Resenha: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

18 de abril de 2016

Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban | Autora: J.K Rowling | Editora: Rocco | ISBN: 9788532529978 | Páginas: 318
Sinopse: "Durante 12 longos anos, a assustadora fortaleza de Azkaban manteve prisioneiro o bruxo Sirius Black. Condenado pelo assassinato de 13 pessoas com um só feitiço, alguns acreditam que Black seja o mais fiel dos seguidores d'Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora ele fugiu da prisão. E os guardas da prisão disseram que Black andara repetindo a seguinte frase durante o sono "Ele está em Hogwarts... ele está em Hogwarts." Será que o perigoso bruxo esta vindo atras de Harry? Seja como for, Harry não está seguro, nem mesmo dentro de sua escola de magia, cercado por seus amigos. Principalmente porque, para piorar as coisas, pode haver um traidor entre as pessoas que o cercam."
    Quem acompanha o blog sabe que eu estou participando do Projeto Relendo Harry Potter, criado pela Ju no blog Nuvem Literária e as duas resenhas anteriores vocês podem ler clicando nos links aqui e aqui. Bom, cá estou eu hoje para falar do terceiro livro da série e de como foi relê-lo. No terceiro livro da série Harry tem um novo "inimigo", tudo aponta que Sirius Black é um aliado de Você-sabe-quem e está atrás dele para matá-lo; Hermione está estudando mais matérias do que seu horário permite e seu novo animal de estimação - o gato Bichento - não está facilitando a vida de Perebas, o rato de Rony. Além disso Hagrid se tornou o mais novo professor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, dando aula de Trato das Criaturas Mágicas.
    A narrativa de J.K Rowling permanece impecável como sempre. A aventura é constante neste volume, mas aqui ficamos mais envolvidos na vida acadêmica dos bruxos do que nos outros dois primeiros livros. Aos poucos os detalhes do assassinato de Lilian e Tiago Potter são introduzidos e de um modo que não fica confuso pra ninguém, mas também deixa alguns mistérios no ar para serem explicados depois. Esta segunda leitura foi bem melhor que a primeira, notei bastante coisa que havia deixado passar despercebido antes.
"Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente nos momentos de grandes dificuldades?"
    Prisioneiro de Azkaban é um dos meus livros preferidos da série, por termos a chegada de novos personagens que eu gosto bastante como Sirius e Lupin, mas com ressalvas. Por exemplo, me irrita demasiadamente, mais que nos dois primeiros volumes, a forma como Harry é privilegiado. Eu adoro o personagem, mas é chato que ele ignore tanto as regras do colégio e nunca seja devidamente punido pelos seus atos. Ás vezes torcia bastante para que Snape desse alguma suspensão extremamente chata para ele, que o fizesse pensar duas vezes antes de agir.
    Outra coisa que me irrita bastante neste livro é que muitas vezes Harry e Rony colocam várias coisas acima da amizade deles com Hermione e fiquei muito comovida com a cena com que ela deixa os sentimentos virem á tona e pede desculpas, mesmo não sendo culpada de nada. Mas exceto isso o livro é perfeito e bem diferente do filme, aliás, preciso mencionar que as cenas de Quadribol do filme não chegam aos pés da narração do livro, por melhor que tenha sido a adaptação.
    Mal posso esperar para reler O cálice de fogo e reviver toda a magia do torneio tribruxo!

11 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Gostei da sua resenha, mas nunca li nada sobre o Harry, mas pretendo mudar isso no futuro é que agora estou cheia de leituras atrasadas, mas depois pretendo ler, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. EU não sou fã de harry potter, mas gostei de como vc escreve, e a foto do livro está lindíssima, amei teu blog!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Thaí, tudo bem?
    Eu sou louca para ler os livros do Harry, acredito desde de pequena eu pegava livros na biblioteca sabe?
    Então uma vez peguei o primeiro volume da série e quando estava lendo e não percebi faltavam as últimas páginas, no qual até hoje não sei o final do livro, apesar de ter apenas assistido ao filme, sinto falta, pretendo comprar os livros e ler um dia ainda, sua resenha e a foto ficaram incríveis <3 me apaixonei
    Beijinhs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Também estou participando de projeto da Ju e estou adorando, mas esse mês ainda não consegui pegar no livro e estou louca. Esse livro é muito bom, como você disse a chegada de novos personagens e toda aquela reviravolta no final é de deixar maluco rs' Concordo com você, Harry é muito privilegiado rs' mas acredito que a "desculpa" para não ser punido, é que ele sempre salva e ajuda Hogwarts dos perigos, então para que puni-lo né rsrs.. mas espero na próxima semana, ainda ler esse livro maravilhoso!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que projeto bacana! Eu ainda não li HP, mas tenho vontade de conhecer a história mais profundamente, pois só assisti aos filmes.
    Sempre vejo promoções dos livros e pretendo comprar futuramente. Esse ano não sei se vou conseguir ler (por causa do TCC), mas quero fazer a leitura em breve e vou me programar para isso ano que vem.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a resenha porém tem algo nos livros do Harry Potter que nunca me chamou atenção, não sei porque nunca consegui ler.
    Quem sabe um dia não é?
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaísa.
    Harry Potter é uma série que nunca perderá seu encanto não é mesmo!
    Eu pretendo realizar outra releitura dos livros assim que possível, mas são muitos livros não lidos na estante para fazer releitura no momento.
    Eu adoro esse livro tbm pelo Lupin e o Sirius, mas meus favorito é O Cálice de Fogo.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. é sempre bom revisitar obras que já lemos porque a gt sempre encontra algo que nos surpreende e que na primeira leitura passou batido... espero que vc conclua o desafio com sucesso... particularmente eu não curto HP, mas conheço muita gente que gosta...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. O Prisioneiro de Azkaban é meu livro favorito da série, eu acho. Adoro as novidades e o visível amadurecimento das personagens. Concordo com relação aos privilégios de Harry, mas acredito que não fosse a impetuosidade dele em ir atrás dos mistérios, a história não andaria para frente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Thaisa, Hp é um dos meus queridos, li há muito tempo atrás todos os livros. Simplesmente demais.Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Acho que reli este livro umas 3 vezes, como minhas edições são antigas é o que está mais detonado. Vi sua edição ali em cima e me deu vontade de ter uma nova.
    E claro que você percebeu coisas que não tinha percebido, principalmente se você reler depois que leu a série toda, aconteceu comigo também.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.