Resenha: A menina que colecionava borboletas de Bruna Vieira

21 de fevereiro de 2016
Título: A menina que colecionava borboletas | Autora: Bruna Vieira | Editora: Gutenberg | ISBN: 9788582351222 | Ano: 2014 | Páginas: 152 | Onde comprar: Buscapé
Sinopse: "Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí."
    Oi gente, tudo bem? Como o mês de Fevereiro tem sido produtivo pra mim! E para vocês? Ainda não li tantos livros quanto eu queria, mas acho que consigo bater a quantidade lida no mês passado e isso tudo graças a uma ferramenta maravilhosa nas nossas vidas: os aplicativos. Bom, eu já mencionei aqui no blog alguns aplicativos que são os meus preferidos, mas ultimamente eu tenho me viciado em tudo o que é plataforma de leitura pelo smartphone. Sério, na correria do dia a dia, em que nem sempre dá pra carregar um livro, nada melhor que poder ler pelo celular, né?
    Bom, a leitura do dia (sim, do dia) foi este livro da Bruna Vieira que é uma blogueira que eu adoro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Até que recentemente salvei alguns livros na minha biblioteca do Wattpad e o encontrei sem querer, é claro que eu logo adicionei também e comecei a leitura. Resultado? Terminei em pouco mais de quarenta minutos e conto pra vocês agora mesmo o que eu achei.
    Para começar exclua da sua mente a Bruna Vieira blogueira; famosa; garota Capricho e todos os estereótipos que você relaciona a ela quando eu digo seu nome. Não pense nela como só mais uma Youtuber, pense nela aqui como autora ok? Dito isso devo confessar que me surpreendi com o livro: imaginei que ele fosse leve como ele realmente é, afinal são crônicas e textos, mas não esperava encontrar textos tão bons e bem escritos como eu encontrei. E olha que eu adoro a Bruna, mas não sei, talvez pelo fato de existirem tantas pessoas metidas a críticas hoje em dia reclamando dos livros dos youtubers, eu esperava menos.
    Os textos são voltados para o público adolescente, mais especificamente meninas, porém eu com 21 li e me senti encaixar em muitas das palavras da Bruna. Me identifiquei com todas as crônicas e senti que o livro pode ser lido por qualquer pessoa independente de idade, gênero ou sexo. Quer ler, leia, aposto que vai encontrar por lá aquela frase amiga que há tanto você espera ouvir. Porque foi o que eu senti durante a leitura: que estava desabafando com uma amiga e que ela me entendia, me aconselhava.
    Já ouvi várias pessoas dizerem que esperavam mais do livro, que os textos são clichês, mas acho que existem livros para cada momento da sua vida. Este foi o livro certo no momento certo, cada "conselho" que eu vi ali se encaixou perfeitamente no meu cenário e eu não posso dizer outra coisa senão que adorei a leitura e estou muito curiosa para ler outras obras da Bruna. E, ah, antes que eu me esqueça: se você tiver muito interesse em ler, compensa ler na versão física que é repleta de ilustrações maravilhosas. Eu li pelo celular, mas espero poder comprar o meu em breve. É isso, gente, beijos e até a próxima!

30 comentários:

  1. Olá!

    Bom saber que não é apenas adolescentes que se identificam! Tenho vontade de conhecer a escrita da autora/blogueira faz tempo! O trabalho gráfico é lindo!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, me senti conversando com uma amiga. Eu tenho praticamente a mesma idade que a Bruna então acho que isso ajudou muito.

      Excluir
  2. A burna é um amorzinho! Gosto do jeito como ele escrever e nos apresenta os personagens. Infelizmente eu não tenho o livro fisico desse ai, também li pelo celular, mas vou pegar a dica que você passou sobre as ilustrações, amo as artes nos livros!

    http://derepentekaya.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaya, assim que puder vou comprar o meu também.

      Excluir
  3. Oi..
    Eu ainda tenho certo preconceito com a Bruna, não acompanho trabalho dela e também acho a menina forçada demais ás vezes.
    Mas por outro lado acredito sim que os livros dela (os livros!) seja muitos bons. Livros de crônicas mesmo com o público alvo mais jovem a gente acaba se identificando, sabe porque? Toda mulher em qualquer fase da vida se identifica com algo mais jovem.
    Vou tentar ler esse livro e te conto se gostei.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helana, deve ser isso mesmo o que me fez identificar com as crônicas dela.

      Excluir
  4. Eu tenho aquela barreira 'menininha' na hora de ler os livros da Bruna. Sou mais da ficção, das histórias de guerras e monstros. mas já ouvi falar muito desse livro, e ele tem um capa e titulo fofos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino Augusto, gostaria que ela escrevesse alguma ficção, voltada pra todos os públicos.

