Resenha: A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff

2 de junho de 2015

SinopseDepois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
Título: A Playlist de Hayden | Autora: Michelle Falkoff | Editora: Novo Conceito | ISBN: 8581637043 | Páginas: 288

Livro cedido em parceria com a editora para resenha

    Vocês já devem ter lido minhas primeiras impressões sobre o livro, quando li o livreto que a Editora me enviou (clique aqui). Então já sabem que eu estava muito ansiosa pra ler ele completo e finalmente tive a oportunidade. Mal podia esperar pra compartilhar minha experiência com essa história.
    A busca de Sam em entender os motivos que fizeram Hayden se suicidar também é uma busca por si mesmo e pela amizade dos dois. Ele precisa aprender a lidar com pessoas e situações que ele nunca precisou se preocupar antes.  O fato é que tem sido muito difícil, ele não consegue enxergar pistas na playlist misteriosa deixada pelo seu melhor amigo e também não consegue dormir. E a cada dia que passa as coisas só parecem piorar.
    Minha experiência foi de realmente viajar, como naqueles filmes de sessão da tarde que a gente começa assistir por puro tédio e depois não consegue tirar os olhos da tela. Ele tinha um roteiro interessante e que só melhorou a cada página, me prendeu. A narrativa da autora é sensacional, apesar de eu achar que os problemas de Sam demorou um pouco demais pra se desenrolarem, continuou sendo uma leitura muito gostosa e nada cansativa. Com um linguajar ótimo; referências maravilhosas de jogos; músicas; histórias em quadrinhos e filmes super legais.
    Outra coisa bacana no livro é a atenção que ele chama para assuntos que a sociedade precisa falar sobre, como o bullying; a homofobia e até mesmo o suicídio. Nos faz questionar muitas coisas erradas que fazemos no nosso dia a dia; nos faz dar menos importância pra coisas que só geram estresse e encarar a vida de uma forma totalmente nova e leve. É isso que a leitura foi pra mim, leve e ao mesmo tempo profunda. Vi a autora tratar de assuntos sérios e importantes sem fazer com que eu me sinta deprimida ou sensível demais, encarei a história com um ponto de vista forte e apenas compreensivo.
     Michelle soube trabalhar na evolução de todos os personagens muito bem, atitudes certas e surpreendentes quanto eu tão pouco esperava deles. Principalmente Sam. A evolução dele é incrível e, então, Hayden deixa de ser o personagem principal. A forma como ele aprende a lidar com a culpa; aprende a se socializar e conversar e depois, então, escolhe ficar sozinho porque descobre que é assim que ele se sente bem ao meu ver foram escolhas muito adultas. Ele estava sendo o que ele era, mas com uma mente mais madura, ele sabia que não precisava ser amigo do colégio todo ou substituir Hayden, ele não precisava ter companhia se não quisesse e ainda sim não seria solitário, mas sozinho por opção. Neste quesito me identifiquei muito com o personagem.
     Como eu disse, o único ponto negativo realmente foi o fato de algumas coisas demorarem para serem desvendadas, muitos mistérios desnecessários em alguns capítulos. Somente. Fora isso o livro é espetacular e eu altamente recomendo.

15 comentários:

  1. Gente esse livro está nos meus desejados e a cada resenha nova que leio a vontade de ler só aumenta.
    Na sua resenha gostei de ver que o livro tem várias referencias da cultura pop =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, você não vai se arrepender, o livro promete. Deveria virar filme!

      Excluir
  2. que livro fofo cheio de mensagens ownt <3 deu muita vontade de ler e com essa resenha já da vontade de sair correndo comprar uahsuahsuash

    Caah Ribs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu li em dois dias e me apaixonei. Mal senti o tempo passar.

      Excluir
  3. Ai Meu Deus que resenha perfeita! Necessito deste livro!
    http://livrosmaslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. De tanto ouvir falar nesse livro fico cada ver com mais vontade de ler. Parece incrivél.
    Ah! Otima resenha, e otimas fotos tbm.

    http://sammygoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que livro incrível!
    Também recebi os primeiros capítulos, mas acabei não lendo.
    Sua resenha ficou ótima,tô morrendo de vontade de ler o livro. *-*
    Beijos!

    Blog Flores na Cabeça
    Paixão por Sorteios

    ResponderExcluir
  6. Esse livro ♥ estou querendo muito! haha

    ResponderExcluir
  7. Parece maravilhoso, odeio ler resenha de livros porque sempre quero comprar e meu carrinho na saraiva já ta cheio ): agora minha meta é: só comprar um livro novo, quando eu terminar de ler o ultimo que comprei hahaha
    Parece ser maravilhoso, me lembrou um pouco de "quem é você alaska?" que bem no finalzinho eles tentam descobrir se ela se matou ou não. Agora eu preciso ler esse livro ):
    http://www.blogrobotomia.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante porque amo a temática do suicidio (coisa de psicóloga), tá na minha lista.

    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já vi várias resenhas maravilhosas sobre o livro, mas ainda não tenho a mínima vontade de ler... Acredito que ser de um gênero que não curto influencia muito. Já pensei diversas vezes em dar uma chance, mais por curiosidade mesmo, para ver o que acho, mas sempre acabo numa eterna discussão comigo mesma e acabo lendo outro! rsrsrs
    Parabéns pela resenha, está ótima.
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uma das coisas que mais me chamavam a atenção nesse livro eram as músicas, que eu acabei vendo a playlist. Não costumo ler livros desse gênero, mas esse parece ser um pouco diferente e incrivelmente me chamou atenção. Depois da sua resenha talvez eu dê uma chance.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li, mas tenho uma grande curiosidade... sempre que leio uma resenha parece que estou lendo a resenha dos 13 porques rs..
    Por isso preciso ler ele logo =P
    Amei as fotos

    ResponderExcluir
  12. Assim que li a sinopse lembrei do livro Os 13 Porquês...
    Amo livros que retratam assuntos polêmicos como suicídio, etc. Fiquei bem curiosa para ler.
    Adoro seu blog Thai. <3


    http://moradaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acabei de ler este livro é achei muito bom, mas acabei criando muita expectativa e por fim acabei me decepcionando em alguns aspectos. Mas de modo geral vale a pena a leitura.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.