Resenha: Convergente, Veronica Roth

20 de dezembro de 2015
Sinopse: "Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!"
Título: Convergente | Autora: Veronica Roth | Editora: Rocco | ISBN: 9788579801860 | Páginas: 526 | Onde comprarBuscapé 

OBS: Esta resenha contém spoilers, para vê-los clique em "continue lendo" no final do post.

    Preciso deixar claro, antes de mais nada, que talvez eu não consiga expressar todos os meus sentimentos e opiniões sobre este livro apenas em uma resenha, por isso demorei tanto a escreve-la. Se você ainda não leu as resenhas anteriores, clique nos respectivos nomes: Divergente e Insurgente para ser redirecionado à elas.
    Na conclusão da trilogia, as narrações dos capítulos serão alternadas entre Tris e Tobias, cada um do seu ponto de vista. O que facilita muito o entendimento da trama, uma vez que, eles caminham mais paralelamente que juntos neste livro e também nos permite entender melhor o que se passa na cabeça de Quatro e o que ele realmente pensa da situação em que estão vivendo. Apesar disto, a escrita da autora continua impecável e muito boa.
    O enredo do livro possui muitas reviravoltas, mas tem o que todo final de uma série ou trilogia precisa ter: explicação dos fatos, esclarecimentos e os ligamentos de pontas soltas nos livros anteriores. Em Convergente vamos passar a entender muito melhor o que levou Chicago a ser como era, quem isolou pessoas lá dentro e por quê. Descobrimos que Jeanine Matthews ou Evelyn Johnson-Eaton não são as verdadeiras vilãs e que o sistema é muito maior do que imaginávamos, isso me deixou extremamente empolgada com a história.
     Outro ponto do livro que, para mim, foi satisfatório é a forma como a política do livro se assimila ao mundo em que nós vivemos atualmente. Os preconceitos, a ideia de que existem pessoas melhores que as outras e os privilégios que elas tem na sociedade; a alienação de pessoas que não enxergam o quanto isso é ruim para a sobrevivência. Achei sensacional a sacada da autora e o modo como ela inseriu isto no livro, leiam e entendam.
    Talvez Convergente tenha menos ação que os outros dois primeiros livros (como eu já disse, muita coisa precisava ser explicada então boa parte do livro foi dedicada à teorias), mas mesmo compreendendo isto eu senti falta da pancadaria constante e do frio na barriga que costumava ser mais presente na trilogia. Mas este é o primeiro, de apenas dois, pontos negativos do livro. O segundo, é claro, é o final.
    Achei que a adaptação após o acontecido X foi emocionante e bem feita, bem escrita. Mas eu esperava por um outro final, talvez uma conclusão justa para todos aqueles que lutaram anos para serem livres do regime totalitário em que viviam; esperava finais felizes para cada personagem que contribuiu nas manifestações e protestos ao governo opressor que comandava a cidade de Chicago, que até então não tinha um nome. Eu esperava glória, triunfo, aquela sensação de missão cumprida. Orgulho. Mas achei que o final foi, além de muito triste, um tanto pacato.
    As pessoas se entenderam; entraram em consenso e apesar de conquistarem liberdade para ir e vir e agirem como bem quisessem, elas apenas seguiram com suas vidas de forma calma e tranquila. Porque talvez é assim que deva ser, cada um na sua. Mas não foi o final merecido depois de tanto sofrimento, acho que Veronica é capaz de escrever para a trilogia um final BEM MELHOR, exatamente por isso me decepcionei um pouco. Por que ela fez uma obra incrível se desenrolar de uma maneira inédita para acabar tão parcamente?
     Ainda sim, não me entendam mal, eu adorei o livro e me apaixonei demais pela trilogia toda.


SPOILER À SEGUIR:

      Sobre Tris, não sei expressar meus sentimentos. Apenas me permiti chorar até me sentir esgotada e permaneci em silêncio. Achei injusto e desnecessário que seu final fosse este depois de vencer tantos obstáculos, depois de vencer o próprio soro da morte. Eu esperava um final espetacular e feliz para ela e Quatro, com filhos e realizando trabalhos na cidade.
      Eu não consigo compreender, muito menos aceitar que, depois de ter resistido ao soro que diziam ser mortal até mesmo para os divergentes, Beatrice tenha morrido de uma forma tão estúpida e ridícula quanto à um tiro. Se ela era tão habilidosa em desarmar pessoas, lutar e etc.
      Imagino que ela poderia ter se esforçado um pouco mais, desarmado David e levado pelo menos um tiro na perna (algo que ela fosse sobreviver) e então voltado para os braços de Quatro. Mesmo entendendo seu amor por Caleb e todo o raciocínio que a levou se sacrificar no lugar do irmão eu confesso que, assim como Tobias, penso que ele não valia a vida de Tris. Concluo assim minha indignação na resenha, mas deixo claro que o livro (apesar desta tragédia) é muito bom e vale a pena ser ldo.

28 comentários:

  1. Tô super atrasada, fui ver o primeiro filme só ontem? Acredita? Mas consegui achar ele legal e mais interessante que "Jogos Vorazes" que me soou meio parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavi, é parecido sim por ter o mesmo gênero: distopia. Mas se ler os livros vai ver que o enredo é bastante diferente.

      Excluir
  2. Olá!!
    Já li varias resenhas desse livro e está na minha lista para ler em 2016.
    Me parece bom demais.
    Beijos linda.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaisa, tudo bem?
    Eu ainda não consegui ler os livros :P
    Mas já vi os filmes e curto bastante (hoje vou olhar o último hahahha)
    Pois é, muita gente fala desse final e tal, mas mesmo assim quero conferir. Acho que vou gostar ( e até já sei o que acontece heheeh)
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih, os filmes são bem diferentes dos livros então pode ser que quando vc ler, se surpreenda e goste mais ainda.

