Resenha: As Crônicas de Nárnia: O Leão; A Feiticeira e o Guarda-roupa

27 de fevereiro de 2016

Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa | Autor: C. W. Lewis | Editora: WMF Martins Fontes | ISBN: 9788578270698 | Páginas: 88 | Onde comprar: Buscapé

Sinopse: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu."
    Oi gente, tudo bem? Hoje eu trago mais uma resenha de As Crônicas de Nárnia pra vocês. Como o livro único é bem grande eu decidi lê-lo aos poucos, sendo algumas crônicas por mês e isso também porque eu preciso organizar minhas outras leituras e tudo mais, então esta é segunda crônica que eu resenho em Fevereiro e você pode ver a resenha de O sobrinho do mago clicando bem aqui.
    Bom, eu já havia explicado na resenha anterior (então quem não viu, vai lá) sobre a ordem de lançamento e a ordem pela qual a editora organizou esta edição. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa foi o primeiro a ser lançado, originalmente em 1950, e também o primeiro a ser adaptado para as telonas e hoje é dele que vamos falar.
    Logo de início conhecemos Lúcia; Edmundo: Suzana e Pedro e se você assistiu ao filme vai se chocar com o quão fiel ele é a crônica em si. Tudo, praticamente, acontece da mesma maneira e eu não consigo me lembrar agora de algum detalhe importante que tenha sido diferente. Os quatro irmãos que estão fugindo da guerra e são mandados para a casa de um velho professor, lá a mais nova deles esbarra com um guarda-roupa que os transporta para um universo completamente diferente.
    A narrativa continua impecável e divertida e apesar das letras minúsculas da edição e da folha extremamente branca a leitura flui muito bem, como da primeira vez, ou até melhor. Aqui vamos rever, bem vagamente, alguns personagens da primeira crônica e também personagens completamente inéditos. Já deixo avisado que é completamente impossível não se apaixonar pela bravura, coragem e coração de algum deles ao menos. Eu mesma quis abraçar todos um por um durante a leitura.
   A aventura nesta crônica é bem mais evidente, o que torna a leitura só mais interessante a cada página. Pronto, Nárnia me conquistou irreversivelmente. Apesar de todos os perigos pelos quais os quatro irmãos correm; os vilões; as traições, mesmo depois de tudo conseguimos sempre encontrar um fio de esperança em algum lugar pra confiar que vai dar certo no final. A Feiticeira é um personagem desprezível, mas nem tive tempo de me preocupar com ela com tanta aventura acontecendo ao mesmo tempo e com tantos outros personagens bons no enredo. Eu li faminta e só parei mesmo porque precisava ler outros livros.
    Concluo dizendo que amei também esta crônica e que se não te convenci até o momento de ler esta fantástica história eu realmente não posso continuar tentando, mas desejando que um dia uma luz toque no seu coração e diga: leia porque é muito bom. Se você gosta de fantasia, não vai se arrepender.

11 comentários:

  1. Que resenha linda, confesso que nunca li Nárnia kkkk vergonha agora, mas tipo eu queria essas edições bonitinhas, mas são difíceis de encontrar.

    Até mais,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem? Essas edições são difíceis mesmo, mas no buscapé você encontra as lojas que vendem!

      Excluir
  2. Não li nenhuma crônica, apenas assisti os filmes. Sempre que eu quero comprar o livro único, está com o preço muito caro, mas há tempos quero adquirir As crônicas de Nárnia, pois parece ser um livro incrível e eu só vejo resenhas ótimas falando sobre as crônicas.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é bem carinho, acho que foi o livro mais caro que eu comprei até hoje, mas ainda sim paguei um preço bom. Hoje por exemplo ele esta custando R$ 59,90 no submarino, eu paguei 37 reais na mesma loja (Blackfriday).

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Eu li teu comentário acima, eu paguei 14,90, acredito que a gente tenha a mesma edição <3 eu ainda estou lendo, calmamente não consigo ler tudo, parece que sinto um vazio uma tristeza só de pensar no final. O conto que mais gostei até agora foi O Sobrinho do Mago, é uma abertura e tanto para um livro destes.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou apaixonada por essa história desde os meus cinco anos,fico muito feliz quando vejo que outra pessoa também caiu de amores por esses personagens, assim como eu.
    Tenho o volume único e, apesar das folhas brancas e letras pequenas, não me arrependo nenhum pouco da compra.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, me arrepender eu tbm não me arrependo, mas podia ser melhor né? hahaha bom saber que vc também é fã!

      Excluir
  5. Olá Thaísa, já faz um tempão que tenho 'As Crônicas de Nárnia' na minha estante, aquela edição de volume único (não tão bonita quanto essa da imagem que você colocou), mas por algum motivo infeliz eu nunca pego para ler, sempre fico adiando a leitura, talvez essa minha infelicidade se deva pelo fato de ter assistido a adaptação e detestado (desculpe, os fãs devem querer minha morte com esse comentário), não sei, mas não gostei muito do personagens e a coisa foi tão séria que nem conferi as outras que foram sendo lançadas. Acho isso uma completa idiotice, pois na maioria das vezes a obra é sempre melhor que a adaptação, mas com esse título eu acabei ficando insegura em relação a iniciar a leitura.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Olha me senti totalmente convencida a ler viu...hahaha.
    Mas vou ter que comprar, por que minha irmã deu o dela.
    Na verdade já estava querendo ler desde que vi um vídeo falando sobre a ordem de leitura, e fiquei bem curiosa para ler. Mas quem sabe em breve!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu, particularmente, gosto mais de O Príncipe Caspian, porque foi o primeiro livro que eu li, mas O Leão e a Feiticeira é um livro muito importante pra conhecer o universo de Nárnia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.