Tudo o que você precisa saber sobre Quadribol

10 de fevereiro de 2016
   Gente, como vocês estão? Hoje vou falar do esporte mais querido entre os bruxos: o Quadribol, ou Quidditch. Quem aí também adora? É muito divertido e faz parte de toda história de Hogwarts e, óbvio, da franquia maravilhosa que é a série Harry Potter. Eu, como Potterhead não poderia gostar menos do esporte. Então, hoje vou contar pra vocês um pouquinho de como o jogo surgiu; quais são as regras; os elementos e também sobre os jogadores. Fica comigo até o final do post, pois tem algumas curiosidades bem legais também!

A História
    A titia Rowling (ó que íntima) escreveu e publicou o livro Quadribol através dos séculos, que também existia na biblioteca de Hogwarts e a verba do mesmo foi revertida para a instituição britânica de caridade, a Comic Relief. Mas como eu ainda não li, vou compartilhar o que eu sei ok?
    Tudo começou com Astor Utterson, um bruxo e criador de dragões que ficou encantado com a criação de Vassouras para meio de transporte e sentiu que faltava um esporte para bruxos. Como filho de trouxas, ele praticava alguns esportes e juntou de cada um sua modalidade preferida para mais tarde, em um tempo livre do trabalho com dragões, juntar todas elas e criar um novo esporte que usasse a vassoura, já que a mesma oferecida várias possibilidades em campo.

O campo
    O campo de Quadribol que vocês veem nos filmes, todos maravilhosos, são ovais e com específicos 152 metros de comprimento por 55 de largura. Dentro dele há uma pequena área circular, de  60cm de onde as bolas são lançadas. Em cada extremidade do campo existem três balisas com 15m de altura cada uma com arcos na ponta, por onde os gols são feitos com as chamadas Goles. É onde o goleiro fica para defender seus respectivos times de levar pontos. Lembrando que cada vez que uma Gole atravessa os arcos é marcado 10 pontos.

As bolas

  • 1 Goles de 30cm, sem costuras e na cor vermelha. Sua função, como disse ali encima, é atravessar os arcos e marcar pontos.
  •  2 Balaços  de 25cm, pretos e de ferro. Eles voam pelos ares, tentando derrubar os jogadores de suas vassouras.
  •  1 Pomo de ouro, cujo tamanho é de uma Noz. É a bola mais importante do jogo, sendo muito veloz e difícil de apanhar. Ela é trabalho do apanhador e quando é capturada dá ao seu time 150 pontos. Também finaliza o jogo.
Os Jogadores
    O Quadribol funciona com 7 jogadores de cada lado, sendo 3 Artilheiros: cuja função é acertar os arcos com a Goles e marcar os gols, enquanto escapam dos Balaços; 2 Batedores: Protegem o time dos balaços e os rebatem para o time adversário enquanto o único Apanhador do time, geralmente o jogador mais hábil e veloz, sai em busca do Pomo de ouro. Não é tão difícil de entender quanto parece, certo? O interessante é que cada partida do jogo pode durar até três meses, pois eles só terminam quando o pomo é capturado.

Seleções Nacionais
    Existem várias equipes de Quadribol além das casas de Hogwarts, as seleções nacionais a competirem pela Copa Mundial de Quadribol são: Alemanha; Austrália; Bulgária; Espanha; França; Inglaterra; Japão; Estados Unidos e Nórdica. Além de vários outros times que representam suas cidades.
    
   Curiosidades
     Puddlemere era o time favorito de Alvo Dumbledore; Chudley Cannons era o time para qual Ronald Weasley torcia; Monstrose Magpies é conhecido por ganhar 32 taças da Copa e Gina, depois de terminar a escola, jogou como apanhadora do time Holyhead Harpies até sentir a necessidade de abandonar a carreira para cuidar da família.
    E aí? Ficou com vontade de jogar? Bom, eu não sei dizer qual seleção é a minha favorita, mas dentre as casas de Hogwarts eu torço para a minha é claro, Grifinória. E adoro o Ronald como goleiro, minha cena de Quadribol preferida é quando ele defende todos os gols e se sente super confiante. 

