Resenha: Insurgente de Veronica Roth

18 de outubro de 2015

    Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Recomendo que leiam antes a minha resenha de Divergente, o primeiro livro da trilogia de Veronica Roth, clicando aqui neste link.

Título: Insurgente | Autora: Veronica Roth | Editora: Rocco | ISBN: 9788579801556 | Páginas: 511
Onde comprar: Submarino |  Livraria Cultura | Americanas 

    Em Insurgente, Tris tem de lidar com com situações ainda mais desafiadoras que no primeiro volume da trilogia. Ela deixa de ser apenas uma menina baixinha, magricela para ser uma mulher persistente e corajosa que pode até ser vista como uma possível líder do que restou de sua facção acima do sangue. Mas em alguns momentos Beatrice peca se deixando transbordar por sentimentos como culpa, mas ainda sim a personagem evoluiu significativamente e se sobressaiu até mesmo entre os Divergentes. Ela é única, de uma percepção inigualável. 
    Quatro, no entanto, é um personagem que - pelo menos para mim - continua no mesmo patamar. Ele não evoluiu tanto quanto eu esperava, deixou a aparência de um líder forte e impenetrável para um romântico incorrigível com um ponto fraco exposto. Porém, ao contrário de muitos leitores, o romance dos dois não me pareceu como um ponto desanimador do livro. Afinal, Tris não se deixou levar apenas pelo que ela sentia por Quatro, ou Tobias, mas foi em direção do que achava certo.     
    "Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva."
     Nós vamos entender aqui que a política entre as facções é algo muito mais complexo e interessante que imaginamos, há muito mais coisas nas entrelinhas que prometem uma conclusão épica para a trilogia. Que, por mim, poderia facilmente se estender em uma série por ser tão brilhante.
    O livro é recheado com muita ação, até mais que em Divergente eu diria. A autora conseguiu criar situações de nos tirar o fôlego, porém agora não se trata mais de uma questão de integração a uma das cinco facções em que a cidade é dividida. O objetivo de cada uma das cinco; as formas de sobrevivência; os costumes e os conflitos são bem mais reais e a tensão é muito grande.
    Se antes eu me questionava sobre a função das facções e por quê elas foram criadas, agora a dúvida é bem maior já que Veronica solta no livro algumas pontas misteriosas sobre como tudo começou, sobre o papel dos divergentes e um possível rumo para Convergente (que eu espero ler em breve).
    Gostei muito do livro todo e principalmente do final, não me decepcionei como alguns dos leitores e portanto não me sinto receosa de começar o próximo livro, exceto é claro, pelo fato de que é o último e eu não quero que acabe. Até aqui me sinto satisfeita com a trilogia e apaixonada pelo gênero distópico, que está se tornando aos poucos um dos meus favoritos.
     A capa do livro, preciso comentar, é maravilhosa e a diagramação é idêntica a do primeiro livro, ou seja, muito boa. Apesar de conter mais de 500 páginas é um livro gostoso de ler, onde a estória flui facilmente e sem muitas voltas no enredo. A escrita da autora é de fácil entendimento e até simples, mas inteligente e surpreendente ao mesmo tempo, não tenho mesmo do que reclamar. Um beijo e até a próxima!

Se você também já leu o livro, ou quer ler, deixe um comentário e vamos discutir sobre :)

44 comentários:

  1. Eu quero esses livros, vi os filmes e fiquei apaixonada. Como livro é sempre mais detalhado e melhor, estou super curiosa. Boa resenha Thaísa ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, primeiro, muito obrigada. Espero que leia e goste bastante também. Quando ler me avisa de qual facção você é ok?

      Excluir
  2. Eu ainda não li essa trilogia, só vi os filmes. Mas ainda quero conferir, pois sempre vejo críticas positivas. Claro, tem sempre aqueles que não gostam. Mas isso é super normal. Sua resenha ficou incrível. Você falando das facções e eu lembrei logo da guerra na Síria. Por lá existem várias facções, além do governo. O torna difícil da gente entender a política local.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, muito obrigada. Acho o gênero distópico interessante por isso: nas entrelinhas, ele cria algo parecido com uma política ou situação real. E encontra uma possível solução, por mais que fictícia.

