Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

14 de fevereiro de 2016

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal | Autora: J. K. Rowling | Editora: Rocco | ISBN: 9788532529954 | Ano: 2015 | Páginas: 223 | Onde comprar: Livro  único | Box

Sinopse: "A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu... Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro."
    Oie, gente, tudo bem por aí? Hoje a resenha é muito especial, pois não se trata de um livro lido pela primeira vez, mas sim da primeira  releitura que eu faço na vida. Sim, fiz questão de que o primeiro livro a ser  relido por  mim fosse Harry Potter, lembrando que a iniciativa partiu do Projeto  Lendo Harry Potter, sobre o qual eu falei aqui neste post.
    Bom, como eu comecei  a ler a  saga muito  nova, foi praticamente como ler pela primeira vez, mesmo  tendo a ssistido  ao filme  outras milhares  de  vezes  também. Muita coisa que me havia passado despercebido fez mais sentido agora,  as peças se encaixaram de  uma  maneira  muito melhor e a leitura fluiu também muito mais  rápido. Nem preciso dizer  que a narrativa  da  J.K  é  maravilhosa: mistérios; perigos; dramas e aventura tudo na medida certa.
    O modo como somos introduzidos ao universo - enorme - de Hogwarts é mágico. A autora toma todo o cuidado possível para que não haja uma avalanche de informações e detalhes de uma vez só. A cada capítulo nos tornamos mais íntimos com os costumes bruxos e com a postura de cada personagem, aos poucos. Outro ponto excelente do livro é que mesmo com uma quantidade significativa  de personagens, nós não ficamos confusos, pelo contrário, vamos entendendo como cada  um é  importante  para a evolução da história. E são personagens muito instigantes e extraordinários, diga-se de passagem.
    A escrita é fácil e o enredo muito bom e divertido, fazendo com que seja uma leitura para qualquer  gosto e idade. Apesar de sentir nojo de pessoas como a família  Dursley, também me diverti com eles e consegui tirar muita lição  bacana do livro. Algumas, é claro, vindas de Dumbledore. Mas o livro vai muito além disso e é completamente diferente de tudo o que eu já li, sem  comparações. É uma emoção atrás da outra, cada gargalhada é mais gostosa que a anterior e eu dei  várias  durante a leitura.
    O desenvolvimento dos personagens é notável e gratificante, até os secundários tem muita importância para a trama e cada laço de amizade construído entre os alunos fez meu  coração  palpitar. Me senti uma verdadeira bruxa novamente e as lágrimas  enroscaram  na  garganta  por  várias  vezes até  eu finalmente  fechar o  livro.
    A edição está  maravilhosa,  apesar de  eu sentir  falta de  orelhas  no  livro. As ilustrações são  muito bem  feitas, um trabalho  incrível e não encontrei erros gráficos que eu me lembre, exceto pela confusão de que a  plataforma 9 ³/4 é  chamada de plataforma ¹/2, o que me confundiu um pouco. Não lembro se na edição que eu li pela primeira vez também estava da mesma forma.

17 comentários:

  1. Oi Thaísa estou querendo muito ler Harry Potter, mas como eu tenho um objetivo pessoal em rota não poderei participar do projeto :( Gostei da sua resenha e meu deu mais vontade de conhecer esse universo magnífico da J.K.
    *só uma dica, tenta colocar os link para abrir em nova guia e não fazer as pessoas saírem das páginas nos seus textos, porque corta no meio da leitura :3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, deixar, vou fazer isso sim. Obrigada pelo toque!

      Excluir
  2. Essa edição é linda! Acredita que ainda não li nenhum livro? Mas confesso que não tenho um interesse muito grande, mas quero ler no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe o que está perdendo, espero que leia e goste!

      Excluir
  3. Estou maluca querendo essa edição de Harry Potter. Já li os 7 volumes, mas essas novas capas tão muito amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão lindonas, né? Dá vontade de ficar olhando o dia todo.

      Excluir
  4. eis um livro que sempre tive implicância, e mesmo quando tentei dar uma chance pra ele, não rolou... eu peguei um abuso enorme pela série e tudo relacionado a ela... xD

    ResponderExcluir
  5. Harry Potter é uma série que guardo no coração, que, assim como para várias pessoas, despertou o meu interesse pela leitura. Eu lia, mas não de forma tão voraz. É incrível quando você poder crescer junto com o personagem.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, senti o mesmo. Vou criando coragem e crescendo junto a cada página.

      Excluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Acredita que eu nunca li HP? Sempre tentei quando era mais nova e não conseguia... Ano passado peguei para ler e fiquei tipo: PQ VC NÃO CONSEGUIU LER ISSO ANTES? É SENSACIONAL!! Essa edição realmente está muito linda. E eu também senti falta das orelhas nos livros. E esse negócio da plataforma também me confundiu...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Oie
    acredita que nunca li nada de hp? adoro os filmes e sempre adorei mas nunca tive oportunidade, preciso colocar numa meta de ler pois tenho muita vontade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Acredita que ainda não li Harry Potter? rsrs. Eu tô querendo comprar os livros para começar a ler. Adorei sua resenha,não importa quantas vezes leia ou veja os filmes, é difícil ficar saciada né? rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi ^^

    Amo HP e acho esta edição muito bonita. *-*
    Me faltam palavras para descrever meu amor por este post hehe

    HP <3

    ResponderExcluir
  10. Você acredita que eu nunca li Harry Potter? Apesar de muitos amigos me insistindo, eu não tenho vontade :/
    Mas adorei sua resenha
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu sei que terei que ler Harry Potter algum dia, mas ainda não estou muito afim de ler, mas sua resenha me deixou muito curioso para começa, quem sabe mais para a frente? Adorei!!

    Abraços & Até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Aaah, Harry Potter <3 Meu amorzinho!
    Na edição que eu li também estava "Plataforma 9 1/2", bem triste, né?
    Beijo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.