Resenha: Redenção: Legionella de M.A Costa

25 de fevereiro de 2016

Título: Legionella | Autor: M. A. Costa | Editora: Livros Ilimitados | ISBN: 9788566464504 | Ano: 2014 | Páginas: 242 | Onde comprar: Saraiva

Sinopse: "Caos, ódio e morte voltam a bater à porta da humanidade. No século XXVI, um grupo racista desenvolve uma super bactéria que mata seletivamente. Caberá a Peter Brose, político jovem, influente e bem intencionado, o desafio de salvar a humanidade de sua autodestruição. Entretanto, sua experiência de vida não o preparou para os fatos deploráveis que se seguirão. Legionella, primeiro livro da série Redenção, dá o pontapé inicial nesta trilogia de ficção científica com muita ação, suspense e imaginação. Ao mesmo que o mundo idealizado pelo autor tem a plausibilidade como principal característica, os personagens que nele habitam são únicos, e os caminhos que a obra segue são marcados pelo inesperado."
    Oie, gente tudo bem? Bom, hoje a resenha é bem delicada frágil, pois se trata de um livro que eu recebi do próprio autor no ano passado, mas só esta semana fui conseguir terminar. Falta de interesse não foi, talvez uma questão de prioridade, mas todas as vezes em que eu pegava o livro pra ler eu simplesmente não conseguia sair do mesmo lugar. Abandonei e voltei a ler  milhares de vezes, por fim consegui tirar uma opinião sobre a obra. Vamos conferir?
    A história é narrada em primeira pessoa, ou seja, por Peter. Até ai tudo bem, afinal, eu já li vários livros com o mesmo estilo de narrativa. Ok. O problema é que também não há muitos diálogos no livro e os poucos que existem são rasos, conversas bobas e sem profundidade. Isso tornou  a leitura muito lenta, porque só o que a gente vê é a forma com que Peter pensa sobre tudo. Sua relação com os outros personagens é fraca e, portanto, não vemos desenvolver nenhuma das personalidades presentes na história. Nem mesmo a do protagonista.
    Outro fato que contribuiu muito para eu ter abandonado a leitura tantas vezes é que existem muitos flashbacks que não acrescentam em nada na história (um ou outro talvez). Isso, somado a falta de diálogos fez com que a leitura se enrolasse cada vez mais.
    Como o livro é dividido em três partes, vou avaliar a evolução da história da mesma maneira. Na primeira o autor não começa já logo contando a história, ele continua uma espécie de "introdução" ao universo que ele criou. Porém uma introdução lenta e chata, com muitos fatos científicos desnecessários e que não mudariam muita coisa na história, só foram colocados ali pra deixar a distopia mais original e preencher espaço, na minha opinião. A impressão que dá é de que o autor tentou criar algo tão único e diferente que ficou pesado, denso e até meio forçado. Não é o tipo de livro que qualquer público viria a ler e se apaixonar pelo gênero. Talvez quem for muito fã e entendedor de ficção científica sim, no meu caso (adoro ficção científica e distopia) não funcionou.
    Na segunda parte, lá pela página 73 é que a história começa de verdade (finalmente). O enredo começa a ficar misterioso e um pouco mais interessante, porém os personagens continuam rasos. Falta ação; aventura e sobra conversa demais. Ao invés de explicar o que está acontecendo ele continua contando mil e outros pequenos fatos que eu não quero saber sobre trocentos outros países. Resumindo, melhora um pouco na segunda parte, mas bem pouco mesmo.
    No final a narrativa fica mais interessante, existem mais diálogos e menos flashbacks o que faz com que a leitura melhore consideravelmente. Mas o chato é o tempo que leva até ficar interessante de verdade. Peter continua sendo o foco e eu confesso não ter gostado quase nada do personagem principal. Ele é uma pessoa pacata, não tem absolutamente nada de interessante e nenhuma habilidade extraordinária, mas acaba sendo o herói e emocionando várias pessoas e eu não entendo o por quê. Mas é assim que acontece então eu continuo lendo. O final é previsível, mas o epílogo dá uma chance de que o próximo volume talvez seja mais interessante.
    Foi extremamente triste ter dado para esta leitura apenas 2 estrelas porque eu estava muito empolgada no começo, esperava muito da premissa e havia gostado muito do universo criado pelo autor. Aliás, preciso esclarecer que eu realmente adorei o universo futurístico que ele criou, a ideia é extremamente boa: ele só poderia ter executado melhor; trabalhado melhor nos personagens e na narrativa. Menos detalhes fariam uma diferença enorme.
     Concluo me desculpando ao autor desde já pela sinceridade enorme na minha resenha, mas eu preciso manter a honestidade e passar para o público o que eu realmente acho de cada livro que eu leio.  Não penso em ler um segundo volume, mas me contento ao menos com a  diagramação do livro que é maravilhosa.

21 comentários:

  1. Uau, parabéns pela franqueza! É bem ruim quando estamos toda empolgada com um livro e ao ler ele nos decepciona. Achei bem interessante a sinopse e acredito que apesar de muitos pontos não terem te agradado, deve ter coisas positivas também. Não sei se leria, mas isso é mais pelo fato de eu não ler muito livros do gênero.

