5 Distopias que eu preciso muito ler

2 de maio de 2016

    Oie gente, tudo bem por aí? Há muito tempo em uma galáxia muito, muito distante eu costumava fazer Top 5 - desculpem a piada - e já faz alguns meses que eu não atualizo essa categoria aqui no blog, que é uma das minhas preferidas porque eu posso abordar um pouco de tudo que eu costumo falar aqui no blog. Bom, hoje eu escolhi falar de livros - pra variar.
    Quem me acompanha sabe que eu ando apaixonada por distopias e apesar de não ter lido muitas obras do gênero, já sei que é um dos meus preferidos e o vejo crescendo muito ultimamente. Várias trilogias e séries e até mesmo livros únicos distópicos estão surgindo no mercado e parecem estar agradando muito ao público. Eu comecei com a trilogia Divergente, mas existe uma lista ENORME de livros que eu quero ler. Hoje eu vou mostrar só cinco.

Estilhaça-me, Tahereh Mafi
Sinopse: "Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser uma guerreira."

Maze Runner - Correr ou morrer, James Dashner
Sinopse: "Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Laranja Mecânica, Anthony Burgess
Sinopse: "Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo."

Jogos Vorazes, Suzanne Collins
Sinopse: "Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias."

Delírio, Lauren Oliver
Sinopse: "Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?"

25 comentários:

  1. Desses eu só li Jogos Vorazes, a trilogia toda e SUPER recomendo pra quem gosta do gênero <3
    Os outros, eu quero MUITO ler também!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, eu vou ler sim, estava, na verdade, só esperando a hype toda passar.

      Excluir
  2. Maze Runner - Correr ou morrer, vi o filme (que adoreeei), mas quero demais ler! <3 Jogos Vorazes é incrível, amo demais os livros e filmes, puro amor! <3 :D :D Os outros ainda nao li, infelizmente... :/ Mas quero ler Estilhaça-me! ^^
    Beijao, Min

    ResponderExcluir
  3. Oieee, tudo bem? Ainda nao li nenhum desses livros e só assisti o filme Maze Runner e confesso que gostaria do filme, mas não é um desejo enorme, ou seja, nada que me faça fica louca de vontade de ler. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem? Quem leu o livro diz que o filme não é tão bom, por isso eu tenho tanta curiosidade kkk

      Excluir
  4. Oii!
    Já li Jogos Vorazes (e amo <3) e comecei recentemente a ler Estilhaça-me. Super recomendo, estou amando!
    Tenho muita vontade de ler Laranja Mecânica e Delírio, claro que tenho uma leve vontade de ler Maze Runner, mas acabei assistindo o filme, e como a minha amiga assistiu e quando foi ler depois acabou se enrolando um monte (acho que pelo filme ser bem fiel ficou chato :/), acabou ficando no final da minha listinha de leituras!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, ouço amigas dizerem o contrário... que Maze Runner não foi nada fiel. Mas acho que só eu lendo pra descobrir né? Tenho Liberta-me e Incendeia-me em casa porque comprei numa promoção, só falta o primeiro livro pra eu poder ler!

      Excluir
  5. Jogos Vorazes é muito bom, mas às vezes eu desconfio que gostei pelo motivo errado, eu odiei a Katniss e eu lia o livro com esperanças de que ela fosse morrer no final ou se desse mal. No final, acabei amando a personagem, mas ai só lendo para você descobrir o motivo. Eu já li o primeiro livro de Maze runner e posso dizer que é fantástico, todo final de cápitulo deixa um gosto incível de quero mais e é quase impossível parar de ler. Aqui em casa tenho Delírio para ler e estou louca para começar. Esqueci de falar que tenho o resto da série de maze runner e estou louca para terminar! Estilhaça-me me chama muito atenção pelos elogios e pelas capas maravilhosas. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só assisti o primeiro filme de Jogos Vorazes e achei a Katniss extremamente chata, talvez lendo eu mude de ideia também.

      Excluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Muito bom o post, to louca pra ler varias distopias.
    Inclusive vi que a gente tem um gosto pareceido, todos que vc escolheu pra por no top eu quero ler.
    Alguns eu ja ate tenho o livro e to me enrolando na verdade, hehe.
    Mas ainda vou ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy, também já reparei nisso, temos o gosto bem parecido. Eu não tenho nenhum dos que eu citei, só por isso ainda não li.

