém. Responda a si mesmo a pergunta sem entrar em detalhes, apenas resuma ou deixe bem claro o motivo dentro da sua cabeça. 
   

#2  Você quer ou não continuar a leitura?

   Agora que você já sabe a razão de ter deixado aquele livro de lado, decida se pretende continuar ou não. Ou melhor, se tem interesse ou não de ler a história até o final. Não precisa terminar hoje, agora... Apenas decida se ele ainda vale a pena ser lido, talvez em outro momento. Afinal ninguém merece ter um livro na estante apenas por ter, ocupando espaço enquanto você fica no lenga a lenga. Decida! 

Decidi que vou ler, e aí?
Não force a barra, se ele ainda tem importância pra você: guarde. Espere até que a curiosidade te envolva, ou até que não tenha nenhum outro livro pra ler daí você termina!

Decidi que não vou ler, e aí? 
Dê pra algum amigo seu interessado, doe para a biblioteca da escola ou municipal. Venda em um sebo universitário, anuncie no facebook que está se desfazendo do exemplar. Só não deixe acumular livros na estante que você sabe que nunca vai ler!

#3 Quero terminar o tal livro, mas a leitura não flui. O que fazer? 

   Eu odeio forçar a barra porque tem muito livro pra ler e que a gente tem mais interesse pra ficar perdendo tempo com uma coisa que não sai, não acontece. Mas tente rever alguns conceitos sobre o seu esforço se pra você aquela história ainda vale a pena. 
   Leve em conta quanto tempo você se sentou e pegou o livro pra ler; se você realmente deu chances ao livro antes de dizer que empacou na leitura; se você realmente escolheu o livro porque era do seu interesse ou porque muitas pessoas disseram que era bom. 
   Antes de desistir de qualquer livro que esteja lendo, certifique-se de dar mais uma chance a ele e tente ler o mesmo por pelo menos uma hora, se você se distraiu, quis fazer outra coisa ou ainda se sentiu desgastada é hora de procurar outra história pra ler, ok?

Livros que eu já abandonei: 

Eu sou o mensageiro - Markus Zusak
O Homem que matou Getúlio Vargas - Jô Soares
Círculo Secreto: A iniciação - L.J. Smith
Estação Carandiru - Drauzio Varella


Fui clara? Conseguiram acompanhar, ou ainda tem dúvidas? Comente!
  

30 comentários:

  1. Olá Thaísa!
    Eu simplesmente me APAIXONEI pelo seu post. Francamente, que leitor nunca passou por uma situação dessa, não é mesmo? Quando isso me acontece, fico fazendo essas mesmas perguntas que você enumerou e acabo sempre desistindo da leitura, mas com a intenção de retornar nela futuramente. Em algumas vezes deram certo, já em outras nem tanto (acabei vendendo meus livros no sebo)...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, que bom que gostou. Eu decidi fazer o post porque acabei de empacar em um livro também, mas pretendo retomar a leitura no futuro. Eu estava empacada nele com mais cinco livros me esperando, então vou ler os cinco e depois volto pra este!

      Beijão!

      Excluir
  2. Vivo empacando! JDFNGJDFNGJN Geralmente quando isso acontece, penso "ainda não sou madura o suficiente pra esse livro" e deixo ele ali, quietinho. Um dia sei que vou retomar. Mas só consigo passar pra frente mesmo se terminar de ler e ver que é muito chato, muito nadavê comigo, não vou ler esse negócio nunca mais!!! Aí sim, vai pro sebo.

    ResponderExcluir
  3. tem livro que é foda mesmo, nao curto deixar a leitura mas qnd leio os primeiros capítulos e não me empolgo com a escrita, já tô deixando de mão e fazendo a fila andar... tem muito livro que pretendo ler e se ficar perdendo tempo em titulos que não são meu estilo, vou acabar desperdiçando boas histórias... e sempre sorteio entre meus alunos na Roda de Leitura os que abandono...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. É horrível mesmo quando isso acontece. E para a gente que costuma ler com frequência, pode acontecer bastante. Ainda bem que nossa lista de livros para ler é grande. Então, se um não der certo, vamos para o próximo, pelo menos até dar a vontade de ler aquele. Não podemos perder tempo porque livros não faltam para a gente começar a ler hehe Adorei muito o seu post e concordo plenamente com suas considerações.

