Resenha: As Crônicas de Nárnia: O sobrinho do mago

5 de fevereiro de 2016

Título: As Crônicas de Nárnia: O sobrinho do mago | Autor: C. S.  Lewis | Editora: WMF Martins Fontes | ISBN: 9788578270698 | Páginas: 97 | Onde comprar: Buscapé
Sinopse: "A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais."
    Oi gente, tudo bem? Antes de mais nada, preciso esclarecer que a minha edição do livro é a completa (volume único com o leão bonito na capa), porém achei melhor  usar a capa da edição de 1997 para diferenciar as resenhas. Outra diferença é que no volume único esta primeira  crônica a ser resenhada  tem  apenas  97 páginas e em sua versão original possui 184. Agora, podemos começar.
    Devo começar dizendo que se você viu os filmes antes  de ler, através do volume  único, talvez fique um pouco confuso já que a primeira crônica não gira em torno dos quatro irmãos: Lúcia; Edmundo; Susana e Pedro, mas sim contando a aventura de Digory e Polly. Mas tal confusão  não dura muito tempo, pelo contrário, torna a leitura ainda melhor, pois podemos então descobrir de onde veio o famoso guarda-roupa mencionado em outras crônicas, entendemos melhor o começo de tudo e de onde vieram alguns dos personagens da série. Na ordem cronológica  podem ver que esta história foi a penúltima a ser  lançada (1955), sendo o sexto volume, porém  aconselho a todos que nunca leram a começar  por esta. No volume único esta já é a primeira crônica apresentada.
     A escrita de  C.W Lewis é elegante, porém muito  fácil  de ler, afinal foi escrita originalmente para o público infantil. Não há muitas palavras difíceis e a narrativa (em terceira pessoa) é interativa. Ou seja, em alguns momentos o autor fala diretamente com o leitor e isso foi  algo novo para mim em um livro do gênero. Achei divertidíssimo. Com isso, a leitura  fluiu  facilmente. Devorei as páginas em pouquíssimo tempo.
    Os personagens são excêntricos, o que só torna tudo mais interessante. Me peguei rindo diversas vezes e outras tantas me encantei com a nobreza de muitos. É claro que nem todos são flores cheirosas, mas o enredo impecável e a bravura dos mocinhos me fisgou completamente. Foi difícil de largar e interromper a leitura para fazer qualquer outra coisa que fosse.
    Sobre o enredo, bem como a escrita, eu não tenho sequer  uma  reclamação a fazer, uma vez que a obra foi excelente para mim. Recomendo á todos que gostam de crônicas e fantasias. Foi o primeiro contato que tive com o  autor e só me arrependo de não ter lido antes.
    Como haverá um reboot dos filmes espero que façam  também uma adaptação deste volume da série,  que é muito importante na história por, como eu disse, contar como Nárnia foi descoberta pela primeira vez e o surgimento de  personagens importantíssimos como Aslam; a Feiticeira; os animais falantes e tudo o  que existe em Nárnia. Até mesmo das árvores.
    Antes de concluir preciso dedicar este parágrafo para lhes contar o quão encantador Aslam é. Ainda que só seja possível compreender de fato lendo o livro. Sua grandeza e bondade me lembram muito um Deus (ainda que eu não seja religiosa), muitas coisas me fizeram lembrar das histórias da criação do universo. Sua alma é tão profunda que apenas lendo conseguimos nos sentir diferentes deparados com um personagem  tão nobre. Ele não representa medo, mas segurança; certeza. De que tudo no final ficará bem.
    Termino dedicando esta resenha a Natália, uma grande amiga e Narniana que com muito orgulho me "apresentou" a série e me incentivou a ler. Um beijo e até a próxima!
 

29 comentários:

  1. Nunca li e nem vi o filme, fui uma criança medrosa que não gostava muito de coisas sobrenaturais,por isso nessa lista de não lidos tem harry potter também. Eu gostei da sua resenha, mas não sei se fiquei curiosa pra ler o livro, acho que tenho um bloqueio com as crônicas de narnia e não sei explicar o porquê :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mágico, vc deveria pelo menos tentar já que é um livro curtinho.

      Excluir
  2. Oie, ainda não li o livro, mas tenho a maior vontade, pois todos dizem amar esse livro, ou seja, desse ano não passa.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!/Eu também tenho esse livro mais ainda não li. Eu já assisti os filmes mas já sabia que a história não começava de fato com a história do primeiro filme.
    Adoro uma fantasia e esse é um clássico da literatura neh?!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camila, é sim. Eu não sabia porque nunca pesquisei nada sobre e vi somente o primeiro filme, mas estou encantada com a série.

