5 coisas que eu aprendi com os clássicos da Disney

24 de novembro de 2015
    Oi gente linda, tudo bom? Hoje o post tá meio flashback, meio nostálgico e eu vou fazer vocês lembrarem dos filmes mais lindos da Disney. A blogagem coletiva do Blogueiros Geeks este mês propôs que a gente contasse um pouco das lições que aprendemos com os filmes, aliás, nossa geração passou por uma fase onde só prestávamos atenção aos filmes de desenho e a mensagem que eles transmitiam e tapávamos os ouvidos para os nossos pais.
    Mas depois de crescer um pouco você percebe que muitas coisas nos desenhos animados, principalmente nos clássicos, só passam a fazer total sentido quando se é adulto. Tá me achando maluca? Dá uma olhada no que eu aprendi.

1 - Nunca aceite absolutamente nada de estranhos: principalmente as maçãs!
    Lembra da sua mãe te dizendo pra não falar e não aceitar nada de estranhos? Se for um fã da Disney eu tenho certeza que você só entendeu a importância deste pedido ao ver este filme. O medo de pegar alguma doce de estranhos foi maior que a sua vontade muitas vezes porque você achou que poderia passar mal, ou desconfiou que algo estava errado. Bem, eu tenho este medo até hoje quando me oferecem bebidas ou coisas do tipo então acho que aprendi a lição muito bem com o filme. Minha mamãe agradece.

2 - Julgar um livro pela capa pode e vai te surpreender.
   A maioria das garotas aprenderam na infância, assistindo Barbie ou filmes parecidos, a sonhar com o príncipe encantado. Com a altura certa; os cabelos lisos; os olhos claros e com uma educação vinda da realeza. Levamos muito tempo para tirarmos isto de nossas mentes quando a lição vinha lá de trás, de 1991. Quando Bela aprende que por trás de um homem incomum, com um porte físico diferente; com olhos e lábios nada encantadores existia uma pessoa verdadeiramente boa e dócil, o que ela realmente precisava para ser feliz. Então os príncipes encantados existem sim, mas não são perfeitos e muitas vezes não se parecem com modelos da Calvin Klein, o que realmente importa vai muito além da aparência. 

3 -  Não se esqueça jamais de quem você é e de onde você veio.
    Agora eu vou te contar uma coisa que você provavelmente não deu atenção ao assistir O Rei Leão. Porque se você chegou até aqui e passou todos os anos acreditando que a lição deste filme é Hakuna Matata eu vos convido a sentar e assistir novamente este clássico. Pois apesar de ser uma mensagem maravilhosa a canção que nos pede para esquecer os nossos problemas, ela não é o foco do filme, apenas se destacou muito mais (como em Meu malvado favorito, o foco era o Gru e as meninas, mas quem se destacou? Isso mesmo, os Minions) Enfim, a mensagem aqui vem do momento em que Mufasa aparece para Simba e diz "Não se esqueça de quem você é" e o motiva a voltar para o seu reino, tomar o trono que lhe é de direito; restabelecer a ordem da cadeia alimentar e além disso concertar os seus erros, fazer o que é certo e resolver os problemas, ao invés de esquecê-los e fugir deles.

4 - Cantar realmente espanta todos os males.
    Todas as vezes em que as princesas se encontram em apuros elas cantam junto dos animais queridos e lindos, o que se assemelha muito a nós, que recorremos as nossas playlists de cada dia quando estamos sofrendo os males da bad. Mas o fato é que cantar realmente ajuda a extravasar os sentimentos e nos faz pensar com maior clareza para enfrentar os problemas. Então já sabe, assim que estiver mal por alguma coisa, faça sua performance. Pegue o seu cachorro; gato; hamster ou qualquer que seja o seu bichinho de estimação e faça ir embora as energias negativas. Funciona mesmo!

5 - Lute como uma garota!
    O que dizer de uma garota que foge dos estereótipos femininos e da ideia de que tem que aprender a se comportar para agradar um homem, foge do princípio de que ela só é importante para a sociedade se tiver do seu lado uma figura masculina que tenha se interessado por ela. Mulan, que é uma garota normal e não tem descendência de uma família real; que enfrenta perigos e se passa por um homem para lutar na guerra e salvar o seu país; que ao invés de ficar sentada chorando e esperando por um príncipe encantado lutou pelos seus ideais e pela sua família e além de tudo isso, acabou conquistando o amor verdadeiro sendo quem ela realmente era. O que dizer sobre a lição maravilhosa de feminismo que este filme nos passa? Uma mulher pode ser tão corajosa e lutar tão bem quanto um homem, é isso que a faz a melhor "princesa" da Disney até hoje.