    Beijos, Fer (FECPRATES)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thaísa!
    Eu não tenho o costume de abandonar leituras, leio o livro até o fim mesmo que eu ache ele terrível. Mas é realmente um saco quando a gente empaca a leitura, você deu ótimas dicas.
    Eu abandonei poucos livros, mas acho que bati o recorde com "A menina que roubava livros". Larguei na página 20, rs.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sou como você, dificilmente abandono um livro. Pra ser sincera na minha lista só tem um livro abandonado. Como evito isso? Leio apenas os gêneros que aprecio. Se arriscar com outro, certamente lerei com insatisfação e o dito preconceito por algo que nem arrisquei. ^^
    Avalio apenas livros de gêneros que gosto, assim minhas críticas poderão ser sinceras.
    Abs
    NI
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oiii Thaísa, tudo bem?
    Realmente eu empaquei em um livro desde o ano passado e não consigo voltar a leitura, se chama "Os Serões de Dona Benta" onde ela ensina os conteúdos para os netinhos, física, matemática coisas com equações, achei bem sem nexo. Mas, eu tenho muita vontade de ler, e fiz igual você falou quem sabe a vontade volte a aparecer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaisa.
    Sempre tem algum livro que empaca a leitura, todo leitor passou ou passará por isso um dia.
    Adorei as suas dicas, to com dois aqui empacados e vou tentar seguir esses passos e terminar a leitura deles.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Seu post está ótimo e realmente é complicado quando a gente empaca em um livro. Mas uma coisa é certa: caso não esteja dando certo, comece outra leitura. Dê tempo ao tempo. Talvez as leituras precisam de momentos para serem inspirados.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  10. Seu post está ótimo e realmente é complicado quando a gente empaca em um livro. Mas uma coisa é certa: caso não esteja dando certo, comece outra leitura. Dê tempo ao tempo. Talvez as leituras precisam de momentos para serem inspirados.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  11. Oi, como vai?
    Parabéns pelo post! Eu também já abandonei vários, não vou citar quais, pois a lista não é pequena. Embora eu deteste não finalizar uma leitura, mas, as vezes não dá. Empatia precisa haver pela história quando isso não ocorre, danou-se. Enfim, uns gostam outros não, e é muito bom que seja assim. Houve alguns que empaquei, passado um tempinho, consegui finalizar. Que quero dizer: não existe um leitor que não tenha encontrado as mesmas dificuldades.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  12. É existem vários obstáculos para um leitor "empacar ou entrar em ressaca literária", mas é sempre bom vermos a opinião dos outros! Eu tenho como objetivo que se não for de parceria eu abandono. Se for eu faço de tudo para terminar, pois se não já sabe o que acontece.

    Ótima postagem! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Gostei muito desse post pois estou quase abandonando uma leitura e confesso que já abandonei algunas. É complicado essa situação e precisa realmente de muita força de vontade se não houver um incentivo como ser de parceria por exemplo haha. Eu estou unindo forças para terminar.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita ansiedade e quando pego um livro chego a passar noites em claro para terminar de ler, tem alguma dica de como conseguir me controlar rsrs?
    Beijoss!
    http://carolinapaivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei essas perguntas sério. Às vezes eu sempre fico me perguntando o que tem de errado com o livro e porque eu não consigo terminar a leitura. Mas a verdade é que tem livro que simplesmente não vai pra frente.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, nem me fale sobre empacar leitura. É UM SACO! haha Eu costumo dar o livro e pedir pra uma amiga minha resenhar *caso precise* porque às vezes o problema não é com o livro e sim comigo. Mas leitura empacada eu não mantenho. De jeito nenhum!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Thaísa, adorei seu post.
    Não sou muito de abandonar livros, mas as vezes a leitura não flui e dou um tempo antes de retomar.
    Esses dias tirei da estante aqueles que sabia que não ia ler e coloquei pra vender no grupo do face.
    Já me sinto mais leve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Olá Thaisa tudo bem, não foram muitos os livros que abandonei acho que foram uns 4 que eu me lembre, e foi por que a história era confusa demais e não despertou meu interesse. Mas percebi tbm que tem aqueles dias que a cabeça está repleta de pensamentos e a falta de concentração atrapalha, portanto eu escolho deixar de lado e ler em outro momento e ter um rendimento melhor. Adorei seu post. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Eu já empaquei com vários livros. Normalmente eu tento ir até o final, mesmo que não esteja gostando, pois algumas obras surpreendem no decorrer das páginas, mas começam com uma história mais parada.

