Entrevista com a autora Tatiane Rodrigues de "Prospecto"

16 de outubro de 2015
    Oi gente, o post de hoje é bem diferente e divertido. Conheci recentemente a autora Tatiane Rodrigues que, coincidentemente, é da mesma cidade que eu: Marília. Não poderia perder a oportunidade de entrevistá-la não é mesmo? Afinal, a garota de apenas dezesseis anos acabou de entrar para o time da Editora Arwen e irá publicar seu livro Prospecto. Seu tão sonhado sonho de publicar um livro, após anos escrevendo fanfics será realizado e o Leitura das Cinco irá fazer parte dessa grande história. Mas antes de lermos o que a Tati tem a dizer, vamos conhecer melhor a autora?

Com dezesseis anos e cursando o segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública, Tatiane Rodrigues descobriu logo cedo o gosto pela escrita. Desde criança, anunciava com entusiasmo para quem quisesse ouvir que seria escritora, e mesmo que ninguém a ouvisse continuou acreditando em seu sonho. Habitante de Marília, uma cidade do interior de São Paulo, é Bookaholic assumida, chocólatra e apaixonada pela literatura fantástica e por ficções. Encontrou refúgio em Harry Potter e Percy Jackson, e até hoje, sonha em receber sua carta de Hogwarts e encontrar seu sátiro.

Sinopse do livro: Apaixonada por livros e estórias, Daiane Campbell sempre se considerou uma adolescente comum. Anseia em ser escritora e encantar a todos com suas palavras, mas em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que carregam nas costas a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Porém, quando Michael Jones, um ex-Guardião, ameaça à estrutura desse novo mundo, a garota terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou a vida real. Deixando as ficções de lado e enfrentando uma guerra da qual jamais quis participar, amores e contradições virão à tona, e o impossível se torna a única chance de salvar a todos.

1 – Nós sabemos que você começou a escrever através das Fanfictions, mas quando foi que você sentiu que era a hora de partir para algo mais sério como um livro?  O que te levou a querer ser escritora?


     Na verdade, desde pequena eu anunciava para todo mundo que queria ser escritora, mesmo que nem soubesse ao certo como começar um livro. Mas como todos acabaram levando o sonho como “coisa de criança”, por muitos anos, deixei-o engavetado.  Foi quando conheci as Fanfics que esse mundo voltou à tona, e com força total. Os livros se tornaram meu refúgio, e J.K Rowling e Rick Riordan, meu alicerce. Eu ansiava em encantar pessoas através de minhas estórias, transmitindo lições e fazendo a diferença. Os incentivos dos leitores me motivaram a partir para algo mais sério, e resolvi deixar as estórias de Harry Potter e Percy Jackson para embarcar em um mundo só meu.

2 – Quem são as suas maiores influências na hora de escrever?

    Como potterhead assumida, admito que J.K. Rowling é uma grande inspiração nas horas em que me dedico a escrever. Ela me motivou muito a não desistir, não somente pelo fato de ser recusada por diversas editoras, mas por ser incrivelmente batalhadora. Sua história foi e ainda é um grande exemplo.

3 – Publicar o seu livro era o seu maior sonho, agora como você se sente sabendo que Prospecto irá ser publicado pela Editora Arwen?

    Parece que estou vivendo em um sonho. Quando deito a cabeça no travesseiro, toda noite, penso “Meu Deus, isso é mesmo real?”. É maravilhoso ver que anos de trabalho e luta enfim, valerão a pena.  Esses dias mesmo, eu estava passando com a minha mãe na rua, e ela falou “Filha, lembra quando nós andamos essa avenida inteira em busca de patrocínio? E todos te disseram não. Olha só agora!”. E nós sorrimos. Quando contei para minha tia mesmo, ela começou a chorar ao telefone. Sempre fui de uma família muito humilde, onde a maioria das pessoas era analfabeta e ela não sabia nem assinar o nome. Então, ela disse que eu era uma vitoriosa, e entre soluços, falou que sempre acreditou em mim. É uma sensação totalmente inexplicável.

4 – Você fez uma campanha que com muito trabalho teve muito sucesso também. Mas por quê você escolheu a Editora Arwen?

    Além de fazer um trabalho maravilhoso, a Editora Arwen tem um lema muito bonito. Ela dá raízes aos nossos sonhos. Não é perfeito? Quando encontrei o site da editora e a página do Facebook, tratei de conhecer seus autores, livros e não descobri apenas uma Casa Editorial, mas sim, uma família. A Arwen é exatamente isso: uma família, unida e pronta para iluminar. Sou imensamente grata por ter sido abençoada por essa luz.

