Semana dos Livros Banidos

23 de setembro de 2014
 

   Criada em 1982 a Banned Books Week  ou Semana dos Livros Banidos é uma celebração ao direito de cada um de ler o que quiser. Uma campanha criada em resposta a quantidade de livros banidos em escolas ou bibliotecas nos EUA. A manifestação ocorre geralmente na última semana de setembro, promovendo ideias e interações nas redes sociais a favor dos livros banidos.
   Mais de 11.300 livros foram deportados desde 1982 por sexo, profanação e racismo, principalmente nas escolas, pois eles adotam a ideia de que querem proteger as crianças. Porém com toda essa superproteção, eles limitam os direitos dos adultos ler o que bem entendem.
   Livros como As Vantagens de Ser Invisível; Harry Potter; Quem é você Alasca?; Alice no país das Maravilhas; O Caçador de Pipas; Clube da Luta; Cinquenta Tons de Cinza; Crepúsculo já fizeram parte desta lista.
   A ideia da Banned Books Week é muito interessante porque concorda que os pais tem direito de auxiliar na leitura de seus filhos ainda quando crianças. Participar do desenvolvimento deles. Porém este mesmo direito não se aplica aos outros filhos de outras pessoas.
   Não deveria existir nada ou ninguém que nos impusesse quais livros ler. A partir do momento em que somos adultos temos o direito de ler os livros que bem entendemos, contenha ele linguagens apropriadas ou não, pois somos adultos e é uma escolha nossa. Banir os livros é o maior exemplo de preconceito literário.
   Eu apoio a Semana dos Livros Banidos, pois agindo a fins de nossa liberdade estamos um passo a diante no caminho de uma Sociedade Democrática.
   A ilustração abaixo é um protesto de Grant Snider muito interessante (e irônica) que diz no final "Queime até a última cópia. Não importa o que você faça, não o leia. Você pode acabar gostando." Ou seja, às vezes o livro é ótimo e aclamado; bem reportado na mídia; tem um assunto mega interessante, mas por ter uma característica que a ALA (American Library Association) não considera correta pronto: ele é banido.


   

Eu estou com os banidos.

4 comentários:

  1. Adorei a postagem. Não conhecia coisa alguma sobre o assunto, nunca tinha ouvido falar, mas achei super - SUPER - interessante.

    ternatormenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amore! É bom que a gente acaba descobrindo várias coisas né? Tem tanta coisa nesse mundo pra gente ver ainda.

      Excluir
  2. Adorei a iniciativa! Achei super interessante, e estou com os banidos também! Cada um tem o direito SIM de ler o que quiser! :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaísa!
    Estou com os banidos!!!
    Não conhecia a campanha, mas concordo que cada um tem o direito de ler o que quiser.
    Ótima iniciativa ;)

    Beijão
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.