Livros que eu abandonei e por quê.

25 de novembro de 2015
    Olá leitores lindos, há muito tempo eu venho planejando fazer este post. Afinal, eu sempre menciono os livros que leio, faço resenhas; dou dicas de leitura; tiro fotos e tudo mais. Mas e os livros que voltaram para a estante sem serem lidos? Aqueles que eu abandonei? Vocês nunca ouviram falar deles até hoje, mas os seus nomes e os motivos que me fizeram deixar a leitura de lado eu vos digo já!

1 - Eu sou o mensageiro
Sinopse:Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
    Nunca havia ouvido falar do livro até um amigo me emprestar, no começo ele flui muito bem e é extremamente interessante, mas em um dos casos que ele tentava resolver ele empacou e eu também. Ele tentava diversas vezes ajudar uma das pessoas envolvidas nas cartas enigmáticas que recebia e não saia do lugar. Era uma rotina, todos os dias ele tentava outra vez assim como eu e nada acontecia, na época que eu li não tinha tanta paciência e a demora me fez perder o interesse pelo livro. Abandonei há uns dois anos e não voltei mais a ler. Não sei também se pretendo, apesar de ainda me interessar muito pela história.

2 - Estação Carandiru
Sinopse: O médico Drauzio Varella relata dez anos de atendimento voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil, e mostra como um código penal não-escrito organizava o comportamento da população carcerária. Em 1989, o médico Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Entre os mais de 7200 presos, conheceu pessoas como Mário Cachorro, Roberto Carlos, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo, Loreta e seu Luís. Não importava a pena a que tinham sido condenados, todos seguiam um rígido código penal não escrito, criado pela própria população carcerária. Contrariá-lo poderia equivaler à morte. O relato de Drauzio Varella neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação da individualidade.
    O namorado me emprestou esse livro e eu estava bem empolgada pra ler, imaginei que seria incrível e realmente foi, até onde eu li. Ah, mas por quê eu parei então? Porque o livro funciona como uma espécie de documentário, então, se o gênero já é chato nos filmes imagina em livros? Eu pelo menos, não gosto de ler livros que só citam acontecimentos e contam episódios, mas sem um ponto alto de emoção ou reviravoltas. Funciona bem nas notícias, que são leituras curtas e atuais.
    Porém o livro é uma ótima dica pra quem gosta do gênero, de estar informado sobre essas coisas e tem curiosidade em saber a história do Carandiru. Eu já vi filmes e li alguns fatos que me contam o que eu queria saber sobre o presídio, então acho que o livro foi demais pra mim. Por isso abandonei.

    Como vocês podem ver minha lista de abandonados é bem curta e eu não espero atualizá-la tão já. Mas e vocês? Quais livros abandonaram e por quê? Me contem nos comentários.

24 comentários:

  1. Eu já abandonei Os Nus e os Mortos, mas foi porque eu era muito nova na época que peguei pra ler, e a história é bem densa, mas pretendo pegar no próximo ano pra ler e outro que abandonei e continuo passando bem longe foi o último livro da trilogia Dragões de Éter, do Draccon. Foi horrível, não consegui terminar de jeito nenhum.

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Jú que chato. Justo o final de uma trilogia...

      Excluir
  2. Acho que isso é mal do Markus Zusak, sempre me arrasto nos livros dele, pego depois de anos e acabo curtindo! hahaha
    choveamoraqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, este foi meu primeiro contato com o autor então não sei explicar, pode ter sido...

      Excluir
  3. Já abandonei muitos livros. Como sou disléxica é um pouco complicado, a leitura precisa ser boa do começo ao fim, se não perco o foco e não entendo mais nada do livro. ¬¬
    Eu sou o mensageiro é lindo. O começo dele é meio paradão, mas se desenvolve bem. Quando ele chega num casal lá ...incrível. A minha frase favorita da vida veio desse livro "As Pessoas São tão bonitas, não pela aparência física, nem pelo que dizem.. Só pelo que são!."
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, super diferente , e adorei o blog, e achei bem interessante suas opiniões

    ResponderExcluir
  5. ah, então acho que o Carandiru eu leria de boa, porque sou apaixonada por documentários *-*
    pena vc não gostar...
    eu já fiz algumas leituras que foram sofríveis... esse ano não foi exceção...

    ResponderExcluir
  6. Oiii, eu nunca abandonei nenhum livro, até hoje.
    Mas, tive vontades hahah
    O primeiro livro eu quero muitíssimo ler, e o outro não conheço, mas não sei se leria.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu Abandonei Crime e Castigo, peguei para ler na escola. Acho que não entendi o sentido da história, sei lá era nova talvez, não sei. O que sei é que a agonia do personagem me deixava angustiada, cheguei só na metade e esperava terminar de ler antes de sair do colégio, mas cadê? Não tenho ânimo de pegar emprestado para ler, muito menos comprar.

