Resenha: Cidade dos Anjos Caídos, Cassandra Clare

27 de maio de 2015


Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Título: Cidade dos Anjos Caídos | Autora: Cassandra Clare | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501092717 | Páginas: 364

    Quem me acompanha sabe que eu sou apaixonada pela série Os Instrumentos Mortais e pela narrativa de Cassandra Clare, por isso eu estava tão ansiosa pra ler este livro. Eu ganhei no natal, mas como fiz a promessa de por em dia todos os livros pendentes da estante demorei um pouco pra chegar em Cidade dos Anjos Caídos. E mal posso esperar para ler o próximo, Cidade das Almas Perdidas. Se você já leu minhas outras resenhas da série continue no post, senão, leia as anteriores clicando aqui.
     Vamos ao que interessa, eu achei a narrativa de Cassie como sempre acolhedora. Ler os livros dela te dá uma sensação de frenesi, você lê até a página cem e não consegue dormir imaginando o que acontece nas outras trezentas. É viciante o fato de que uma coisa interliga na outra e o que parecia não ter sentido se encaixa com o virar das páginas.
      Este livro foi muito gostoso pois não jogou as cartas logo de uma vez, o próprio vilão e seus objetivos são revelados aos poucos, com cautela e no momento certo. Algumas pontas soltas do último livro são esclarecidas e o enredo de aventuras mais uma vez muito bom. Pecando muito pouco e somente nas idas e vindas entre Clary e Jace. Por quê? Já que eles se amam; não conseguem viver um sem o outro; são mais forte juntos, mas toda vez que algum problema aparece a primeira coisa que Jace faz é se afastar dela, ao invés de ser claro e contar o que está havendo pra que eles possam resolver a situação juntos. Essa história de bad boy distante e frio deu certo no primeiro livro, talvez até no segundo, mas agora eles não podem repetir o mesmo plot porque cansa. Fragiliza demais o casal.
    Um ponto fortíssimo no livro é que boa parte é focada em Simon e com isso o personagem evolui drasticamente. Simon não é o melhor amigo bobão que ficou de lado agora que Clary tem um namorado. No quarto livro da série nos aproximamos muito mais de seus pensamentos; sentimentos; desejos e conflitos. Percebemos o quão inteligente, dedicado e leal ele é e o quanto o personagem ainda tem a evoluir. Muito. Bota muito nisso. Amei a ideia de Cassandra explorar mais algum personagem que não seja o casal principal e consegui ver de perto as dificuldades de Simon com sua nova realidade. Muitas pontas soltas também foram esclarecidas neste núcleo.
     Sinto em dizer, mas tenho outro ponto negativo a reclamar: O final. Apesar de o livro ser bem dinâmico, aventurado e com um roteiro maravilhoso eu confesso que o final me decepcionou. Eu esperava mais da vilã (não quero dar spoilers sobre quem é haha), na cenas em que ela aparece eu achei a ação muito fraca e também foi derrotada com muita facilidade. Gente, né? Por favor? Vilão bom é vilão vivo, vaso ruim de quebrar. Maltrata bastante e nos deixa com muita raiva antes de morrer. Apesar de eu ter sentido ódio dela em alguns momentos, acho que a personagem foi pouquíssimo explorada julgando toda sua fama e seu poder. Já as cenas finais me deixaram com o coração completamente partido; desesperada; clamando pra ler o próximo livro.

2 comentários:

  1. Terminei de ler esse semana passada haha Também gostei (apesar de o terceiro ser o melhor até agora)
    Minhas partes preferidas eram os diálogos entre o Simon e o Jace, eu ria muito nessas partes kk
    Também estou bem ansioso pra saber como vai se desenrolar essa treta final

    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Inúmeras pessoas ja me recomendaram essa série e eu sempre enrolo pra ler, minha amiga até quis me emprestar os livros kkk mas agora esse post me animou a começar a ler. Adorei a resenha

    bjos

    www.thundergd.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.