BG | 3 Livros que mudaram a minha vida

22 de abril de 2015

   

     Queridos leitores, sinto muito pelo vazio que enlaçou -se ao blog. Tenho postado menos e não é por falta de ideias, mas de concentração apenas. O que vai mudar com o novo planejamento e cronograma que estou fazendo e vou divulgar em breve nas redes sociais do blog. Deixando o blog mais organizado e sempre movimentado com novos conteúdos para vocês.
     Mas hoje eu venho falar de mais uma blogagem coletiva, coisa que eu adoro fazer, do Rotaroots. Um tema simples, porém certeiro. Afinal, que leitor nunca teve sua forma de ver o mundo transformada por algum livro? Eu tive, você teve e muitas outras pessoas também então vou apresentar três livros que mudaram a minha vida e a forma como eu vejo o mundo de modo significativo.

1º Harry Potter

Foto: Arquivo Pessoal

     Harry Potter mudou completamente a minha vida e de muitos outros leitores. Fez parte da minha infância e interminável adolescência com os livros e filmes, mas além de me ensinar valores como determinação; amizade e lealdade a saga teve um marco importantíssimo na minha vida por me fazer ter um gosto sobrenatural pela leitura. Eu já havia lido livros infantis e alguns de auto-ajuda antes de ler a história de Harry, mas a partir do livro "O Prisioneiro de Azkaban" (o terceiro da saga) foi que eu realmente criei o hábito de ler e desde então não parei mais. Resolvi ler outras sagas e outros livros diferentes. Me encantei com a escrita e descobri lugares inimagináveis e incríveis através dos livros. Se há alguém responsável pelo meu vício em ler este alguém é J.K Rowling. Seus livros abriram minha mente para muitos outros escritores e suas histórias. Harry Potter me fisgou ao mundo literário do qual eu não pretendo sair jamais. Fica a dica para quem ainda não se aventurou a conhecer melhor a saga. Leia Harry Potter e não veja apenas os filmes.

2º Como eu era antes de você

Foto: Blog Inspirados
     Se existe algum livro de romance em meio a todos os que eu já li pelo qual eu tenha me apaixonado verdadeiramente é este, da autora Jojo Moyes. Por enquanto o único que eu li da autora, mas que me fez aprender coisas realmente valiosas para a vida de qualquer ser humano. Um romance muito diferente do que a gente costuma ver nos filmes atuais, algo pra lá de emocionante e você pode ver a minha resenha do livro clicando aqui.
     O livro me ensinou lições poderosíssimas como aspirar e desejar mais na vida, ter mais ambições e nunca me acomodar em qualquer situação. Me fez ter o desejo de investir nas coisas que eu gosto, fazer o bem e evoluir não só filosoficamente, mas também profissionalmente dizendo. Além de entender que embora tenhamos um problema enorme na vida, não somos os únicos e reclamar não vai resolver nada. Podemos melhorar, quando der ou viver com aquilo de forma que não nos privemos de companhias e experiências maravilhosas. Paraplégico, sobrevivente de câncer ou com qualquer outro problema, não podemos simplesmente fechar os olhos pro mundo, ignorar aqueles que nos amam e decidir partir. Devemos extrair da vida tudo o que ela nos tem a oferecer, doentes ou não, com problemas ou não. A vida está ai quer você seja saudável ou doente, viva.