      Excluir
  3. Eu li esse livro e assim como você fiquei muito satisfeita com a leitura. Quero ler a continuação, mas estou meio desanimada por alguns spoilers que me contaram. Mas espero aproveitar a leitura como a desse livro.
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sei de alguns spoilers que me deixaram aflita, mas não desanimada. Não. Quero muito concluir a trilogia.

      Excluir
  4. Olá!
    Eu quero muito ler os livros, mas ainda não tive oportunidade. Já assisti os filmes e adorei, espero ler os livros ainda esse ano e gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, leia sim, ano que vem sai o próximo filme.

      Excluir
  5. gosto quando o livro traz noções políticas complexas, já tinha visto resenha sobre o livro, mas a sua foi a primeira que chamou minha atenção dada a maneira como apresentou a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, fico feliz que eu tenha conseguido expressar essa parte da obra. Que é muito importante e característica do gênero, espero que leia um dia.

      Excluir
  6. Eiii
    Eu já tinha desistido de ler essa trilogia, tenho sério problema com livros que viram febre e ficam mais famosos por causa dos filmes. Na verdade estou detestando essa onda de livros que são lançados junto com os filmes. Sua resenha despertou uma vontade imensa de ler o livro, não lembro de ter lido em outras resenhas sobre essa parte política que pra mim é muito interessante. Acho que posso mudar de ideia ;)

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, eu te entendo. Mas gosto muito de ter os filmes ou séries baseados em livros, é uma forma de ver meus personagens favoritos em ação sabe? Como um sonho se tornando real, logico que nunca é como eu espero, mas acho que a fama é só um efeito colateral. Muita coisa ruim faz sucesso, mas nem por isso tudo que faz sucesso é ruim. Dê uma chance.

      Excluir
  7. Oi Thaísa, tudo bem?
    Ainda não li ou vi os livros dessa saga, mas tenho bastante curiosidade já que parecem ótimos!
    Que bom que Insurgente tenha sido cheio de ação e até mais do que em divergente!
    Espero que goste do próximo livro e espero em breve começar essas leituras.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara, pois comece e me conte. Espero que goste!

      Excluir
  8. oie thai o/
    dessas séries atuais e famosas divergente é uma das poucas que tenho vontade de ler os livro, eles me despertam muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu vou ser sincero que depois que eu vejo o filme, dificilmente eu me interesso pelo livro. Eu só tive essa curiosidade com Crepusculo, pois eu vi o Primeiro filme e depois Lua Nova e eu fiquei doido para saber como continuaria a história então eu consegui ler toda a saga. Otima resenha, bem explicadinho, beijurso.

    Dois Ursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li o primeiro, já tinham os dois primeiros filmes. Mas eu só assisti depois de ler cada livro, acho que mais pessoas deveriam fazer isso.

      Excluir
  10. Eu mega quero a trilogia divergente "tem muitas que quero"! Curti muitos os dois primeiro filmes e quero conferir com meu próprios olhos os livros.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, você não vai se arrepender. É uma trilogia fantástica e muito bem escrita.

      Excluir
  11. Oi Thaísa, parabéns pela sua resenha, adorei! Mas infelizmente essa série é uma que nunca chamou minha atenção, apesar de todos os comentários positivos que vejo por aí, mas eu não gosto muito de distopias, por isso o desinteresse. Mas quem sabe um dia posso dar uma chance aos livros.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin, eu tinha receio com distopias também até eu ler alguma. Você já leu alguma antes? É bem mais interessante que parece.

      Excluir
  12. Essa pessoa aqui em dia com os filmes, mas em falta com a leitura rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai ai em, tenta ler pelo menos gata. Você vai gostar!

      Excluir
  13. Oi, Thaísa! Tudo bem?

    Eu assisti todos os filmes que foram lançados, mas não li os livros. E nem tenho vontade... Sei lá, a trama não me atrai. A Tris me parece uma personagem MUITO irritante, eu não saberia lidar com ela, rsrs..
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, ela não é tão irritante quanto parece. Ela tem os valores e princípios dela e procura agir sempre nessa direção, e não em direção de um romance entende? Mas respeito seu ponto de vista, é claro.