5 – Em algum momento a escrita de Prospecto e o projeto do livro afetou sua vida escolar? Como foi a experiência de escrever sendo tão nova e estando no Ensino Médio?

    Mesmo que a escrita do livro em si não tenha afetado minha vida escolar (pelo menos, não em um sentido ruim), é complicado escrever em épocas de provas e trabalhos. Sempre separo um tempo para os livros e a trilogia, porém, em um ritmo menor nesses períodos.  Além de estudar de manhã, também faço muitos cursos a tarde, e só sobra à noite para revisar a matéria para o vestibular e escrever. Tenho que conciliar tudo, e claro, uso e abuso dos fins de semana (risos).

6 – Como você espera que o público receba a sua obra?

    Mesmo antes do lançamento, o público tem me recebido maravilhosamente bem. Assim que foi divulgado que Prospecto seria Editora Arwen, muitos leitores me adicionaram e pediram para conhecer mais sobre a obra. Eles têm sido carinhosos e me apoiado muito. Imagine minha felicidade ao receber mensagens me parabenizando pelo Dia Mundial do Escritor! Até em minha cidade, muita gente tem me parado no ônibus, dizendo reconhecer-me pelo Facebook. Tem sido surreal, e espero que esse carinho só aumente.

7 – Se não houvesse o apoio dos seus familiares, amigos e até mesmo os leitores das suas fanfics, acha que teria desistido de escrever em algum momento?

    Não sei o que faria sem o apoio deles. Mesmo com todo o incentivo, havia muitos momentos em que desanimava. Eu começava a chorar e falava que não iria dar certo. Porém, não sei se teria desistido. Desistir é uma palavra muito forte para mim. Talvez, como fiz há alguns anos, eu teria engavetado o sonho e o deixado de lado. Ser escritora é uma grande parte de mim, e não posso deixar isso de lado. As personagens gritam em minha mente, para serem ouvidas e terem suas histórias contadas.

8 – O que você diria para as pessoas que estão lendo isso agora e que sonham em também serem escritoras?

    Não desistam. Essa é uma carreira difícil, e eu via isso todos os dias quando corria atrás de patrocinadores ou de editoras. Cheguei a vender balas e chicletes pela cidade, fiz rifas – rifei minha bicicleta e quase todas as coisas de valor que eu tinha – tudo para publicar Prospecto. Eu deitava a cabeça no travesseiro, toda noite, e pensava “isso não vai dar certo. Eu só estou me frustrando” e pensava em desistir. Já teve momentos em que eu quase apertei o Delete do computador, pronta para excluir o livro inteiro. Mas, o que eu digo para você é: não desista. Eu estava totalmente sem luz, e a Arwen apareceu e me salvou. Ela foi minha luz no fim do túnel, e eu choro só de pensar nas pessoas maravilhosas dessa Editora. Então, insista, persista, lute. Há uma luz no fim do túnel para você também. 
    Gente, quem quiser entrar em contato com a Tati clique aqui para ir ao perfil dela e NÃO PERCAM o lançamento de Prospecto ok? 

40 comentários:

  1. tati, não te conheço , só apenas pela rede social . mas eu acredito em você , meus parabéns , como vocé havia dito acima .nunca desistir dos nossos sonhos , vi isso como motivação para os meus ,acredito que sera uma escritora conhecida pelo mundo a fora .sucessos garota te desejo muitas felicidades do fundo do meu coração ,que essa nova etapa de sua vida seja um caminha lindo com cronicas maravilhosas .abraços .Rodolpho vieira ,

    ResponderExcluir
  2. Legal conhecer a autor, não sabia da existência do livro dela e vou aguardar por resenhas. Fico feliz que ela não desista do sonho de ser autora, realmente muito difícil. ela está construindo uma história bonita e desejo sucesso a ela <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian o livro vai ser lançado ano que vem, espero que você leia.

      Excluir
  3. Poxa, muito sucesso pra ela. Tão novinha e já destemida, com garra e dedicação. :D Espero que o livro dela seja incrível, e que legal a Arwen ter apostado no talento dela...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Acho muito legal quando temos a oportunidade de conhecer e conversar com os autores. É uma espécie de incentivo para eles também. Muito sucesso!
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um incentivo enorme. Tô adorando fazer parte disso.

