Resenha: Baía da Esperança, Jojo Moyes

23 de junho de 2016

   "Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia. Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez."
Título: Baía da Esperança | Autora: Jojo Moyes | Editora: Intrínseca | ISBN: 9788580578737 |  Páginas: 301 | Skoob | Compre aqui

     Finalmente cá estou eu resenhando mais um livro da Jojo Moyes, que saudade eu estava de ler algo da autora! Baía da Esperança me deixou sem saber muito o que esperar no começo, comecei sem nem mesmo ler a sinopse (porque eu não gosto muito de ler sinopses) e apenas com a esperança de que o livro me emocionaria muito. Vamos lá.
     O livro começa no ponto de vista da tia de Kathleen que, aos dezessete anos, ficou famosa por fisgar um tubarão enorme. Desde então ela não pescou mais nada e apenas seguiu com a vida e tocou o hotel Baía da Esperança que antes era de seus pais. Aos setenta e poucos anos sua sobrinha Liza e a filha Hannah se mudaram também para a pequena cidade de Silver Bay carregando muitos segredos. As três mulheres vivem com o pouco que conseguem no hotel e também levando turistas para ver os golfinhos e até mesmo as baleias que vivem na Baía. E isso é algo que você precisa saber sobre Silver Bay: a cidade não se desenvolveu muito e os turistas são poucos, então a renda dos pescadores e baleeiros (os donos de barcos que fazem passeios) não é grande coisa, mas é um ótimo lugar para se esconder quando se está fugindo de algo ou alguém. E todo mundo se dá bem.
    Michael Dormer, ou Mike, trabalha na empresa do pai de sua noiva e faz negócios para grandes construções milionárias. Seu casamento está marcado e cada vez mais próximo quando ele é enviado para Silver Bay a fim de fechar um negócio de mais de 30 mil libras em um Hotel luxuoso com esportes aquáticos, mas o que ele não esperava era gostar do lugar e das pessoas e, até mesmo do modo simples com que todos vivem ali. E esperava muito menos se apaixonar por Liza, tendo uma mulher com o Vanessa como sua noiva. A partir dessa confusão toda a história se desenvolve.
    A narrativa é dividida entre alguns pontos de vista e os principais são o de Liza, sua tia Kathleen e Mike. Mas também temos alguns capítulos narrados por Hannah. Eu gosto de livros assim porque podemos entender o mesmo acontecimento à partir de várias visões diferentes e o mesmo contribui para que o suspense de algumas coisas seja preservado. Os segredos são revelados aos poucos e a escrita da autora não decepciona, o livro fluiu muito rápido e de uma forma deliciosa. Eu não conseguia simplesmente largar sem ficar imaginando o que iria acontecer em seguida.
    Como é comum nas histórias de Jojo, o livro possui algumas reviravoltas e momentos que vão te fazer suspirar "UAU!" além de o enredo ter uma trama bem realista que poderia muito bem acontecer em qualquer família. Ele trata de temas como relacionamento abusivo; violência; maternidade; perda e até mesmo o empoderamento feminino. Todos os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos, mas as mulheres tem seu papel especial  no livro. Eu não poderia ter gostado menos de como as coisas se desenrolaram e como tudo se encaixou no final, é realmente muito emocionante.
    Não é o meu favorito de Jojo até agora, mas com certeza é um dos melhores que eu já li da autora e eu recomendo a leitura a todos independente do seu gênero favorito e da sua idade. Acredito que é um livro que possa trazer muitas lições de vida e reflexões. Fico feliz pelo fato de que a autora não me decepcionou nem um pouco desde que eu me apaixonei pela sua escrita e espero poder ler todos os livros que ela lançar nessa vida. 

22 comentários:

  1. Olá, este livro está na minha lista para ler. Amo os livros da Jojo e da veracidade que ela traz aos personagens. Gosto dos dramas, do romance e de toda a realidade que isso vem junto. A resenha está çinda e a foto também, quero muito ler o livro agora.
    Um abraço grande.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, espero que consiga mesmo ler e depois me conte o que achou ok?

