Resenha: Cidade do Fogo Celestial, Cassandra Clare

10 de maio de 2016
     "ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais."
Título: Cidade do Fogo Celestial | Autora: Cassandra Clare | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501092731 | Páginas: 532
Resenhas anteriores:
 Cidade das Almas perdidas

    Chegou o dia: o dia de resenhar o último livro da série Instrumentos Mortais. O dia de dar adeus à Clary; Jace; Simon e Izzy (espero ler As Crônicas de Bane e encontrar Malec por lá). Quem me conhece sabe, eu já disse várias vezes, o quanto eu sou apaixonada por esta série e pela escrita de Cassandra Clare, talvez por isso eu tenha adiado tanto a leitura do último livro, mas com Dama da meia-noite me esperando na estante não teve jeito. Era chegada a hora de ler. 
    Todos os personagens evoluíram desde o primeiro volume da série, chegaram aqui maduros e treinados: preparados para encarar o que der e vier pela frente. Sofreram; perderam e estão dispostos a protegerem uns aos outros e isso foi uma das coisas que eu mais gostei: apesar de todas as diferenças entre eles, se tornaram amigos. Logo no começo temos cenas engraçadas e leves que mostra a intimidade deles como jovens de 16/17 anos que são aparentemente normais e estão sempre juntos.
    O problema não demora a chegar, é claro. Mas ele não chega através de alguém que conhecemos. Ele vem através do ponto de vista de Emma Castairs (protagonista de Dama da meia-noite) e a chegada não só dela, mas de vários outros personagens deixa o livro pra lá de interessante. E o livro alterna em alguns momentos os pontos de vista: O de Clary e Jace (com Simon e os Lightwood); o de Maia e o bando dos licantropes (junto com os vampiros também) e o de Emma e seu melhor amigo Jules. A narrativa só fica um pouco cansativa no ponto de vista de Maia (porque é onde as coisas são um pouco menos interessantes). 
    A característica forte de Cassandra é a aventura sem igual. A cada capítulo é uma treta diferente e um obstáculo que eles precisam vencer pra salvar o mundo das mãos de Sebastian. O foco deixou de ser os Caçadores de Sombras pra dar mais espaço aos outros integrantes do Submundo, mas está cada vez mais difícil sobreviver. Não posso me estender sem dar spoilers, então o que posso dizer é que cada página me tirava o ar. Cassandra sabe prender o leitor e nos deixar torcendo por cada um dos personagens, não só os principais.
    Sobre o final conclusivo da série: eu amei a forma com que as peças se encaixaram. Fiquei com vontade de ler As peças infernais (pra conhecer melhor a Tessa) e acho que se tivesse lido antes teria entendido melhor algumas coisas. Sofri um pouco com Sizzy (Simon+Izzy); sofri muito com Malec (Magnus+Alec), mas fiquei feliz que todos tiveram um final agradável. E sobre Clace (Clary+Jace) FINALMENTE ACONTECEU O QUE EU ESPERAVA e eu chorei; eu chorei litros de felicidade com a grandeza do amor deles e gostaria muito de um conto/spin-off/fanfic que contasse a vida deles após o final do livro. Com uma família e tudo mais. (Então se você escreve fanfics fica a dica).
    Sobre Sebastian: não me julguem ok? Eu gostava do Sebastian, apesar de tudo. É um vilão que eu não consigo odiar, pois enxergo as razões dele por trás de tudo e depois daquela revelação enorme (não darei spoilers jamais) eu fiquei com muita pena. Torcia pra que ele se transformasse, mas tudo bem, o restante compensou bastante e eu fiquei contente com o livro. Achei que a história teve uma conclusão épica e descente, não mudaria quase nada (além do Sebastian). 

23 comentários:

  1. Amei a resenha!! Também amo os livros da Cassandre Clare são fascinantes!!
    Seu blog, suas fotos são lindass!!
    Já estou seguindo!