3º Quando Nietzsche chorou

Foto: Sebo, meu sebinho


     Assim que eu li já soube que não faria uma resenha de tal livro, apenas dei como dica de leitura aqui no blog, pois a leitura foi tão boa que eu simplesmente não me classifiquei como capaz de fazer tal crítica. Um livro que traz Sigmund Freud; Josef Breuer e Friederich Nietzsche não poderia ser menos do que extraordinário e significou muito pra mim. Me ensinou a ver o mundo realmente de outra forma.
     Vemos questões filosóficas sobre o ser; a solidão; a amizade e até mesmo sobre ter ou não um filho. Sobre a nossa existência e papel na sociedade. O livro diversas vezes me foi indicado por um professor de Psicanálise e por uma grande amiga então eu sabia que, ruim não deveria de ser. Afinal a história se passa as vésperas do nascimento da Psicanálise e os estudos de terapia psicológica, uma vez que, na época, só existia o tratamento para as doenças do corpo, ou seja, a medicina comum. Creio que toda pessoa no mundo que se considere um ser pensante e reflexivo sobre os temas da vida, deva ler este livro em algum momento. Talvez eu releia ele algum dia, daqui alguns anos, quem sabe.

15 comentários:

  1. Livros fazem isso com a gente né? mexe profundamente em nosso ser, tem livros que eu queria esta dentro deles e assistir a história de perto, fiquei curiosa em ler o dois ultimos, H.P. não tenho nem o que cometar, é maravilhoso. Beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ritinha, tem livros que eu ADORARIA estar dentro deles. Seria maravilhoso!

      Excluir
  2. Harry Potter dispensa comentários, né?! Os outros eu não li, mas fiquei bastante curiosa. Coisa boa quando os livros são tão incríveis que passam a ser parte de nós.
    Flor, simplesmente amei seu bloguinho, muito lindo! Estou seguindo você.
    Mil beijos,
    http://depois-do-cafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vic, fico feliz em saber que gostou. Isso aqui é tão aconchegante pra mim quanto meu próprio quarto. É o meu mundinho! Leia os livros que eu citei, são ÓTIMOS.

      Excluir
  3. Hmm, Harry Potter com certeza fez parte de boa parte da minha vida, uma pena eu não conseguir ler o livro porque J.K não me puxa para a história (não me mate por isso haha), acho que um livro que mudou minha vida foi Extraordinário, passei a enxergar pessoas diferentes de mim com outros olhos.
    Beijos.
    www.cubodeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, eu entendo seu ponto de vista. Tenho um primo assim também: ama a saga, mas não consegue se prender nos livros. Realmente, extraordinário é um livro excelente e teve o mesmo efeito sobre mim!

      Excluir
  4. Ai como eu quero ler os dois últimos. Harry Potter por ter visto os filmes nunca me interessei em ler, mas é tão bom quando os livros mexem com a gente. Eu tenho um em particular que mudou muito de mim "Dar de Si" é ótimo. ♥
    Beijão Thai, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, vou procurar esse livro que você disse. Mas tente ler pelo menos "Como eu era antes de você" é o meu romance preferido da vida toda até agora.

      Excluir
  5. Harry Potter <3
    O "como eu era antes de você" eu comecei a ler a bastante tempo, mas nunca terminei , sempre elogiam ele bastante, mas como eu lia em pdf , não conseguia me concentrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, também li ele em pdf (e eu odeio ler em pdf), mas estava muito curiosa e terminei rapidinho. Te aconselho a voltar a ler, procura alguma promoção e compra o livro se puder. A história vale a pena!

      Excluir
  6. Harry Potter também mudou a minha vida, me incentivou a ler. Adorei o post. :)

    ResponderExcluir
  7. Como eu era antes de você é aquele tipo de livro pra chorar horrores, eu amo os livros da Jojo, sem dúvida mudaram minha vida tbm <3
    Agridoce Cereja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, to doida pra ler outros livros dela, mas quase nunca encontro na minha cidade.

      Excluir
  8. Harry <3
    Já li esse livro da Jojo, achei tão tristinho :( nunca consigo enchergar o livro pela perscpectiva da Lou, só pela do Will. E eu também queria muito ter lido Quando Nietzsche chorou, mas minha mãe nunca quis comprar pra mim T.T parece ser tão bom.

    Beijos

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ler é simplesmente maravilhoso, é conhecer mundos e opiniões sem sair do lugar... Fiquei muito interessada pelo último e vou procurar para ler com certeza...
    www.minhanegracor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.