26 comentários:

  1. O 2 e o 3 foram meu favoritos.
    Príncipes encantados existem sim, e meu namorido é um <3
    Nunca se esquecer de onde veio é uma ótima coisa pra se aprender.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poli, o meu não é um príncipe, mas é encantado vale?

      Excluir
  2. Queeee amor esse post, eu aprendi muito coisa também.
    A bela e a fera sempre vai ser um dos meus filmes favoritos *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana, segredinho: depois de Rei Leão, A bela e a fera também é o meu preferido.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Que blog lindo *-*
    Eu sou super fã dos filmes da Disney e achei os tópicos muito válidos! O que mais gostei foi Lute como uma garota, Mulan é uma das minhas animações favoritas.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roberta, volte sempre viu? Adoro a Mulan também!

      Excluir
  4. Você alou algo bem legal: para absorver os conteúdos importantes dos filmes citados somente já na fase adulta. E digo: vendo mais de uma vez. Adorei a postagem. É reflexiva e ao mesmo tempo saudosista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, fico muito feliz que tenha compreendido e gostado da mensagem que eu quis passar.

      Excluir
  5. Olá, se pensarmos bem podemos mesmo tirar algumas lições valiosas com esses filmes, gostei de todos os tópicos.

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeei seu post, Thaísa!
    Pensei muito em como fazê-lo, mas nem de longe chegaria tão perto das coisas incríveis que você retirou dos clássicos lindos da Disney.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaísa!
    Amei o post! *______*
    Também cresci assistindo Disney e concordo com os pontos que você ressaltou, principalmente a parte em que aprendemos a valorizar isso somente depois que cresce!
    E achei seu blog muito lindo e fofo!

    Beijosz!
    Bia Pupato
    http://bookbus1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaísa!
    Amei o post! *______*
    Também cresci assistindo Disney e concordo com os pontos que você ressaltou, principalmente a parte em que aprendemos a valorizar isso somente depois que cresce!
    E achei seu blog muito lindo e fofo!

    Beijosz!
    Bia Pupato
    http://bookbus1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que post maravilhoso! Realmente a Disney nos trouxe ensinamentos muito importantes, foi (e é) fundamental na formação do nosso caráter. A Bela e A Fera é meu filme preferido e só tem ensinamentos lindos!! <3
    Amei!

    Beijo
    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  10. A Bela e a Fera melhor clássico da disney <3 mas eu sempre tiro uma lição de qualquer filme, principalmente os da disney que amo demais.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    gostei da postagem.
    se tem algo que eu gosto é da expressão lutar como uma garota <3
    adoro todos os desenhos que foram citados na construção da postagem, principalmente a bela e a fera. assisti muito quando era criança.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. A Bela e a Fera e Mulan foram os filmes da Disney que mais me ensinaram alguma coisa, sério! E eu adorei esse seu post, me deu vontade de ver todos esses filmes de novo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que postagem bacana, você viu coisas bem legais na apropriação que a Disney faz dos contos, eu gostei e em alguns trechos me senti representada...

    ResponderExcluir
  14. Amei o 2º e o 5º!! Que post bacana!
    Eu gostava bastante de assistir os filmes da Disney e todos esses 5 fizeram parte da minha infância.
    Amei demais a ideia do post :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Lute como uma garota *_* <3

    Adorei as escolhas

    ResponderExcluir
  16. Oi Tha!
    Amei o post!
    Também aprendi várias coisas com os contos da Disney, principalmente o 2, que foi justamente com A bela e a fera, meu conto favorito de todos os tempos.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Adorei o post, com certeza os filmes da Disney nos ensinaram muito, e nos ensinam até hoje <3.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, adorei as lições e mais ainda adorei que não era o obvio. As melhores lições são aquelas que estão além do obvio ^^ E eu tb queria um mundo onde cantar resolve as coisas <3

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Adorei o post!
    Essas são lições muito valiosas ^^ Principalmente a da Bela e a Fera e o do Rei Leão <3

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. A Disney me ensinou tudo que sei! hahaha Foi lá que aprendi lições valiosas sobre igualdade e fazer o bem.
    ps: Adorei o "Lute como uma garota".

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Achei linda sua postagem! A Disney sempre esteve na minha infância e eu aprendi muita coisa também. A mais importante foi o valor da família, com Lilo e Stich.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.