29 comentários:

  1. A Tonks também era torcedora do Holyhead Harpies, um time formado só por mulheres. E a Gina foi jogar como apanhadora? Tem certeza? Pelo que eu lembro, a JK Rowling disse que ela virou uma estrela do time, mas não lembro de ela ter falado que foi como apanhadora e, levando em consideração que a sua posição no time da Grifinória na verdade era artilheira, só substituindo o Harry quando ele não podia jogar, e ela até ter tido pro Harry que preferia ser artilheira do que apanhadora, eu sempre presumi que ela fosse artilheira quando foi jogar profissionalmente... Mas não achei nenhuma fonte confiável que afirmasse uma posição ou outra.
    Mas essa é só a Potterhead em mim que sempre quer saber tudo.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, segundo o que eu li e pesquisei, a J.K revelou que era como apanhadora, a fonte pode sim estar errada, mas foi o que eu li. Beijos.

      Excluir
  2. Até tenho o livro Quadribol aqui em casa, mas nunca li. Fiquei apenas na série HP.
    Gostei da postagem.
    Parabéns
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler, deve ser maravilhoso. Ainda não li também.

      Excluir
  3. Hey! Preciso dizer e deixar claro! A SLYTHERIN é a melhor no quadribol, dentro da escola e fora quando os alunos se formam. E tenho dito! :P
    Ok, parei! Hahaha Ah, em SP fui num evento de Quadribol, anos atrás! Hahaha A gente usava vassouras e bolas diversas! HAHAHAH xD Saudades da adolescencia! \o\
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yas, realmente a Slytherin joga muitíssimo bem, mas eu sou suspeita pra dizer por sou Grifa até o fim!

      Excluir
    2. Argh, Grifinória?! ><" Poxa... :P

      Excluir
  4. Oiiiii, menina que postagem maravilhosa, realmente por mais que eu goste muito de HP, tinha coisas que eu não sabia e isso me deixou tão feliz *---* Preciso assistir de novo, o vício bom hahahhahahhaa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana, melhor que assistir é ler, faça isso!

      Excluir
  5. Oee,
    Mas que postagem mara!!! Isso me lembra que eu preciso fazer uma maratona dos filmes esse final de semana em despedidas as férias hahaha.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu li os dois primeiros livros e vi os dois primeiros filmes de Harry Potter, e lendo o seu post me lembrei da tenção que senti nas cenas de um jogo de quadribol em que o Harry estava. Ótimo post!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que interessante! Eu não sabia essas coisas sobre quadribol. Preciso ler "Quadribol através dos séculos" logo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Aiiiii, Harry Potter! Amo tudo desse universo
    Também não li o livro de quadribol que a tia JK escreveu, mas quero

    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Se eu tivesse uma bassoura que voasse, com certeza iria querer jogar um pouco, mesmo que só para ficar caindo! Haha! Adorei o post, super interessante!!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, eu também. Mesmo que fosse só de batedor ou algo do tipo.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não sei nada sobre HP, logo fico perdidinha nessas coisas kkkk Mas achei seu post bem interessante porque deu para eu entender um pouco sobre o Quadribol.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Muito bom esse post! Bem informativo! Amoo Harry Potter
    Eu já li o livro de quadribol e gostei muito.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei seu post com bastante dados bem específicos. É interessante para quem não conhece sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Legal seu post!! Bem completinho!
    Eu não li HP, então fico um pouco por fora, assisti todos os filmes, mas nunca é a mesma coisa né?

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Grifinória <3

    Aqui em Brasilia tinha uma galera que se juntava pra simular um jogo de quadribol, nunca assisti, o que é uma pena agora fico na curiosidade para saber como era.

    Adorei o seu post como grande fã de Harry Potter. Está aprovada haha <3

    http://haironfiree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quadribol <3 ADORO. Aqui no Rio de Janeiro tem uns grupos que se reunem em um parque para jogar Quadribol de grama huahuahua. Nunca assisti, mas imagino que deva ser engraçado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Muio legal o post, adoro Harry Potter e esse esporte é muito bacana, ah como que quera jogar uma partida rs' Muito lega as curiosidades, estou relendo Harry Potter e ontem li o primeiro jogo do Harry como apanhador. Quero muito os outros livros da biblioteca.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Tudo no mundo de Harry Potter chama a minha atenção e não é diferente com o quadribol! Adoro a criatividade da autora!!! Nunca tinha visto um post assim, tão explicadinho, adorei!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Saiu da cabeça dela diretamente para nossos mundos né?
    Eu não sabia do livro Quadribol, hahahaha
    Mas adorei!

    Blog Coisas da Juu Top Comentarista Nicholas Sparks

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.