    Livros & Nerdices

    ResponderExcluir
  8. Abandonei alguns, nem tanto por causa da leitura, mas por que tenho alergia a papel mais poroso, um outro que também acabei abandonando foi Silmarillion, mas esse foi por que tentei ler em mei a uma crise de enxaqueca particularmente terrivel e o livro é bem complexo.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaísa, tudo bem?
    Assim como você, eu abondonei bem poucas leituras, acho que umas duas ou três n o máximo!
    Não li nenhum dos dois livros, mas tenho interesse em Eu Sou o Mensageiro e espero gostar e conseguir ler todo...rs.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Como asim abandonou Eu sou o mensageiro? Rsrs. Eu amei tanto esse livro, mas como alguém comentou é o estilo do autor que é meio devagar, eu já li outros livros dele e esse ritmo não me desanima na maioria da vezes, o final é muito bom e a mensagem que passa também, mas deixa ele na estante vai q muda de ideia rs. O segundo nunc li e acho que nem começaria.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  11. Oee, o único livro que eu abandonei foi As Vantagens de ser invisível, pra mim não deu, a leitura não ia de jeito nenhum e o jeito que eu achei foi abandona-lo.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. não li nenhum dos dois mas pela sinopse vejo que são histórias meio densas...

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaísa, tudo bem?
    Desde que me apaixonei pela leitura abandonei uns oitos livros ;(. Dos livros que você abandonou só conheço "Eu sou o mensageiro". Eu tento sempre continuar com a leitura, mas às vezes não tem como segurar, né? Dentre alguns que abandonei tenho vontade de um dia tentar terminar. Adorei o post.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. "Se o gênero já é chato nos filmes, imagina em livros?" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH <3 melhor descrição! Eu desisti de ler Carandiru por isso mesmo. Documentário em película, dependendo do assunto, eu ainda curto... Mas achei o livro um porre, bléh. O outro, "Eu Sou o Mensageiro", não conhecia, mas lendo a sinopse e a sua opinião, tive a impressão de que o livro promete muito e não cumpre nada, então, deixa ele pra lá, hahahaahha.

    Um que comecei e até hoje não consegui finalizar a leitura foi o "O Mundo de Sofia". Eu acho meio maçante, sei lá. Sinto até um peso na consciência ao falar isso, porque geral ama e eu penso "como diabos eu nem consigo terminar de ler algo que acham tão incrível", mas é a vida né, paciência, hahahahaha. Só pra você entender o drama: comprei quando tinha 15 anos e estava no ensino médio. Tenho 29 e ainda não passei da página 100, HAHAHAHA.

    Beijo ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu acho que já abandonei poucos livros, sou bem determinada a chegar ao fim da histórias, mas algumas vezes ela não flui de jeito nenhum e prefiro tentar ler livros mais interessantes.

    ResponderExcluir
  16. Dá mais uma chance sim, (mais eu fiz isso com a Casa de Hades) mais esses livros, especialmente o segundo, parecem ser bem legais... só lendo para descobrir mesmo ahhashahs

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li nenhum desses livros, mas eu consigo entender bem o porque você os abandonou e provavelmente seria o mesmo porque que eu abandonaria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Nunca ouvi falar desses livros "/
    Eu desisti de um da Mia Sheridan. Tem Coração de Leão da autora que é ótimo, mas aí ela inventou de escrever um livro com a MESMA história de Coração de Leão só que do ponto de vista do mocinho. O livro não acrescentava nada e eu desisti.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Não conheço os livros que você abandonou. Mas fiquei intrigada com Estação Carandiru. Eu gosto muito de documentários, desde que nãos seja romantizados ou com fatos inverídicos. Mas lembro que esse livro na época do lançamento teve ótimas críticas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto desse tipo de post. Sempre que dá faço uma "resenha de abandonados" lá no blog também! hehehe
    Eu gostei bastante de Eu Sou o Mensageiro, mas já li há muitos anos, então os detalhes se perderam. Estação Carandiru eu tenho curiosidade, mas nunca surgiu oportunidade e não compraria, então sigo sem ler. :)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Abandonar livros é algo meio normal, né? Acho que praticamente todos os leitores já abandonaram um, eu já, até porque tem uns livros que não flui nem insistindo, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Eu não sou de abandonar livros tb, sua lista é pequena mas os motivos são plausíveis.
    Estação carandiru eu li, mas me lembro até hoje do quanto eu me senti mal lendo, pq foi bem pesado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.