Séries: O que eu achei de Shadowhunters

17 de abril de 2016
    Oie gente, tudo bem? Vocês acharam mesmo que eu não iria mencionar nada sobre a adaptação de uma das minhas séries preferidas da vida inteira? Bom, eu comentei brevemente alguns episódios no Twitter, mas precisava fazer uma resenha detalhada de tudo o que eu achei da temporada e, portanto, esperei a mesma acabar para dar minha opinião. O post vai ser extenso e bem divergente pois minha relação com a série é de amor e ódio, então se preparem.

"Clary Fray é uma adolescente de 15 anos que, sem querer, presencia o acontecimento de um crime. Mas este não é um crime como outro qualquer: três adolescentes cobertos com tatuagens estranhas são os responsáveis pelo assassinato, executado com armas que Clary nunca viu antes. Antes de ela conseguir fazer alguma coisa, os três justiceiros se apresentam para ela: Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, responsáveis por proteger o mundo de vampiros, lobisomens e monstros que querem fazer o mal."    
    Quando a série foi anunciada minhas expectativas eram enormes, altíssimas e a ansiedade eu não vou nem comentar. Porém minha empolgação foi diminuindo logo quando o projeto começou a sair das promessas e se tornar realidade: confesso ter torcido o nariz pra algumas escolhas do elenco e depois vieram os trailers e tudo mais. Vou explicar: Clary (Kat McNamara) é ruiva nos livros; mas eu imaginava um ruivo mais escuro e não o ruivo-quase-loiro de Kat que, aliás, contradiz o ruivo da atriz escolhida para ser sua mãe Jocelyn (Maxim Roy). Já que são mãe e filhas as duas deveriam ter, no mínimo, o mesmo tom de ruivo, não? Este foi o primeiro ponto negativo pra mim.
    O segundo foram os efeitos especiais que me pareciam superficiais demais desde o primeiro teaser e isso desanimou bastante, porém me conformei rápido por saber que esta é a última oportunidade da série ser adaptada e, como eu adoro adaptações, resolvi dar o benefício da dúvida.
    Os atores foram bem escolhidos, Emeraude tem cara de Isabelle; Mattthew Daddario é o Alec que eu sempre imaginei; Alberto Rosende encaixou perfeitamente no Simon e Dominic Sherwood nem se fala né gente? É um Jace perfeito. A única escolha que me deixou decepcionada foi  a atriz Kaitlyn Leeb para viver o papel de Camille Belcourt, a vampira. Não sei se por eu imaginá-la mais séria; alta; corpulenta e com uma postura firme "de dar medo" eu fiquei meio "bléh" quando vi Camille na série.
    A atuação foi alvo de uma avalanche de críticas. Eu sei. Muitas vezes me irritei com os olhares vazios; algumas ações exageradas outras em que eles poderiam ter dado mais de si. Mas nem todo o elenco atuou mal, Emeraude e Alberto, por serem novatos, atuaram maravilhosamente bem e me surpreenderam, mas Clary e Magnus me deixaram muito desapontada em vários momentos.
    Porém devo confessar que o elenco sozinho não faz milagres e eles não escreveram os scripts, eles estão seguindo o roteiro e este, por sua vez, foi trabalhado por vários roteiristas diferentes então com um roteiro mediano os atores não poderiam fazer milagres sozinhos. Alguns episódios foram melhores que outros, mas o que mais me incomodou de fato foi a adaptação do roteiro da série.
    Muitos detalhes dos livros foram cortados como os nomes das lâminas; os nomes das runas; o relacionamento de Magnus e Alec fora acelerado demais e pouco trabalhado; inseriram coisas que não existem no livro ao invés de usar plots maravilhosos escritos por Cassandra. Jace foi dado como um personagem extremamente sério, pouco incluíram suas piadas sarcásticas e seu charme extremamente convencido que faziam dele um personagem até que engraçado. Esqueceram até mesmo que para os Shadowhunters a cor oficial do casamento é o preto e não o branco, deixaram muita coisa importante de lado e inseriram na primeira temporada detalhes que só viriam a acontecer no segundo ou terceiro livro (Por exemplo o primeiro beijo Malec).
    Uma coisa pela qual eu tenho de dar os parabéns ao script é a quantidade de comédia presente. Os diálogos são maravilhosos e bem atuais, fazem a gente rir o tempo todo. Não posso negar que dá vontade de assistir um episódio atrás do outro.
     Os efeitos especiais não foram bons (enquanto a trilha sonora fora esplêndida), mas para uma primeira temporada, que geralmente recebe um orçamento baixo, eles não se saíram tão mal. Como eu disse, alguns episódios foram melhores que outros. A caracterização dos personagens poderia melhorar, mas gostei bastante do visual de Izzy, Jace e Simon, foram os mais fiéis ao livro no quesito.
    Minha conclusão é: eu sei que eles podem fazer melhor e eu espero muito isso da segunda temporada. Não foi uma série ótima como eu de início imaginava, mas também não foi péssima. Com o bombardeio de críticas que eles receberam, acho que dá pra melhorarem muito na segunda temporada e serem mais fieis também. Talvez se eles se aprofundassem mais no sofrimento de Malec (que parece só uma chateação boba na série) e acelerassem menos alguns acontecimentos, daria pra fazer um roteiro bacana e bem interessante. Pretendo continuar assistindo, mas confesso que nenhuma adaptação vai chegar aos pés do quão fantásticos são os livros e que se você pretende conhecer Os Instrumentos Mortais não comece pela série de TV, mas pela obra de Cassandra Clare.
PS: Antes que vocês me xinguem porque adaptações nunca são fiéis, eu concordo. Não gostaria que a série fosse igual aos livros, mas é que ela é nota 5 enquanto os livros são nota 20. Dá pra entender?    