    Beijo carinhoso da Kaa😘
    • Senhorita Inspiradora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaa, fique a vontade por aqui. Volte sempre!

      Excluir
  2. Olá,

    Ah esse livro tão marcante, tão esperado, me deixou tão triste haha. Eu lembro de ficar muito empolgada para o lançamento e como você não me decepcionei com o desfecho dada pela Cassie, pelo contrário ela soube encerrar a série de uma forma épica, além do fato de introduzir a Tessa e o Jem no final, que me deixou muito emocionada haha. Semana que vem começo o Dama da Meia Noite , estou muito ansiosa para voltar a esse universo e ver como a escrita da autora evoluiu.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, também começo o Dama semana que vem, uhu! Espero que tenhamos uma leitura fantástica.

      Excluir
  3. Infelizmente nunca li Instrumentos Mortais, mas quero muito e espero um dia poder ler.
    Achei a história desse livro muito top "pelo seu ponto de vista" e claro assim que der irei ler, mas primeiro quero comprar o box com todos os livros da série.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio espero que vc tenha a oportunidade de ler. E o box é maravilhoso!

      Excluir
  4. Ahh cara lendo esse post mas ainda não li os livros, só vi o filme e acompanho a série, mas só por ai já sei que os livros são incríveis, e sem falar que a protagonista é ruiva né? Amoooo hahhaaha

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
    www.legalmeenteruiva.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Eu ainda não li essa série, mas ela está na estante só me esperando, agora que saiu a série eu quero assistir e depois começar a ler os livros, sei que tem muitos leitores que são apaixonados pela série e espero que eu também acabe gostando.
    É tão bom quando lemos uma série e o final é tão surpreendente que nós não pensamos em nada que poderia ser diferente. Agora que vi o quanto você gostou dos livros fiquei com vontade de começar logo a ler o primeiro livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, não faça isso: leia primeiro e depois assista <3

      Excluir
  6. Oiii Thaí, tudo bem?
    Infelizmente não tenho interesse neste livro, com isso irei pular a dica. Já tentei a leitura algumas vezes mas nunca deram realmente certo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    nunca li o livro mas espero poder em breve conhecer a série pois todos super elogiam e acho que só eu não li ainda hehe quem sabe esse ano ainda eu consiga arriscar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina, se vc gosta de fantasia vai adorar!

      Excluir
  8. Tenho amigas assim, quando gostam muito de uma série, adiam a leitura do último livro. Que bom que ao final a história te agradou tanto, já tentei ler a série, mas não funcionou muito bem comigo, acho que o momento, talvez mais pra frente consiga ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, espero que tente mesmo e que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    Ainda nao terminei de ler todos os livros de Instrumentos Mortais, mas amoooo o trabalho da Cassandra Clare!
    Foi otimo ler aqui sobre o livro Cidade do Fogo Celestial, ja vi que vou ficar doida qdo terminar, hahah.
    Pelas grandes emoções ja vi que vou morrer, preciso ler logo.
    Otima resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy espero que você goste tanto quanto eu do livro!

      Excluir
  10. Menina, eu preciso retomar a leitura dessa série, li somente os dois primeiros volumes e gostei bastante do enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, tá esperando o quê pra ler o resto?

      Excluir
  11. eu ganhei dos livros 2 ao 4 mas não iniciei e depos que vi o tamanho da serie desanimei de vez.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thaísa. Tudo bem?
    Eu tenho os seis livros da série aqui em casa, mas ainda não tive tempo de ler. E confesso que coloquei vários livros na frente hehehe mas vou ler ainda esse ano e espero aproveitar tanto quanto você!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem?

    Se tem uma autora que eu não sinto vontade de ler é Cassandra Clare. Ainda não me senti atraida pelos livros dela, apesar de ter alguns... tá tudo parado por aqui. Mas acho que, se eu for começar, será pela série da Princesa Mecânica, que falam que é melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.