    Porém teve um que eu não consegui ler, mas também não me desfiz dele, "A hospedeira" foi um tormento para mim, mas ainda espero conseguir sair dos primeiros capítulos hahah

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Eu sou daquelas que sempre que começa a ler um livro, faz o maior esforço para terminá-lo mesmo se não for tão bom. Na minha opinião, acredito que todos os livros têm algo a nos ensinar, mesmo que não sejam tão bons. Não consigo lembrar agora de um que deixei pela metade rs Adorei o post! Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi. Gostei bastante de seu texto e concordo. Eu já empaquei em livro por realmente não ter um discurso ideológico que me satisfizesse e abandonei sem problema algum, como Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, que é um insulto a qualquer pessoa que conheça o mínimo de história. Mas, também tiveram leituras que eu realmente não estava pronta naquele momento e sempre fico parando e voltando.

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante das dicas. Sempre que uma leitura não flui ou eu desisto ou deixo de lado, só insisto se alguém falar que passo por isso e me fala pra não desistir. Vou mandar esse post para alguns amigos meus que tem problemas semelhantes com a leitura. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  23. Adoreeei o post! Eu sou do tipo que, quando a leitura não está funcionando, parto para outra, depois volto ao anterior, e, se continuar empacando, abandono sem pena. Os de parceria eu leio até o fim, não poderia ser diferente. Quando abandono mesmo, acabo doando a algum amigo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Que post bacana! Nossa, isso acontece com muita frequência, principalmente quando se lê mais de um livro duma vez. Suas dicas e questionamentos realmente ajudam a entender esse problema que , com certeza, todo leitor passa ahaha.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    É chato quando empacamos numa leitura né :/ mas acredito que cada leitura tem o seu momento. A única leitura que eu já empaquei mesmo foi com A Hospedeira e 6 meses epois resolvi retomar a leitura e acabou tornando-se um livro que eu favoritei, irônico né. Ótimas dicas
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  26. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito do tema que você escolheu. Eu nunca abandono um livro, não consigo, não sei fazer isso, tenho que ir até o final. Mas, como sempre existe uma exceção, e a minha exceção é Stephen King. Muito detalhista, muito parado. Mas como não sou de desistir, dei outra chance, tentei outro livro do autor e a mesma coisa. Mas ele tem muito sfãs, então, acredito realmente que cada livro tem seu leitor. Sua postagem ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Thaísa!
    Muito bacana o post. Eu odeio ficar empacada nas leituras, deixo ele um pouquinho parado para depois voltar se a coisa não melhorar, eu definitivamente desisto e abandona a leitura. Minha lista de abandonos é pequena e são livros que não me prenderam ou que o assunto não me agradou. Sua dicas são ótimas, todos os livros que abandonei já não estão mais comigo e é muito chato ficar acumulando livros na estante rs' parabéns pelo post!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá flor, adorei o post...até hoje eu abandonei apenas 3 livros e pretendo dar uma segunda chance a eles, acredito que não era a hora certa para o tipo de leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Olá, adorei o post que vira e mexe um livro empaca, não anda, e a gente se força a ler. E ai depois pode ter certeza que bate a ressaca literária. Confesso que não abandonei tantos livros por questões de não gostar mesmo e ai entra gosto pessoal. Mas quem sabe futuramente isso comece a acontece? Muito bom suas dicas :D
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.