Dica de filme: Marie Antoinette

5 de agosto de 2015

    Hoje eu vim falar sobre o quão deliciosa pode ser a experiência de estar apenas trocando de canal e, de repente, se deparar com um filme interessante e surpreendente. Semana passada, em um momento de tédio intenso eu, trocando de canal, encontrei um filme começando. Os letreiros cor de rosa me chamaram a atenção e logo fisguei os olhos na TV pra saber do que se tratava. E cá estou.
    Marie Antoinette ou Maria Antonietta é um filme de 2006 dirigido por Sofia Coppola e começa com a princesa austríaca interpretada por Kirsten Dunst sendo enviada a França quando ainda adolescente para se casar com Luís XVI como parte de uma aliança entre os países. Já na corte de Vesalhes ela é obrigada a lidar com uma nova realidade sozinha, sem suas damas de companhia ou até mesmo seu cachorro; ouvir fofocas alheias sobre como ela parece uma criança fraca e ingênua; se portar diante de disputas familiares e tudo isso enquanto se adepta a rígidas regras de etiqueta.
    O filme que foi baseado em um livro biográfico traz a nós uma versão mais humana da então Rainha da França, mostrando um pouco de suas dificuldades no casamento e o momento em que ela descobre válvulas de escape e cria um universo paralelo pra si só onde pode aproveitar sua adolescência.

    O filme é muito cativante e bonito, com um figurino e cenário pra lá de encantadores. Nos faz sentir na antiga França diante de tantos vestidos maravilhosos. Os atores foram muito bem caracterizados e interpretaram perfeitamente seus papéis, eu que me decepcionei um tanto com Kirsten em Homem Aranha 3 adorei a atriz na pele de Marie. Além de que podemos contar com o belíssimo Jamie Dornan no elenco interpretando Conde Fersen, que foi um dos pontos altos do filme.
    Talvez enriquecesse mais a trama se houvesse mais sotaque, violinos e características presentes nos filmes de época britânicos, porém gostei da coragem de Sofia dar seu traço e característica americana em um filme com permissão para ser gravado no próprio Palácio de Versalhes.
    O final não é feliz, levando em conta o começo da Revolução Francesa e muitas perdas na família Real durante a época, mas é um filme que vale muito a pena conferir e rende um entretenimento muito bom. Não desgrudei os olhos da tela por sequer um só minuto. Adorei o filme em vários aspectos e fiquei surpresa com a quantidade de críticas negativas que o mesmo teve. Talvez se eu as tivesse lido antes, não teria visto ao filme, mas fiz o contrário e não me arrependo. Tudo é muito original e com uma visão muito mais divertida da história da Rainha, afinal, qual seria o sentido de produzir um filme contando uma história que todos já conhecem sem inserir suas próprias peculiaridades e detalhes?

11 comentários:

  1. Sempre passo por esse filme, mas até hoje não parei pra assistir. Vou ver se procuro pra poder assistir finalmente, depois da sua dica!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é lindo demais, a fotografia dele é incrível <3

    ResponderExcluir
  3. Quando assisti esse filme, lembro que fiquei com uma impressão não muito boa dele. Achei monótono, com várias cenas que não precisariam ser tão longas. Agora, hoje acho que assistiria de novo, pois também reuni lembranças positivas dele. O figurino é realmente impressionante, assim como a interpretação dos atores. Achei bem legal a maneira como você descreveu o filme ;)
    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, acontece comigo às vezes. Vejo um filme e não gosto tanto, mas numa segunda oportunidade eu adoro. Questões de percepção, sabia? Assiste de novo mulher!

      Excluir
  4. Eu também estava nessa de zapear pelos canais e parei em Maria Antonieta, só que já estava quase no final. Não me perdoo por nunca ter visto esse filme, sendo essa louca por filmes e livros de época que sou, mas assim que tiver um tempinho sobrando vou corrigir isso.
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecí, nem eu te perdoo cara, sinceramente. Hahahah, vai lá agora ver!

      Excluir
  5. Oi, THAÍSAAA <3
    Minha nossa, eu sou desses que mudo de canal e quando passa um filme começo a assistir (até novela mexicana u.u HUAHAUAHUAA), eu não conhecia essa adaptação, acredita? Porém, pelos seus comentários, parece ser um enredo bem bacana e o que mais me encanta em filmes é o cenário, já tenho certeza que irei assistir <3

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, você por aqui! Adoro suas visitas!
      Espero que goste do filme, vai adorar o cenário.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.