Não existe receita pra ler bastante

20 de junho de 2016
Foto: Lia Leslie

    É fato de que ler é a minha paixão e a cada dia que passa, talvez por vício ou em função do blog, eu leio mais e mais. Geralmente são seis livros por mês ou sete e, se tratando de um país onde a média de leitura por brasileiros é de 4 livros no ano, eu até que leio bastante, mas a verdade é que eu queria ler bem mais que isso num só mês. Vejo pessoas lendo mais de dez livros no mês, fora as HQ's e por aí vai e este é o meu objetivo, mas ainda falta muito para chegar lá.
    Ainda assim eu quase sempre ouço as pessoas me perguntarem (dentro ou fora da blogosfera): como é que eu faço pra ler tanto em tão pouco tempo? Ora, ano passado eu li 25 livros, mas este ano de Janeiro até agora já li 33. Já recebi comentários de gente perguntando o que eu faço pra ler tão rápido, às vezes até meus amigos se surpreendem "Nossa, já acabou aquele livro? Mas você começou ontem..." e pra ser sincera, acho que leio até devagar demais. Mas como várias pessoas tem me perguntado sobre isso, eu resolvi abrir o jogo pra vocês: não existe receita pra ler bastante, ou ler mais rápido.
    Ler é um hábito que se cria, ninguém nasce sabendo ler nem mesmo gostando. Claro que alguns despertam mais interesse e se apaixonam cedo pela leitura, desde a escola e os livrinhos com figuras e depois evoluindo para livros diferentes; sem figuras; mais grossos e de vários gêneros. Mas é possível também criar o hábito da leitura aos poucos, exercitar a mente até que se transforme em uma rotina agradável e um costume. Não existe esse papo de "Ah eu não consigo ler" ou "Ah eu queria ser assim, ter este costume". Desde que você seja alfabetizado, não existem desculpas para não ler, é só praticar.
    Eu leio porque eu amo, porque eu acho fascinante que as palavras se conectem e se cruzem e que formem frases espetaculares e que delas sejam criadas histórias diversas que me fazem viajar só entre o passar das páginas. Eu sou completamente apaixonada pela leitura e não li nem um terço do que eu quero ler nessa vida toda e, é claro que eu me organizo muito pra conseguir ler o máximo de livros que eu puder em um determinado período de tempo (por exemplo: eu costumo somar a quantidade de livros que eu tenho para ler no mês X e então divido pela quantidade de dias disponíveis pra lê-los, estabelecendo um prazo de N dias para ler cada um deles), mas não dá pra dizer que existe uma receita mágica ou uma dica milagrosa que vai te fazer sair deste texto, desta tela e do lugar em que você está agora, confortavelmente sentado, para se tornar A menina que roubava livros.
     O segredo, sim talvez exista mesmo um segredo, é aquele velho conselho de tia que ninguém aguenta mais ouvir: tem que fazer por amor. Tem que ter paciência porque nem sempre aquela história acaba do modo que imaginamos; não pode ter pressa pra acabar o livro, mas sim dar tempo ao tempo e saber que alguns livros se desenrolam de uma forma e outros... Bem, às vezes os outros nem se desenrolam. Mas está tudo bem. Pra ser um leitor mesmo, de verdade, não precisa ser muito culto e ler todos os clássicos possíveis e decorar poemas e odiar os livros que estão na moda, pra ser um leitor tudo o que você precisa mesmo - tcharam - é gostar de ler. Sentir prazer em sentar ali por horas a fio e se perder loucamente dentro daquelas folhas amareladas com cheiro de livro novo (ou velho também, né?). Contanto que você goste mesmo, o resto se ajeita.
    Depois que você cria o hábito de ler e se apaixona é impossível não se viciar e o que vier é lucro. Algumas pessoas leem mais rápido, outras mais devagar; algumas leem mais de cem livros num ano e outras não e ó: tá tudo bem. Temos que respeitar os nossos limites também, nossas vidas pessoais, carreiras e momentos ao lado de quem nos ama. A partir do momento em que aprendemos a nos respeitar e não cobrarmos tanto de nós mesmos, a pressão diminui e tudo flui com mais facilidade e rapidez. 

18 comentários:

  1. Concordo plenamente.
    Acho que em nosso país o hábito da leitura é muito escasso. E isso me entristece um pouco.
    Também estou lendo cada vez mais conforme o tempo passa. Se todas as pessoas lessem pelo menos um terço do que estamos habituadas a ler teríamos um país muuuito melhor.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, como vai?
    Realmente concordo contigo, eu li livro por mês e olhe lá a três anos atrás, agora leio em torno de no máximo 5 livros e com o tempo prefiro aumentar essa quantidade, é tanta história boa para ser lida e conhecida <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né, dá vontade de ler tudo de uma vez só kkk

      Excluir
  3. Também ouço esse tipo de coisa "como você lê tanto com faculdade, série pra assistir, ir pra igreja" e eu sempre fico com uma cara de "ué" e digo que eu gosto, pra mim é natural ler muito haha. Eu leio porque amo. E sim, também queria ler MUITO MAIS.

