[TOP 5] Melhores livros do ano!

4 de dezembro de 2014
   
Foto: Melina Souza

   Já faz um bom tempinho que eu não faço Top 5 pra vocês e, aproveitando o clima de final de ano, hoje eu vou falar dos cinco melhores livros que eu li neste ano. Ficou bem difícil escolher, porque este foi o ano que eu mais li, totalizando dezoito livros (pra quem antigamente lia no máximo cinco ou seis) e ainda tem livro que vai ficar pra 2015.
    Foram muitos livros bons, alguns ruins e muitos me surpreenderam completamente. Então, espero que gostem da lista que foi trabalhada com muito carinho e que no próximo ano tenhamos muitas outras resenhas no blog pra discutir e trocar opiniões.

1º Quando Nietzsche Chorou 


   Quem leu a resenha que eu fiz, pode ter ideia do quanto esse livro mexeu comigo e com várias das minhas ideias. Pretendo ler muito mais sobre Nietzsche no próximo ano, pesquisar mais sobre suas ideologias e obras e afins.
   Enfim, o que eu quero dizer é que todas as pessoas deveriam ler este livro, independente de você querer cursar humanas ou não, independente de ser apaixonada por Psicologia como eu ou não. É um livro enriquecedor em vários aspectos. Um livro daqueles que realmente nos faz transcender.
 

2º  Como eu era antes de você


   Sabe aquele seu melhor amigo que não importa quantas vezes vocês se vejam na semana, vão sempre dar um ao outro um abraço apertado? Essa é a minha relação com o livro da Jojo Moyes. Eu sou completamente apaixonada por essa história; pela narrativa; pelos personagens, pelas lições que a autora tentou transmitir; pelos sentimentos humanos ali representados; pelo lugar em que a história se passa e principalmente pela simplicidade elegante com que o romance acontece.
   Pra todas as pessoas que me pedem dicas de Romances eu lembro de citar Como eu era antes de você e não poderia deixar de indicar pra vocês do fundo do meu coração este livro. Apenas leiam!


3º O Destino do Tigre


   O livro mais "lacrador" de todos os livros derivados de séries que eu li este ano. Me pego até sem palavras pra tanto sentimento que este livro me transmitiu. Desde o mais gostoso frio na barriga até o mais terrível medo que me fez roer as unhas. Colleen sabe mesmo como me surpreender.
   Em questão de criatividade também, o quarto volume da série A Maldição do Tigre ganha disparado de todos os outros. É simplesmente apaixonante, fiquei grudada no livro horas a fio sem me cansar ou querer deixar o livro de lado.
   Pra quem está lendo a série eu digo que corra e chegue logo ao quarto livro, pra quem ainda não leu a série eu digo que deve começar agora e pra quem não tem interesse eu digo que não sabe o que está perdendo.

4º As vantagens de ser invisível


   Charlie realmente conquistou muita gente, suas cartas, seus pensamentos e dúvidas sobre a sociedade em que vivia; suas fitas e playlists; suas ações e sua compaixão para aqueles que o cercavam me comoveram demais. Me identifiquei com algumas de suas dúvidas e pensei "será que realmente existem outras pessoas no mundo neste momento que seja parecida comigo?" ou "será mesmo que em algum lugar por aí existe algum Charlie da vida?".
    Seu trauma, seus medos e inseguranças todos os detalhes que o fizeram ser como ele é. Me apaixonei pelo personagem, pelos seus amigos e me diverti demais com a sua família.
   Geralmente eu detesto livros que relembram demais o que aconteceu no passado ao invés de contar o que está acontecendo naquele momento presente. mas aqui o autor soube muito bem usar os fatos passados pra explicar por quê as coisas com Charlie são como são e como cada acontecimento contribuiu pra que ele chegasse onde chegou e se tornasse alguém. É muito psicanalítico esse meu olhar, mas é como o livro acontece. Eu adorei e recomendo.


5º Cidade dos Ossos


   Dei início a série Os Instrumentos Mortais este ano e foi épico, eu diria. Era uma série da qual eu já havia ouvido falar e não despertou meu interesse, depois vi o filme e o interesse não aumentou tanto quanto eu imaginava. Mas a curiosidade sempre fica e quando eu li eu descobri um universo maravilhoso.
   Depois de Harry Potter foi difícil alguma escritora criar um universo paralelo no mundo literário, novos mundos e hábitos, nomes, espécies e lugares diferentes. Mas Cassandra Clare me surpreendeu neste quesito e não (pelo amor de Deus) não quero comparar as duas autoras e suas respectivas séries. Mas Cassandra foi muito criativa e conseguiu criar o seu mundo, que cá entre nós é apaixonante.
   Adorei a quantidade de ação e a dosagem entre aventura e romance, pra não ficar entediado demais ou meloso demais. Também gostei muito dos personagens e de como eles crescem no enredo ao andar da carruagem. Não tem aquela coisa de "três personagens principais" cada um ali é crucial conforme as coisas acontecem e a série deixa de ser (nunca foi aliás) sobre um casal enfrentando perigos. É muito mais que isso, e muito mais do que eu esperava.


   Enfim, essas foram minhas dicas, comentem sobre.

4 comentários:

  1. Ótimas indicações! Eu li Cidade dos Ossos e já tinha interesse quando vi o filme, por isso comprei o livro e já estou no segundo volume, pensando em comprar o terceiro!
    Não tem como não "se apaixonar" pela essa autora que nos prende pela sua história! Outras pessoas que leram o livro também gostaram e é ótimo.
    Fiquei interessada nos outros também! principalmente no terceiro e quarto!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  2. Sabrina, eu já estou indo para o quarto volume de Os Instrumentos Mortais e estou amando, logo você vai poder ver a resenha aqui no blog! A Cassandra é realmente incrível, espero que ela escreva uma nova série ou novo romance com um tema diferente agora...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, realmente são livros maravilhosos, como eu era antes de você,está na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E logo logo vai ter filme em, não perca a oportunidade de ler!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.