Our Shared Shelf - O clube do livro feminista da Emma Watson

12 de janeiro de 2016

    Olá amores, tudo bem? Quem me acompanha sabe que eu sou apaixonada pela atriz Emma Watson, mas nem todos sabem que ela também é embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Em 2014 seu discurso pela igualdade de gênero viralizou e ela lançou também a campanha He For She, mas suas iniciativas não pararam por aí. Semana passada ela disse na rede social Twitter que gostaria de criar um clube do livro sobre o feminismo, mas que não tinha ideia do título ainda:
    "Olá pessoal; Eu quero começar um clube do livro feminista, mas até agora só pensei em "Clube do Livro Feminista" e "Clube do Livro da Emma Watson"
     Vários fãs empolgados com a ideia deram sugestões de nomes como por exemplo "Emmnacipation", mas Emma optou por dar ao grupo o nome de Our Shared Shelf (Nossa Estante Compartilhada) que foi sugestão de uma das fãs.
     Emma escolheu usar a rede social Goodreads (que funciona da mesma maneira que o Skoob nos outros países) para montar seu clube do livro e a melhor parte é que qualquer um pode participar. Basta criar um perfil na rede social e seguir o grupo para se tornar membro. Na sua página do Facebook ela fez a seguinte declaração:
     "Como parte de meu trabalho com as mulheres das Nações Unidas, eu comecei a ler o máximo de livros e trabalhos sobre igualdade que eu pudesse. Há tantas coisas incríveis lá fora! Engraçadas, inspiradoras, tristes, instigantes, empoderadoras! Eu tenho descoberto tantas coisas que, às vezes, sinto que minha cabeça está prestes a explodir… Eu decidi começar um clube do livro feminista, já que quero compartilhar o que estou aprendendo e quero ouvir suas opiniões também.
     O plano é selecionar e ler um livro por mês e então discutir a publicação durante a última semana do mês (para dar tempo de todo mundo ler!). Postarei algumas perguntas/citações para começar, mas adoraria que isso se tornasse uma discussão aberta com e entre vocês. Sempre que possível, eu gostaria de ter o autor ou outra voz relevante sobre o assunto, se juntando à conversa. Se sonham com isso, por favor, juntem-se e participem. Todos são bem-vindos. Eu ficaria honrada! Emma X”

    O primeiro livro é My life on the road (Minha vida na estrada)  de Gloria Steinem, jornalista e ativista estadunidense e você já pode participar, tá esperando o quê? Clique aqui. Eu não vejo a hora de trazer resenhas do projeto pra vocês.

19 comentários:

  1. Hi baby, tudo bem? Nossa AMEI o projeto! vou participar com toda certeza! a Emma é uma grande inspiração para todas as mulheres e principalmente os fãs dela. E obrigada por compartilhar informações desse lindo projeto no seu blog para que pessoas desinformadas assim como eu possam conhecer kkkk Parabéns pelo blog, adorei! já estou o seguindo ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa matéria, achei muito boa, espero que saia bons frutos disso, afinal, ela tem fãs e fã para fanáticos é um passo bem curto.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Também sou fã da Emma! Tanto como atriz quanto como ser humano, ela é muito engajada e sempre está, de fato, tentando e trazendo mudanças positivas. Acho que a igualdade de gêneros deve ser amplamente discutida e o papel dela como uma pessoa que está sob os holofotes é importantíssimo para trazer a repercussão que essa causa com certeza merece. Não tenho mais nada a dizer, só aplaudir. Aguardo mais informações sobre como está o andamento do projeto.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Nem imaginava isso, mas gostei muitooo de saber! Amei a postagem e sinceramente espero que isso der mais que certo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro a Watson e essa parte de feminista dela. Vou participar desse grupo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem, eu vi esse projeto, mas agora que realmente parei para ler do que se trata, acho muito legal pessoas de tanta influência entre os jovens dar um passo tão importante para ajudar no feminismo consciente, eu digo consciente, pois tem gente perdendo a mão e achando que ser feminista é não raspar sovaco e se comportar como um homem machista ao inverso.
    O Feminismo é uma luta por diretos iguais e nada mais, e é justa e deve ser apoiada por mentes que nem a da Emma para engrandecer e esclarecer as futuras gerações.
    Eu só não entro, pois estou em vários projetos esse ano, e ainda escrevendo meu livro. Mas quero acompanhar as suas opiniões no blog.
    Beijos
    Clube do Livro & Amigos | FanPage?

