Resenha: Eu não sei lidar de Lucas Silveira

4 de janeiro de 2016
Sinopse: A incapacidade de lidar. Eis aqui, explícito logo no título do livro, um dos combustíveis mais poderosos para transformar a própria experiência em algo bem maior e mais universal que dramas pessoais ou segredos guardados dentro de um caderno esquecido em uma gaveta qualquer. Não saber lidar. Eis uma característica marcante de Lucas Silveira. Que talvez só não seja maior do que o seu desejo de compartilhar. Em seu conjunto, este livro é uma espécie de farol, só que ao invés de marcar o ponto de chegada, é um farol concebido para iluminar o que ficou para trás. É por isso que ele revela não apenas “a história” escondida nos versos de cada canção, mas também o que liga cada uma delas e o que faz deste conjunto uma obra inteira, uma narrativa musicada de memórias fragmentadas.
Título: Eu não sei lidar | Autor: Lucas Silveira | Editora: Dublinense | ISBN: 9788583180586 | Ano: 2015 | Páginas: 156 | Onde comprarBuscapé

     Há muito tempo eu venho namorando este livro e imaginando mil e uma histórias que pudessem estar ali dentro, linha por linha. Não sabia o que esperar, afinal, estamos falando de Lucas Silveira e você não pode esperar nada dele, porque ele sempre surpreende. Então aproveitei a Black Friday e cá estou pra dizer o que eu achei desta obra. Mas antes eu preciso deixar claro o quão imensa é a minha admiração pelo trabalho do Lucas e da Fresno, eles são incríveis.

    Preciso começar dizendo o quão maravilhosa é esta edição do livro, que nos surpreende ao folhear das páginas, já que a capa é tão simples e neutra. A capa de cada capítulo é tomada por um vermelho vibrante, e cada um deles tem como título o nome de uma música. Logo após as páginas vermelhas vemos a letra da musica em si e só então os parágrafos escritos por Lucas. A Editora Dublinense mandou muito bem no design do livro, ficou muito bom. Sem mencionar as ilustrações e rabiscos que aparecem vez ou outra na transição de um capítulo para o outro.
    O livro é carregado, cada palavra; cada linha dele é uma munição. Ele foi escrito de uma forma espetacular e que atinge muitas pessoas: gente que fez parte da infância do Lucas; gente que não dava nada para aquela banda entre amigos; gente que não acreditava em suas músicas; gente que era fã. Todo tipo de gente, ele foi escrito para todo o tipo de gente. Quer você seja fã da Fresno ou não.
    O objetivo de cada capítulo é, brevemente, contar a história por trás de cada música; explicar as frases e expressões complexas, dar sentido aquilo tudo. Pois, às vezes, nós ouvimos as músicas e não alcançamos a mesma linha de raciocínio que os compositores tiveram na hora de escrevê-la, na verdade, na maioria das vezes nós enxergamos nas músicas uma história nossa e que, de alguma forma, se encaixa nas letras. Agora, vamos conhecer as verdadeiras histórias por trás das grandes musicas da Fresno.
    Contando tudo isso, Lucas também se abriu para falar de uma maneira muito segura e firme sobre problemas da infância; bullying; perdas de pessoas queridas; fins de relacionamentos; crises existenciais problemas com produtores e gravadora e até mesmo sobre a saída do Tavares da banda. Conhecemos através do livro, um lado da Fresno que a mídia não mostra; as entrevistas não perguntam sobre e que às vezes eles não se sentem à vontade pra falar.
    Não tenho o que dizer do livro, senão que ele é do caralho. É forte, é sincero; inteligente e linha ou outra ele é pesado também. Fala de amor, fala da falta dele, fala sobre o fardo pesado da adolescência, fala sobre traição; perdão e sobre um milhão de outras coisas mais. Uma boa pedida para quem é fã, para entender aquelas músicas pelas quais se apaixonou, mas também uma ótima pedida para quem não conhece, para entender o desconhecido e se apaixonar.

"Eu costumo dizer que uma música só é minha até o momento em que eu cantar ela pela primeira vez. Aí já era, foi pro mundo é o que a gente sempre fala."  

24 comentários:

  1. Lucas seu lindo <3
    Confesso que não sabia da existência desse livro.
    Mas já quero, gosto de saber um pouco mas das pessoas que eu gosto e de suas opiniões e ideias com relação a suas obras.
    Gostei da sua resenha.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  2. Curto muito Fresno, é uma das minhas bandas preferidas. Não conhecia esse livro, estou muito curiosa agora
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, se você curte a banda vai amar o livro.

      Excluir
  3. Eu não sabia quem era ele até ver nos comentários que era vocal do Fresno (olha como tô por dentro). Parece massa, pelo jeito que contou. Mas não compraria por não ser chegada assim no cara. Se ganhasse leria com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, ele é um gênio e escreve MUITO bem, experimenta.