      Excluir
  5. Olá!
    Eu nunca li nada da Bruna, mas tenho curiosidade em conhecer a sua escrita. Adoro livros adolescentes, pois mesmo que não seja pra minha idade ele sempre passa alguma mensagem.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Eu conheço a Bruna só de nome, já passei a muito da idade do público dela. Mas acho bem legal ela escrever crônicas que atinge esse público.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que bobagem, acho que você deveria tentar pelo menos.

      Excluir
  7. Olá!

    Adoro a Bruna e morro de vontade de ler os livros dela, mas agora sabendo que tem no Wattpad, vou correndo adicionar na minha biblioteca. Ela é diferente dos outros youtubers, ela tem mensagens maravilhosas, por isso gosto dela.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hummm... eu sou suspeita pra falar, primeiro porque não conheço o trabalho da Bruna, nem literário, muito menos no youtube, pra ser bem sincera mesmo... tenho pouca curiosidade. Acho que fui uma adolescente alien, quando foi adolescente, porque nenhum livro adolescente me chamava atenção na época e é assim até hoje. Simplesmente, não me atraíam e não me atraem. Acho a capa linda, mas só de saber o publico ao qual é voltado já desanimo um pouco.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura ;)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíssa, cada um tem seu estilo né? Você encontrou o seu em outras coisas, isso é o que importa.

      Excluir
  9. Adorei a resenha! Eu quero muito ler algo da Bruna, suas obras me deixam bastante intrigado! E saber que a obra se encaixou no seu momento, é o melhor! Se algum dia eu for ler, esperarei o momento certo! ><


    Abraços & até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Saudações literárias! Não conhecia sobre esse ligo e muito menos da autora. Pelo jeito o povo está meio dividido com a leitura, mas vou matar a vontade e ler sua obra.

    ResponderExcluir
  11. Oiee, este é o único livro da autora que cheguei a ler e li na época meio errada, afinal, ele é mais para os adolecentes mesmo. Mas essa capa é tão divina né? quis mais o livros por isso rsrs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Thaisa,
    Se eu te falar que não conhecia a Bruna como blogueira ou youtuber você vai acreditar? Provavelmente não.
    Sempre quis ler esse livro, pois achei que me traria uma sensação muito gostosa e parece que não estou enganada, não é mesmo?
    Fiquei encantada com sua resenha e concordo contigo, cada um de nós precisa de algo no momento. Eu tenho certeza que me encantaria com a leitura.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já conhecia um pouco do livro e achei interessante saber que adultos podem ler sem achar bobinho. Sua resenha mostra como o livro é delicado e te tocou!...
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  15. Oi ..
    Eu nunca li nada da Bruna.. Eu tenho a impressão que não gosto mesmo nunca tendo lido.. vai entender né..
    rsrsrs

    abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Também adoro os aplicativos para leitura. Eu tenho o kindle e coloquei o aplicativo no celular também. Resultado? Falência. ....kkkkk

    Adorei a sua resenha. Eu não sou muito ligada nesse universo vlogueiro então não conhecia a autora. Gostei da dica. Anotadinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi! Também adoro os aplicativos para leitura. Eu tenho o kindle e coloquei o aplicativo no celular também. Resultado? Falência. ....kkkkk

    Adorei a sua resenha. Eu não sou muito ligada nesse universo vlogueiro então não conhecia a autora. Gostei da dica. Anotadinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu tinha um pouco de interesse nos livros da Bruna, mas nada que me fizesse querer ler urgente e como sempre tenho muitos livros pra ler, fui adiando... Mas sua resenha me deixou curiosa, sou dessas que tinha um "esteriótipo" de garota Capricho formado sobre ela. Mas percebi que é bobeira pensar assim. Irei dar uma chance a ele. Adorei seu post super sincero. Beijos!

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  19. Hello!

    Sempre leio pelo celular, melhor coisa que inventaram, hehe.
    De todos os livros da Bruna Vieira, esse que tem a capa mais linda.
    Apesar de o livro ser voltado para o público adolescente, eu sou como vc, acbo lendo e me encontrando em varias partes.
    Muito bom conhecer mais do livro por vc, acho que a ideia de se ser sentir conversando com uma amiga foi bem interessante.
    Adorei a dica.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  20. Olá!


    Bom saber que você gostou do livro, as vezes eu uso esses app, mas na grande maioria prefiro os livros físicos, até mesmo pq minha vista agradece. Gostei muito dessa dica, além da autora falar com o público da sua idade, ela vai mais além.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Esse mês eu estou horrível com a leitura. Não conseguir ler nada ;(
    Eu conheço a Bruna (sigo ela nas redes sociais) e tenho interesse nesse livro dela e também aquele novo que ela escreveu com outras autoras (esqueci o nome agora). Não é uma leitura que quero desesperadamente, mas tenho curiosidade. Com certeza tem livro para cada momento de nossa vida, alguns deixam lições para sempre e esses são meus favoritos.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    eu sou loucas para ler esse livro da autora, essa capa é linda demais, já li outro da autora mas espero ler todos porque a escrita é uma delicia, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.