      Excluir
  5. Oie, é sempre bom ver escritores tão novos entrando nesse mundo tão lindo. Desejo sucesso para ela! Conhecia muito pouco sobre o livro e estou ansiosa para esse lançamento.

    Beijos, Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia a autora nem o livro dela, mas gostei bastante da entrevista!
    Que novinha ela, né? Novinha e talentosa! Desejo muito sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver, uma geração muito criativa está vindo por aí.

      Excluir
  7. Cada vez mais os autores estão se lançando cada vez mais cedo e que bom poder ver o talento florescer.
    Eu não conhecia essa autora.. Desejo muito sucesso pra ela.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, ela ainda não foi lançada, mas você vai ouvir muito falar!

      Excluir
  8. Ah, que fofura a Tatiane! Super querida com as respostas, senti muita simpatia por ela. Espero que a publicação do primeiro livro seja um sucesso e que muitos leitores se encantem com a escrita. Vou aguardar resenhas do lançamento. :)

    ResponderExcluir
  9. Desejo sucesso para Tatiane! Fico tão feliz em ver jovens sendo publicados pelas editoras. O legal é que todos lutam muito para que seus trabalhos/livros não fique só nos sonhos.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, ela tá batalhando muito, creio que vai fazer muito sucesso ainda!

      Excluir
  10. ela tão novinha e já na batalha atrás do que gosta *o* que inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né? Quem me dera servir de exemplo como ela desde tão nova.

      Excluir
  11. Parabéns Tatiane Rodrigues!! Muito sucesso!!
    Adoreia a entrevista e fiquei feliz de conhecer a autora e o livro.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  12. Que entrevista bacana! Ela é um exemplo que nossa juventude está caminhando para um lado literário mais forte.
    Quero ler o livro dela, a menina conseguiu uma editora ótima para publicar!
    Parabéns.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima editora mesmo, me sinto orgulhosa dessa geração de leitores e escritores incríveis!

      Excluir
  13. Oiii, que coisa mais fofa essa menina, quem dera eu escrever um livro hahaha mesmo estando já com 19 anos, quem sabe um dia não é?
    Mas, eu desejo muito sucesso para ela e quero acompanhar o lançamento de seu livro!
    Beijão

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que incríveeeeel ter um livro publicado com tão pouca idade! Parabéns à autora por ter ingressado na Arwen! :D Desejo sucesso a ela. Achei a entrevista muito fofa, porque a autora é empolgada (rs). Fiquei curiosa com seu livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Tha!
    Essa foi a autora com a qual eu mais me identifiquei, pois eu consigo ver um pouco de mim nela. Eu também sonho em conseguir publicar uma história um dia, e sei que por ser muito novo isso acaba dificultando ainda mais esse objetivo, mas se ela conseguiu quem sabe eu não consiga, não é?
    Já estou super ansioso para conhecer seu trabalho, que eu acredito que irá me agradar bastante.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, assim que eu tiver mais novidades sobre o livro dela te conto!

      Excluir
  16. Nossa ela começou a escrever muito cedo e eu acho muito legal isso
    Fiquei muito curiosa para conhecer a obra dela pois me lembra muito um outro livro que já li, acho então que iria gostar
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, to muito ansiosa pra ler a obra completa também!

      Excluir
  17. Oi, Thaísa!
    Como é bom conhecermos pessoalmente um escritor, não é mesmo?
    Gostei muito da entrevista, pois conhecemos mais sobre a vida e obra de Tatiane Rodrigues.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia essa autora ainda, mas foi uma ótima oportunidade pra conhecer mais do trabalho da autora e com certeza vou dar uma chance pra esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a utora, mas vou manter um olho nela. Essa pessoas que começam cedo... ai ai invejinha.

    ResponderExcluir
  20. Que bacana a autora tão novinha e já conseguindo publicar! Fico bem contente em ver que as editoras estão, finalmente, abrindo as portas para os estreantes nacionais! Achei-a bem madura e as respostas bem coerentes. Ficarei no aguardo das resenhas da obra, quando for lançada! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, a Arwen está sendo maravilhosa pra muitos escritores!

      Excluir
  21. Oi! Tudo bem?

    Meu deus, muito novinha ela! Fico feliz que ela esteja realizando um sonho tão cedo. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela =) A J.K Rowling é realmente inspiradora, né?! E com certeza o lema da editora é muito lindo *O* Todo sucesso do mundo, Tati!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  22. OI!
    Não conhecia ainda essa autora, mas gostei bastante dela, e fiquei muito curiosa pra ler suas obras ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.