25 comentários:

  1. Ah! SH, pra mim, é uma série que deve continuar! Amo os livros e sempre quis mais filmes, mas como não teremos, que venham vários eps da série... :P
    Efeitos especiais, queremos! XD Heheheh
    Ah, Izzy arrasa demais! \o\
    Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que deva continuar, mas precisa melhorar bastante!

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada pelos livros, fiquei decepcionada por não ter os outros filmes...
    Mas que bom que lançou a série.
    Também fiz um post sobre a série..

    http://opiniaofeminina1.blogspot.com.br/2016/04/dicas-de-seriado-vem-conhecer.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muita falta da Clary e do Jace do filme, o resto do elenco prefiro da série kkkk

      Excluir
  3. Olá Thaísa, tudo bem?

    Eu cheguei a assistir ao primeiro episódio, mas como não acompanhei a série de livros, acabei meio perdida. Mas achei tudo tão focado para quem já conhece a história que parece que só quem está habituado ao enredo que assistirá. Sério. Perdi totalmente a vontade de continuar :/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Pamela, eles deviam ter trabalhado melhor isso pra quem não leu os livros entender a série também :/

      Excluir
  4. Quando vi que ia rolar a adaptação dos livros para a série super animei, afinal o filme decepcionou. Assisti os 4 primeiros capitulos e não sei não me conquistou. Achei o elenco bem melhor que o do filme, mas achei tudo muito acelerado na série. Quem sabe futuramente eu de uma nova chance, mas por enquanto fico apenas com os livros mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, também achei desnecessariamente acelerado, mas né? Tenho esperanças de melhoras...

      Excluir
  5. Oiii Thaí, tudo bem?
    Eu nunca tive interesse nos livros e nem na série, mas pela quantidade de comentários positivos e com essa sua postagem, acredito que irei dar uma chance assim que sobrar um tempinho para fazer uma curta maratona, adoro sempre suas indicações que nunca me decepcionaram.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana, fico feliz de poder indicar coisas boas, mas fica aquele conselho né: leia os livros primeiro <3

      Excluir
  6. Aí eu preciso discordar, porque achei a série péssima. Assisti aos 3 primeiros episódios, e nunca sofri tanto pra terminar de assistir um episódio na minha vida! Desisti. Achei tudo muito ruim: desde o roteiro em si, cheio de furos, com diálogos capengas, até a finalização, com cortes nada a ver, efeitos ruins que só... E a atuação não salva de jeito nenhum, gente, parece Chiquititas. hahahah

    ResponderExcluir
  7. Também sento a mesma coisa que você - amor e ódio por essa série rsrs. Amei porque gostei da ideia de fazer uma série da saga da Cassandre Clare que acho um máximo os livros dela. Comecei mal empolgada, mas alguns pontos foram meio decepcionante mesmo como a personagem Clary, algumas coisas que mudaram do livro, e se tivesse inspirado mais nos livros seria beem mais caprichada.
    Mas mesmo assim acompanhei até o fim e vou ver ainda a 2º temporada, tenho esperança que melhoras estão por vir... E mesmo com esses defeitos, ela me viciou rsrs.