      Excluir
  2. Eu tenho esse livro, mas ainda não o li. Sua resenha me fez ter certeza de que minha próxima leitura será essa obra! Eu adoro os livros da Jojo, a escrita dela me encanta e sempre me apego aos personagens <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess tá esperando o quê? Começa logo então!

      Excluir
  3. Hey, Thaísa!

    Eu acabei de ganhar esse livro no meu aniversário e estou bem ansiosa pra ler. Ainda mais depois de ler sua resenha, onde fiquei sabendo que é uma cidade simples onde todos se conhecem. Adoro cenários assim.
    Com certeza será uma das minhas próximas leituras!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. San, eu espero que goste tanto quanto eu ou mais!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, como vai?

    Tenho esse livro na minha lista, e, depois da sua resenha quero muito acompanhar o confronto de Liza e Mike. Já li algumas das obras da Jojo é realmente uma escritora talentosa . Outra coisa que acho sensacional é saber que a história se passa na Austrália. Enfim, amei sua resenha como sempre!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris, espero que o livro seja encantador pra ti como foi pra mim!

      Excluir
  6. oi, tudo bem?
    só recentemente conheci a escrita da Jojo e gostei muito. Gostei dos temas abordados no livro, são assuntos que me atraem, e já sei que a autora tem a sensibilidade necessárias para trata-los. E também gostei de saber que há mais de um foco narrativo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, vejo cada vez mais pessoas conhecendo e gostando da autora, espero que continuem assim.

      Excluir
  7. Olá! Tenho que dizer que, apesar da enorme curiosidade, ainda não li nada da Jojo. De tantos livros que ela já escreveu e foram publicados no Brasil, acho que os que mais me atraíram foram apenas quatro. No entanto, o enredo desse parece fantástico e esse mistério me deixou ainda mais empolgada. Acredito que passar pela experiência de conhecer o enredo através de diversos pontos de vista seja sensacional. Me deixou bem intrigada o fato de o rapaz acabar se apaixonando por Liza mesmo estando comprometido e eu espero poder descobrir o desenrolar dessa história em breve. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, espero que goste tanto quanto eu de como as coisas ficaram no final.

      Excluir
  8. bem, a escrita de Jojo não me cativou, tentei ler outra obra dela e realmente não deu... com relação à Baia, achei um tanto clichê... nada que eu não já tenha visto em outros livros lidos, então vou deixar passar a dica... mas fico feliz que vc tenha curtido bastante a leitura...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu não me lembro de ter lido nada parecido até agora, então pra mim foi muito bom mesmo!

      Excluir
  9. Ainda não li nada da autora e gosto muito de livros que pendem para o Chick-lit. Se tiver oportunidade vou querer ler esse com certeza.Quem sabe eu não comesse por ele para conhecer a escrita da autora.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nunca li nada da Jojo...Shame, Shame!!! MAs, tenho bastante curiosidade sobre a escrita e suas histórias. Gostei da premissa de Baía da Esperança, parece ser uma leitura bem agradável. Vai para minha lista, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Tha!
    Gostei muito da resenha. Confesso que os outros livros da Jojo que li até agora me chamaram mais a atenção, mas ainda sim gostei da premissa desse livro, já li coisas parecidas e gostei muito.

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu queria ter esse teu ânimo e teu saco pros livros de romance sabe? porque olha kkkk.

    ResponderExcluir
  13. Olá, acho que eu sou o único E.t. que não leu nada da Jojo ainda...kkkkk

    Gosto de romances, mas não é meu gênero preferido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Da Jojo eu só lembro de ter lido os dois da "Como era Antes de Você", Baía da Esperança é a minha aposta para saber se vou gostar mesmo da autora. Adorei a resenha e to doida pra ler sobre empoderamento feminino em uma obra da Jojo <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  15. Oiiie
    essa capa ta uma graça, eu adoro a autora mas só li dois dela até então, espero com certeza ler mais em breve e curtir, bela dica e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.