      Excluir
  7. Olá!
    Todos os mencionados aqui estão na minha lista de desejados esperando completar a coleção. Como dinheiro faz falta! rsrs
    Com exceção JOGOS VORAZES que já tenho o box, mas me acomodei por causa do filme...
    Amei a postagem, ótimas escolhas. (apesar de não ter lido, sei que são bons. >__<)
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Eu percebi que não me dou bem com distopias, e por isso o meu interesse com elas diminuiu. Só tenho vontade de ler as mais clássicas mesmo, porque as recentes não tem me conquistado. Leia Gênesis do Bernard Beckett, é uma distopia incrível.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Gabi, Vou anotar a dica que você deu!

      Excluir
  9. Desta tua lista eu só li Jogos Vorazes e gostei bastante, li a trilogia em uma semana e se tivesse tempo iria reler hehe

    Maze Runner também está na minha lista de futuras leituras, mas não é uma prioridade, já que eu dormi assistindo o filme ahahahaha

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhuma dessas distopias :( Eu quero muito ler Jogos Vorazes! Provavelmente lerei nas férias do meio do ano... Laranja Mecânica está nas minhas metas para esse ano! Delírio vai fazer aniversário, de tanto tempo que está nos meus desejados! hahaha

    Espero que consiga ler todos. Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, Delírio também está nos meus desejados há muito tempo kkkkk

      Excluir
  11. Oiiie
    Muito legal Jogos vorazes, eu amo a trilogia, Delírio é muito bom mas não terminei de ler a série e Laranja mecânica só vi o filme e super quero ler, boa sorte nas leituras

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei Estilhaça-me, mas não curti, espero que o livro funcione com você. Sou uma apaixonada por Laranja Mecânica.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Minha lista de livros distópicos para ler também é gigante, rs. Já li todos que vc citou com a exceção de Laranja Mecânica, que está na minha wishlist. Já finalizei a trilogia Estilhaça-me, e super recomendo! E também Delírio que eu diria pra vc pensar bem e pq o final é horrendo o livro 3 foi um dos piores que já li na vida :/ então recomendo priorizar outros, mas espero que vc goste mais do que eu gostei. Minha última leitura foi de um livro distópico, De Volta que é o último livro da trilogia The 100, e a minha leitura atual, Reboot, também se encaixa no gênero.
    Beijos e boas leituras!
    Andy http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  14. Distopia também é um dos meus gêneros preferidos. Dos livros selecionadas, com certaza Laranja Mecânica é o melhor. Claro, é um clássico!
    Eu tenho um lista bem grande de distopias que quero ler. No momento estou lendo Silo e A rainha vermelha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, das obras citadas eu só conferi a série Jogos Vorazes...preciso muito ler Laranja Mecânica e Maze Runner.

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Como sou a viciada das distopias já li todas hahahaha! Recomendo fortemente a trilogia de estilhaça-me, é fofinha e com crescimento pessoal da protagonista que me agrada. Laranja mecânica é bem violento, mas muito interessante. São boas escolhas. Vamos esperar pelas suas opiniões *-*

    ResponderExcluir
  17. Oi girl,



    De todas as distopias só não li Laranja Mecânica, e tenho muita curiosidade em conferir...

    Das demais eu super indico Jogos Vorazes, óbvio porque é meu amor maior das distopias. <3

    Delírio, que é um xodó, não li o último livro da trilogia ainda, mas este primeiro é lindo, poético, arrebatador... Eu esperei anos para ele sair no Brasil e quando saí aproveitei cada minuto da leitura e valeu muito a pena. Espere que goste.

    O Estilhaça-me também amei, li logo em seguida de Delírio e adorei a pegada super herói que o livro tem, também falta ler o último livro que está prometendo muito e to doida para ler (não tão doida assim, pq tá há um ano na estante né... Mas deve ser peninha de acabar), só tenho mais uma palavra a dizer: Warner. <3 também espero que goste muuuito. ^^

    E Maze Runner também é bom, apesar de lento no início, mas super vale a pena. É bem diferente e surpreendente.



    Se couber mais um na sua lista de distopias a ler recomendo a série Feios do Scott Westerfield, foi uma das primeiras que li e amei, é bem diferente também, fluida, faz um crítica social super bacana e válida e prende muito durante a leitura, apesar de que não gostei do finalzinho do finalzinho... ainda assim recomendo (risos).



    Super beijo,

    May - http://mayeosvicios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.