      Excluir
  4. O livro é um mergulho no doce sobrenatural, com personagens que lembram personagens da História Mundial, sendo esta real ou nao. E os filmes baseados na obra toda são lindos demais! Ainda mais legal é saber da amizade entre Tolkien (Sr. dos Aneis) e C. S. Lewis! <3 Puro amor! :D
    Beijooos, Min

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaisa, sua linda, tudo bem
    O meu também é volume único, agora fiquei com uma dúvida, será que a nosso livro tem as crônicas resumidas, cortadas, ou estão na íntegra, mas que com a edição conseguiram reduzir o número de páginas, toma que esteja na integra caso contrário vou ficar frustrada e triste. Eu não conhecia essa primeira crônica, e estou curiosa para descobrir a origem do armário. Adorei esse narrador conversando com o leitor, também nunca tinha visto. Não vejo a hora de ler. Gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, acho que não é o caso delas serem cortadas, deve ser porque as letras são menores e as folhas maiores. O que eu achei muito ruim, poderiam ter caprichado mais na edição.

      Excluir
  6. Oi, gatona! Sinceramente, As Crônicas de Nárnia é uma série que não me sinto instigada a ler, por mais que falem bem. Mas eu ainda preciso dar uma chance à leitura. Acho que posso me surpreender.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, mulher, você vai se surpreender muito. Conhecendo seus gostos como eu acho que conheço, tem boas chances de você adorar!

      Excluir
  7. Oii,

    Vejo tantos comentários sobre o livro, que se eu já estava curiosa em ler, agora fiquei mais ainda.
    Gostei muito da resenha e já vou colocá-lo em minha lista para leitura. Parabéns!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tá perdendo tempo menina, corre fazer essa leitura!

      Excluir
  8. Oi, Thaísa!

    Eu tenho o livro aqui e nunca consegui terminar de ler. Vou sempre deixando pra depois e depois, e acabo não lendo.
    Preciso consertar isso.
    Só vi o primeiro filme. :)

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. San, para de bobeira, o livro é ótimo. É grande, mas compensa!

      Excluir
  9. Devo dizer que sempre tive curiosidade em ler este livro, mas o volume único é muito grande e as letras tão pequenas que isso me desanima muito! Mas adorei a resenha e já tenho curiosidade em ler! ><

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, acho que pela internet talvez vc ainda consiga encontrar (uma raridade) os livros separados.

      Excluir
  10. Oi, flor.
    Gostei muito da sua opinião. Saber que o enredo, a narrativa e os personagens te encantaram dessa forma apenas me anima, pois tenho exatamente essa edição completa de Nárnia como você. Não sei quando a lerei, mas sei que vou me apaixonar por essa história. Do jeito que resenhou, noto que não tem como ser diferente. Gostei de saber que a primeira crônica não gira em torno dos irmãos. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, fiquei muito feliz e ansiosa pra ler a sua resenha das crônicas, espero que goste!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro das Crônicas de Nárnia, mas achei legal eles terem pensado nisto e colocado o sexto livro como o primeiro no volume único, já que ele explicaria melhor a história para quem estivesse lendo sem conhecer.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Acredita que eu quase comprei esse livro, só que meu pai não pagou meu boleto, no tempo estava muito barato. Eu morro de vontade de ler. E já anotei a dica de começar por esse conto, ah mas ele é o primeiro, então não tem problema ahahah amei a resenha, espero ler em breve.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Thaísa, estou com o livro aqui e sua resenha me deixou mais animada para pega-lo para a leitura. Tenho a mesma edição que vc!
    Bjs

    Achados da Mila

    Fanpage- Achados da Mila


    ResponderExcluir
  14. Realmente, só para quem viu o filme, pode dar um pouco de confusão, apesar de não ser muito adepta da ideologia cristão, esse é um livro que gosto bastante e sempre indico aos meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, eu também não sou, mas que é bom é.

      Excluir
  15. Oi. Acredita que nunca me interessei pelos livros nem os filmes. Sei lá acabou não me atraindo, prefiro outros do que ele. Meu irmão ao contrário de mim ama os filmes e se for recomendar o livro vai ser de muita valia pra ele. Parabéns pela resenha, não sabia que era essa sequência certa.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  16. eu tenho esse volume desde 2013 até hoje não li nenhuma das histórias acredita? mas mulher com o tempo que ando tendo dá não kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.