      Excluir
  4. Eu nunca tinha ouvido falar nesse moço e fui entender que ele é componente da banda Fresno ao ler sua resenha. Não sou uma grande fã de biografias, mas bom saber que é um livro bem escrito e que conseguiu agradar aos fãs! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, embora o livro fale muito do Lucas, não é exatamente uma biografia. Mas a verdade por trás das musicas dele.

      Excluir
  5. Olá!
    Eu não curto Fresno, então não sabia quem era o Lucas até ler o começo da resenha, ahuahau.
    Como não gosto muito da banda, acho que o livro não serviria para mim.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaísa, tudo bem?
    Esse livro deve ser realmente muito bacana para quem curte e acompanha a banda Fresno e pra quem quer conhecer mais o Lucas.
    Eu não curto, então não é uma leitura que me interessa, mas fico feliz que tenha gostado tanto do livro.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Esse livro deve ser um prato cheio para quem curte o cantor e sua banda. Não sou tão fã de biografia,mas gostei de umas coisas que você colocou na resenha, além dos temas que o mesmo acaba trazendo para a obra, como o bullying, as músicas. Não é uma leitura que estou desesperada, mas se ganhasse leria.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não fazia ideia de que existia um livro dele, mas me parece bem pertinente a ideia de mostrar os significados por trás das letras. Acho que o mesmo deveria ser feito com relação a alguns livros, que muitos apenas lêem e não conhecem o verdadeiro significado das histórias.
    Enfim, não é um livro que eu colocaria na minha lista de desejados, mas, caso eu ganhe, certamente lerei com prazer.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nunca fui a maior fã do fresno, mas me lembra uma época bem bacana da minha vida. Não sabia que ele tinha livro, parece interessante, principalmente pra quem gosta do trabalho dele e quer conhecer mais um pouco. Imagino que seja difícil alguém levar a sério o projeto de uma banda de rock, mas que bom que ele alcançou muito reconhecimento.

    Mandy Francesa

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Eu não leio biografias e não curto Fresno. Mas parece um bom livro para quem curte a banda! Que bom que você gostou da leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá, parece ser um livro bem tocante, o Lucas é mesmo um tanto complicado, imagino, a produção das músicas da Fresno também é incrível. O design está mesmo lindo, pelo que você disse e pelo que vi nas fotos. Fico feliz que tenha curtido a leitura.

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thaísa, a banda Fresno é legal e que sacada do Lucas lançar um livro que com certeza apresenta melhor um pouco do que a banda carrega, afinal são pessoas normais como todas as outras, com suas cargas emocionais e tudo mais. Ainda não havia visto nada sobre o livro e agora deixarei a dica anotada e assim que possível adquiro meu exemplar!Forte abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    Nossa, que bom que curtiu tanto o livro, não sei se é algo que leria mas parece ter uma história legal e tudo mais, boa indicação

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não sabia que o Lucas tinha escrito um livro, olha como sou atrasada!
    Se tratando de algo feito pelo Lucas, imagino a intensidade que cada palavra carrega. Me sinto arrepiada só de imaginar a força que este livro deve carregar e a forma como irá me prender.

    ResponderExcluir
  15. Hey,
    Só fiquei sabendo sobre esse livro a pouco tempo atrás, mas tenho que admitir que não desperta em nada o meu interesse. Entendi toda a carga emocional que acompanha cada parte desse livro, mas mesmo assim ainda não sinto vontade de ler esse livro, talvez pelo fato de que o próprio gênero não é apelativo pra mim, de forma alguma.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  16. Suas palavras me deixaram muito curioso, principalmente quando mencionou que o livro é do CARALHO, HAHA! Bom, eu não leria agora por não ser algo que eu leria rápido, mas com certeza no futuro eu leria sem problema!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oee,
    Eu quase não ouço nada do Fresno e quase não conheço o cantor, então leria talvez o livro. Mas que bom que você gostou.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi oii!
    Confesso que não sou a maior fã do Lucas e nem do a Fresno hahaha Mas curto a banda.
    A edição parece estar linda mesmo, a capa ficou incrível!
    Gostei de saber que o livro é bom, é sincero e inteligente. Acho que seria uma oportunidade de conhecer melhor ele e a banda, e como gosto de biografias, leria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    O mais interessante foi que o livro disseca letras de música, algo bem legal e poético. Conheço o artista, mas nunca acompanhei a banda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Gente! Não sabia que o Lucas tinha escrito um livro ^^
    Amei a capa e o livro deve ser do caralho mesmo hahaha
    Parabéns pela resenha e amei a dica <3

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.