      Excluir
  4. Eu assisti Divergente e já tenho os três livros, só falta coragem para ler... Depois do spoiler que eu tomei do último livro, perdi toda a vontade de ler, mas eu lerei pois a história é bem legal e distopia sempre me ganham <3
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do spoiler vale muito a pena viu? Eu também já sabia do final quando li.

      Excluir
  5. Adorei sua resenha. AMO a trilogia, tenho um carinho imenso por ela. Sobre o final. Eu adorei, amo o drama que isso trouxe para a história e espero muito que o filme siga à risca.
    P.S: Ainda não fui ver "Convergente Parte I" no cinema.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, eu ouvi dizer que eles mudariam o final. Ainda não fui ver o filme também, mas pretendo ver logo essa semana ainda.

      Excluir
  6. Oii Thaísa, tudo bem?
    Menina preciso confessar que não consigo gostar destes livros, de maneira nenhuma. A história não me conquista sabe? Nem os filmes tive vontade de assistir, fico sempre com pé atrás. Quem sabe eu realmente dê uma chance futuramente. Achei incrível a ideia de separar os spoilers.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana, é questão de gosto sabe? EU achei o conteúdo da autora muito adulto encaixado em livros com capas adolescentes. Mas nem todo mundo pensa igual e sobre os spoilers: fiz isso pq eu vivia tomando um atrás do outro, achei melhor separar.

      Excluir
  7. Olá, eu não tenho muita vontade de ler essa série, leio poucas distopias, mas quem sabe se eu tiver a oportunidade eu acabo lendo e gostando, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se de repente bater o interesse e oportunidade não jogue fora ok?

      Excluir
  8. Eu simplesmente estou me odiando por não ter resistido ao spoiler, não acredito que li isso, mas ao mesmo tempo o preparo psicológico para esse fim ridículo, é eu achei ridículo, nada a vê, sacana, e qualquer outro adjetivo que caiba a esse fim...mas enfim né, bora ler e aceitar...
    Parabéns pela excelente resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei um spoiler desse bem grandão, jogaram na minha cara mesmo. Mas pior que a pessoa nem avisou, como eu fiz, ele tava lá misturado na resenha. Tipo "se dane que vc quer ler, to te contando o final e foda-se" sabe?

      Excluir
  9. Oiê, até agora eu li somente o primeiro livro da série, mas já sabia do triste fim da protagonista. Confesso que isso não me deixou chateada, pois a tempos espero um final desse tipo para algum dos personagens principais de distopias. Eu confesso que queria que quem tivesse um final desse tipo fosse a Katniss, mas como não deu, pelo menos esse inovou...kkkk

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu também esperava e, mesmo sem ter lido Jogos Vorazes eu esperava que fosse a Katniss também.

      Excluir
  10. De todos, acho que esse foi o pior livro da série. Os pontos de vistas foram desnecessários, o enredo não foi muito bem desenvolvido. Acho que a autora se perdeu demais no final.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei dos pontos de vista, o enredo ok concordo em alguns momentos ela deixou a desejar, mas o final que ela colocou é imperdoável. Não faz sentido algum. O melhor livro é o primeiro!

      Excluir
  11. Oi Thaisa!
    Prometi que não iria ler o Spoiler do fim, mas sou MUITO curiosa e vi mutia gente reclamando do filme nesses dias, então precisei ler e não acredito que as coisas terminem assim.. ABSURDO, to indignada, affe gente!! U_U
    Mesmo assim, um dia vou ler todos os livros e chorar loucamente!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu acho que você vai gostar bastante dos livros (apesar do final) viu? Ainda não vi o filme, espero que seja melhor adaptado.

      Excluir
  12. Olá!
    Acredita que nunca li nenhum livro da trilogia? Reconheço o quanto os livros fizeram sucesso mas preciso confessar que nunca senti qualquer atração pelos livros da trilogia. A adaptação de Convergente estreou recentemente mas não cheguei a assistir, e acredito que não vou.
    Gostei muito da sua resenha. Você soube explicar muito bem o seu ponto de vista e o livro em si, mas não curto distopias e esse livro não me chama atenção, então provavelmente eu não o leria.
    Abraços!

    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim, hahaha, apesar de parecer a série não é muito conhecida ou bem vista como Jogos Vorazes, mesmo sendo o mesmo gênero.

      Excluir
  13. Oiiie
    eu já vi os filmes mas confesso que nunca tive vontade de ler, e não vou ler por agora, na verdade já sei até o final da série hjahaha me contaram e eu fiquei chocada

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina, veja o filme que está nos cinemas então kkk

      Excluir
  14. Oii,

    Confesso que ainda não tenho interesse nessa série. Vi o filme, mas a história não me chamou muito atenção. Mas pretendo ler com certeza, ainda mais com resenhas tão positivas sobre o mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oooi, eu ainda não li a trilogia, até tenho ela aqui. Já assisti aos filmes e gostei muito (vi os dois primeiros), imagino que os livros sejam melhores.
    Ouço muita gente falando sobre o final de Convergente e eu tinha até medo de ler e me decepcionar também. Por isso fui adiando a leitura.
    De tão curiosa que fiquei, pasme, eu pedi spoiler do tão comentado final do livro. Eu jáimaginava que era isso que tinha acontecido mesmo e entendo a decepção dos fãs e a sua também. Como eu não li ainda... não sei se foi realmente um final merecido ou não.
    Mesmo assim, apesar do spoiler que eu pedi ahah, quero ler sim. Sua resenha me deixou mais animada também. Tem muitos pontos positivos para um final de trilogia. Como as explicações e as ligações dos pontos soltos, como você disse.
    Acho que seja normal não ter tanta pancadaria, por conta das explicações.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.