      Excluir
  14. Olá Thaísa, eu quero ler essa trilogia desde que vi o primeiro filme, pelos seus comentários e outros que li ela parece estar bem legal e bem escrita *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei esse livro, especialmente sobre a relação humana contida nele, a dúvida entre salvar a comunidade ou salvar o mundo. Mas Gostaria de ter tido a possibilidade de ler em alguns trechos o ponto de vista de Quatro (algumas vezes não entendia o porquê de suas decisões que não tinham nada a ver com a sua personalidade), da motivação de Caleb, Christina e especialmente de Peter. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, eu também gostaria de ter visto mais o lado do Quatro. Mas sei que verei isso em Convergente, então, estou ansiosa pra ler.

      Excluir
  16. oii segue la meu blog?
    http://aminhadocerealidade.blogspot.com.br/
    eu ainda estou no comecinho mas seria de grande ajuda se você seguisse ele
    claro não posso comentar só para divulgar meu blog e ser spam
    eu amo a triologia insurgente só que só li o primeiro livro e estou super ansiosa para ler o segundo
    amei o resumo e sua opinião foi muito clara.
    beijos leh :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, pra mim é spam de qualquer jeito. Acho indelicado pedir pra alguém seguir seu blog, poderia ter deixado só o link pra eu visitar. Além disso, a trilogia se chama DIVERGENTE, tem certeza que leu o livro E o post?

      Excluir
  17. Tenho que começar a ler a trilogia mas como já viu os dois filmes fico empurrando para ler ele depois...mas depois da sua resenha tenho que por ele de volta no topo da lista!!!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/2015/10/diy-toalha-frozen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, você não vai se arrepender eu juro. A Tris é uma personagem maravilhosa, guerreira, corajosa pela qual eu me apaixonei, você também vai que eu sei.

      Excluir
  18. OI THA!!!!
    Nossa é tão bom encontrar alguém que pense da mesma forma que eu em relação a este livro. São poucas as pessoas que adoraram esse livro igual a nós, o que me deixa bem confuso e as vezes revoltado, pois ao meu ver esse livro conseguiu ser melhor que Divergente em basicamente tudo.
    Fico feliz que esteja gostando cada vez mais do meu gênero favorito. Se precisar de algumas indicações é só pedir.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, vou precisar de indicações sim PODE MANDAR JÁ ok? Também concordo que o segundo livro foi melhor que o primeiro em quase tudo!

      Excluir
  19. Oi Thaísa!!!
    Eu simplesmente amei esse livro! Essa é a melhor série de Distopia, depois de Jogos Vorazes é claro. Também acho que o segundo é melhor do que o primeiro.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, ainda não li Jogos Vorazes, não sei o que estou esperando também.

      Excluir
  20. Eu só li até Insurgente e estava com muitas perguntas não respondidas sobre o universo que a autora criou, mas aí quando o terceiro livro da série saiu e eu li os spoilers dei uma desanimada geral. Não li o último. Mas quem sabe um dia?

    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, acho que é válido ler pra ter a SUA opinião sobre tudo, mesmo que já saiba spoilers.

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Todo mundo fala sobre essa trilogia, mas confesso que livros muuuito comentados quase nunca chamam a minha atenção e essa trilogia é uma história que eu não fico muito animada para conhecer, sabe? Até parece ser bacana, mas sei lá, não é algo que eu quero ler no momento, talvez em um outro, quem sabe, né?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!!
    Já li a série toda e realmente os livros são maravilhosos, a autora soube explorar muitissimo bem o mundo que criou só pecou (e muito) em convergente.
    Estou curiosa pela sua resenha do próximo livro haha.
    Beijos!!
    ;**

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Os comentários sobre o último livro dessa série sempre são contraditórios e tenho minhas dúvidas. Bom, ainda não li a série, apesar de amar as distopias, mas espero ler em breve. Adoro essa capa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Já li a trilogia e vou dizer que é a melhor distopia que já li <3
    O final é espetacular e eu adoro o livro Insurgente <3 Uma pena os filmes não serem fiéis aos livros :/
    Amei sua resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.