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente gosta, a gente arruma tempo né?

      Excluir
  4. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Concordo com o que disse, tem que fazer por amor. Não e ler por ler, é ler por ser apaixonado pela leitura, quem abre o livro já querendo que ele termine, parece que está lendo por obrigação e aí não é legal.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. "A partir do momento em que aprendemos a nos respeitar e não cobrarmos tanto de nós mesmos, a pressão diminui e tudo flui com mais facilidade e rapidez."
    Ai, essa frase lacrou a postagem todinha <3
    Adorei, de verdade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que realmente não tem um segredo, mas alguns usam táticas diferentes. Alguns se disciplinam mais, estabelecem horários e leem até atingir a meta, outros praticam a leitura dinâmica, que funcionou muito na minha adolescência. Mas, a verdade é que tem fases que não estamos num bom momento, e por mais que amemos ler, tem uns dias que vc quer fazer outras coisas, ver um filme, sair... ou ainda, e pior, quando a leitura não flui, não nos conectamos com a história o suficiente e a leitura se arrasta. E tbm cada um tem um jeito pra ler diferente. Eu por exemplo, tenho dificuldades de concentração, isso faz com que eu demore mais tempo pra ler, as vezes tenho que voltar frases... vai de cada um. Mas o importante é a qualidade e não quantidade né? rs desde que estejamos lendo o que gostamos, está ótimo! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post! Estou vivendo uma fase turbulenta da minha vida, mas mesmo quando tenho mais tempo não consigo ler muitos livros em um mês, no máximo 5. Mas como não existe receita rsrs vou otimizar o tempo e viajar nas páginas. Beijo beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaísa!
    Eu entendo você. De coração. Entre meu círculo de amizades e convívio de modo geral, eu sou a única que lê bastante. As indagações sobre a velocidade, sobre o 'já acabou??', sobre o quanto isso pode fazer mal para minha vista (??) não são poucas. Eu as suporto porque, em grande parte, ignoro. Sabe aquele sorrisinho amarelo que a gente dá e que quer dizer "não enche o saco"? É bem assim comigo. Eu também o exibo para a tela do computador sempre que me deparo com alguém nesses grupos de livros que tenta ser melhor por ter lido 30 livros em um mês... Tipo, parabéns. Você é incrível! Mas não é mais inteligente nem melhor do que ninguém. Apenas pare, quantidade de livros lidos não define o quão leitor você é, sim o amor e o prazer, o quanto você fica afetado por aquilo que lê.

    Enfim, ótimo texto. Concordo com cada detalhe.

    Até logo,
    Celly do Me Livrando.

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaisa, tudo bem?
    Ler realmente é um hábito, e quanto mais frequente torna-se esse hábito, mas conseguimos ler. Eu me lembro que quando comecei a ler lia no máximo 30 páginas por dia e atualmente 40 é o mínimo haha.
    Uma coisa que facilita o desenvolver da leitura é ser um livro que a gente gosta, porque se for, lemos rapidinho. Pelo menos comigo é assim.

    ResponderExcluir
  10. Oie. Tudo bem?
    Realmente, ler é um hábito e acho que não existe mesmo uma "fórmula para ler mais". Cada um tem seus próprios meios para ler. O que falta mesmo para o brasileiro no geral é justamente o hábito de leitura. Ótimo texto. Parabéns.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Concordo muito com você quanto leitura tem que ser um hábito. Creio que ajuda bastante começar desde criança, eu mesma comecei a amar ler quando pequena, na verdade foi quando descobri que havia livros de todos os gêneros, acho que foi aí que meu amor por eles nasceu.
    Ótimo texto.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ler bastante é tudo questão de exercícios e hábitos né, este ano eu já li 15 livros porque ando muito viciada em novas séries :(

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Ler se torna um vício! Eu amo ler e não consigo ficar um dia sem ler uma página. TAmbém leio em mádia 6 livros por mês. Acho o número excelente. Não penso muito nas pessoas que leem 10. porque minha rotina é bem corrida Até acho que leio muito!
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá Thaísa.
    Adorei o post.
    Eu sempre quis ler muitos livros como vejo algumas blogueiras e amigas lerem, mas depois de um tempo me adaptei ao meu estilo. Em um mês leio mais em outros menos, em alguns leio 4 ou 5 livros em outros 2 ou 3. Para mim o que influencia muito é o dia a dia, por exemplo esse mês só li dois até agora, mas também passei algumas semanas reformando meu quarto e até pintar e mudar os móveis o mês quase chegou ao fim. Mas é como você disse tem que fazer por amor e também sem pressão! E eu amo ler!

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. oi ^^
    pow eu leio muito rápido e a quantidade é enorme, muita gente me pergunta como eu faço pra ler tanto, mas eu só gosto de ler e isso é suficiente pra me empolgar a ponto de devorar um livro inteiro em horas.
    mas, tem épocas que não consigo ler nada e nem forço pra não pegar raiva do livro!
    ler realmente é um hábito que dá pra adquirir, basta a pessoa descobrir que tipo de leitura ela se interessa. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.