    Beijo carinhoso da Kaa
    • Senhorita Inspiradora

    ResponderExcluir
  8. Hey, Thai!

    Eu ainda não acabei de ler a série, por isso não comecei a assistir ainda.
    Mas tenho visto mesmo muita gente - aqui e nos EUA - criticando as atuações e se mostrando cada vez mais frustrados.
    Como curiosa que sou, eu vou ter que assistir para tirar minhas próprias conclusões, mas ainda vai demorar um pouquinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaísa, tudo bem? Eu ainda não li a série da Cassandra por isso nem assisti o piloto de Shadowhunters. Depois vi a avalanche de críticas negativas ao piloto que pensei, vou ler os livros primeiro mesmo,rs. Mas foi bom ler as suas impressões da primeira temporada, já dá pra ter uma noção do que esperar,rs.

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou me sentindo um peixe fora d'água, pois ainda não consegui conferir nenhum episódio dessa série. Estou curiosa e pretendo assistir em breve.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu queria ser essa pessoa que conseguisse gostar ou até mesmo amar series, porém, é algo mas forte do que eu. Já ouvir falar dessa serie, e vi tbm vários opiniões sobre ela tbm. Talvez algum dia, eu me der o luxo de ver-la!

    - GAROTINHA ADOLESCENTE.

    ResponderExcluir
  12. Li os livros e estou acompanhando a série (faltam alguns episódios p terminar). Posso dizer que foi uma boa adaptação mas não foi espetacular. Algumas atuações poderiam ter sido muito melhores, em algumas cenas parecem muito forçados e desesperados, mas sem impacto. Efeitos especiais, ok, podem melhorar tb. Eu já gostei da escalação, até mesmo o ruivo da Clary me agradou mais, pois se parece com ruivos naturais, mas realmente é discrepante da ruivice da mãe. Espero que a segunda temporada seja melhor, e que eles não esculhambem tanto com o enredo e a cronologia da história. Oremos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua critica. Eu tentei assistir ao primeiro episódio mas não rolou. Na verdade, na verdade eu só queria assistir essa série pelo japinha que fez Glee, esqueci o nome dele.
    O cabelo da principal ta meio estranho mesmo e ela tem uma carinha de ser sem sal e sem açúcar... kkkk
    Vou dar uma chance para a série depois de ver sua crítica mais profunda.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  14. Me desculpe não me aprofundar na leitura, é porque HOJE estou iniciando a série, esperei acabar a primeira temporada pra mergulhar na aventura. ^^
    Assim que acabar volto pra conversarmos!
    Abs
    Ni
    Cia do Leito9r

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não assisti ao seriado ainda, mas quando vi o filme, já não curti. Confesso que não gostei de terem feito um seriado, em vez de darem continuidade a franquia de filmes :/ maaaas, fazer o que!

    Pelo jeito essa saga, vai ser boa só nos livros mesmo.Porque nas telinhas e telonas, ta difícil...

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Essa é a série do momento, e estou doida
    pra assistir mas preciso de tempo pra me dedicar a ela.
    Eu não li os livros, então não vou poder fazer as comparações, mas tomara que na próxima temporada sejam mais fiéis a obra de origem e foquem em fatos importantes.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Ai, Thaísa, eu fiquei muito decepcionada com a série. Depois do desastre que foi o filme, eu pensei que eles fossem trazer alguma coisa bem mais pensada e elaborada e quando vi muita gente falando bem da série, eu tomei coragem pra ir assistir e...

    QUE DECEPÇÃO! Não consegui terminar nem o primeiro episódio de tanta vergonha alheia que eu tava. Achei bem ruim mesmo :/

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá! Também não gostei muito da série, achei legalzinha, poderia ser bem melhor! Abraços!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não li os livros, mas morro de vontade. Eu fiquei bastante curioso quando vi o trailer da série. Mas quando vi algumas cenas e as diversas críticas negativas eu desisti. Espero que melhorem na segunda temporada.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu sou do contra, adorei a série. É da abc family, c´s já viram as bizarrices que sai de lá? Poderia ser melhor? sim, mas num estilo trash zuado a série diverte e empolga. Adorei os detalhes que faziam remissão aos livros. Tem muito pra melhorar e eu espero que na próxima melhore^^ mas é só levar na brincadeira que a série vale a pena!^^
    ps: cabelo da clare, eu queria.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.