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre esse clube do livro e achei a ideia dela fantástica, sobretudo por qualquer pessoa poder participar!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Ouvi falar do clube e fiquei mega encantada com a atriz mas do que já sou, é uma linda iniciativa e espero que faça muuuito sucesso e dê super certo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oláa, estou fazendo parte do grupo de leitura mas ainda não consegui achar o livro para baixar, nem em inglês e muito menos em português! mal comecei e já to flopando kkkk você achou ou comprou?

    bejinhoos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    OMG QUE PROJETO INCRÍVEL, Emma ganhou mais uma estrelinha no meu coração.
    Adorei a idéia do projeto e a iniciativa. Com certeza irei participar do grupo no Good Reads.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vi em algum lugar algo sobre isso e achei que fosse mentira. mas depois que vi que era verdade, achei muito foda!!! A ideia, o projeto, a iniciativa é perfeita
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Thaisa, eu ouvi falar desse projeto e fiquei imensamente feliz por estar vendo alguém com nome e fama estar super empenhada pela igualdade de gêneros, e saber que esse alguém é Emma Watson, deixa-me ainda mais contente. Meu inglês ainda é muito pobre, mas assim que começar a estudar mais o idioma e me sentir confortavel estarei lá também!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ou ^^ eu ouvi fala do projeto, mas ainda não tinha tido tempo de dar uma olhada.
    obrigada por fazer uma postagem, vou pesquisar com mais calma. quem sabe eu participe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Emma é muito amor, né?
    Além de ser nossa Hermione, é uma atriz do caramba e as iniciativas dela deixam muita gente "ativa" por aí pra tras.
    Eu admiro muito quem tem uma "fama" e usa com fins produtivos a influencia que tem!
    <3

    ResponderExcluir
  15. Não participarei, pois não é um tipo de livro que leria no momento, mas achei esse clube muito legal e, principalmente, a pessoa que o criou! A Emma tem se mostrado uma mulher de fibra e corajosa!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia desse projeto da Emma! Achei a iniciativa simplesmente fantástica <3

    Fico admirada com as ideias que as pessoas tem para propagar certos ideais. Vi meninas criando instagrans pra mostrar o que o vegano come (e colocando o preço de cada ingrediente e quanto cada compra rende, provando que comida vegana não é cara, não). Estou me referindo ao @veganapobre, mas com certeza existem outros com propostas tão boas quanto. Vi meninas criando páginas no facebook contando histórias de mulheres que ajudaram outra moça na rua, estimulando todas nós a fazermos o mesmo quando nos depararmos com situações semelhantes. Dá-lhe Vamos Juntas! E novamente, existem outras páginas com propósitos parecidos e que inspiram tanto quanto. Agora vejo mais uma menina tomando uma atitude, essa querendo organizar um clube do livro com a temática feminista.

    Eu fico muito feliz com tudo isso. Fico feliz vendo essas pessoas organizarem algo para passar uma determinada mensagem, para levantar certas discussões, e fico contente por ver que são maneiras que não depredam, nem machucam, nem prejudicam alguém. Fico contente por ver que são projetos conscientes <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaisa, tudo bem?
    Achei o projeto bem bacana, uma iniciativa muito legal.
    Ficarei no aguardo de coisas novas por aqui, ok?

    ResponderExcluir
  18. AMEI, VOU PARTICIPAR E QUERO FAZER POST TAMBÉM *OOO* gente como eu não sabia disso sendo que sou louca pela Emma <3

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    A Emma é maravilhosa e fico feliz que ela use sua fama para incentivar a literatura. Não conhecia o projeto, mas achei sensacional porque incentivar as pessoas a lerem livros diversos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.