    Gostei muito daqui, beijos!
    http://digaileitoresblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, beleza? Sim, claro, ele tem pontos positivos sim. É que pra mim teve mais negativos que positivos, mas enfim, fico feliz que tenha gostado daqui!

      Excluir
  2. Oi,Thaísa
    Eu fiz uma divulgação desse livro ano passado no blog, a pedido do autor. Lembro que fiquei bem curiosa para ler a obra, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Uma pena que o livro não te agradou, pois também achei a premissa ótima. Quando falta um pouco de desenvolvimento precisamos ser sincera mesmo. As vezes um livro que não nos agradou totalmente pode agradar a outros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Letícia, vi resenhas maravilhosas sobre ele e acredito que tenha agradado a algumas pessoas!

      Excluir
  3. Quando li a sinopse pensei ser um livro tão bom, com essa pegada de distopia que eu gosto tanto. Se não fosse a falta de diálogos que você mencionou eu até daria uma chance para o livro. Mas sem diálogo se torna uma leitura cansativa mesmo.
    Quem sabe o autor melhores isso nos próximos livros da Trilogia.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu realmente espero que melhore, mas não tenho mesmo interesse de ler...

      Excluir
  4. Olá,
    Adoro resenhas sinceras, elas nos dão a oportunidade rara de escolha! Parabéns!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, adorei sua resenha! Você leu a obra e destacou os pontos positivos e negativos. Você não é obrigada a gostar de tudo o que lê, acho importante as pessoas serem sinceras quanto a isso, sem desmerecer o autor ou a obra. Você pode dar sua opinião crítica de forma limpa e justa, sem puxar a sardinha só porque conhece o autor, e sem ofender o seu trabalho. E isso foi o que você mostrou aqui, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    https://www.facebook.com/Literaleitura/

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    uma ´pena que não curtiu a leitura, imagino que para mim também não fluiria muito por não ser um gênero que gosto muito mas adorei sua sinceridade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Às vezes, isso acontece comigo, não consigo fazer a leitura do livro, mas isso é momento, salvo algumas exceções quando não aprecio o livro. Acho que esse é o seu caso, você não curtiu a leitura, que pena. O enredo parece bem interessante, vou pesquisar mais resenhas, pois não conhecia a obra, para conhecer mais um pouco...

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Muitas das vezes aconteceram isso comigo, sinceridade é tudo de bom não é? Gostei muito da sua resenha e mesmo assim leria este livro, o enredo eu achei muito interessante.
    Beijão linda

    ResponderExcluir
  9. Olá, por isso eu gosto mais de narrativas em terceira pessoa, mais personagens podem ser desenvolvidos. Ainda não li o livro, mas acho a premissa interessante, leria se tivesse a oportunidade. Parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Confesso que até tinha me interessado (não muito, pois nao faz meu estilo preferido de leitura) pela sinopse e tudo mais, mas com sua resenha perdi o ânimo de ler, odeio livros lentos, com narrativa arrastada e sem dialogo, com certeza ficaria com tédio. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei a resenha honesta e esclarecedora. O Livro tem uma premissa bastante interessante mesmo,mas que pena que demora pra o enredo se desenvolver. Isso dificulta muito o interesse do leitor.Ainda não sei se o leria,fiquei intrigado rsrs.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho paquerado esse livro faz tanto tempo e nunca compro que já estava até esquecida dele!! rsrs
    Poxa que chato que você desestimulou e isso prejudicou a leitura, a gente se identificar e depois ver que não era nada do que esperávamos é difícil de engolir. Vamos ver quando chegar minha vez, pois eu ainda assim vou ler. ^^
    Abs
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  13. Nossa, a diagramação é linda mesmo, heim? Já ouvi falar dessa obra, mas não cheguei a ler. Acho bem complicado quando a história demora pra se desenvolver, acaba sendo complicado pegar interesse. Adorei a sinceridade em sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oiee,
    Achei a diagramação linda, mas a historia eu não me interessei muito, li a sinopse e fiquei meio sem saber se lia ou não, ai quando li a resenha vi que não quero mesmo hehe. Adorei sua resenha!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Cara, PARABÉNS PELA RESENHA!!!
    Não são muitos blogs que vejo tanta sinceridade assim, porque por mais que o autor tenha cedido o livro e tal, se não gostamos do livro devemos falar, porque muitas pessoas podem acabar tendo a mesma opinião.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Ai, guria, que pena. Eu li a sinopse e fiquei bem empolgada, sabe? Mas, li sua resenha, fiquei decepcionada, mas entendo perfeitamente. E fico feliz por tu ter sido tão sincera, pois pela sinopse eu já adicionaria o livro na minha wishlist.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Olá. Estava até ansiosa para ler o livro, por causa da sinopse, mas lendo a sua resenha pedi toda a curiosidade kkk Poxa vida, são muitos pontos negativos para um livro só. E sou uma pessoa que raramente deixa livros pela metade, e deixei uma trilogia de lado recentemente, por causa da falta de diálogo e isso me deixou frustada e larguei a trilogia.

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Não conhecia o livro, mas duas coisas durante a sua resenha me desanimara ele ser lento e ter flashbacks, geralmente odeio este tipo de leitura, além de ser extremamente arrastada é cansativa.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.