Resenha: A menina mais fria de ColdTown, Holly Black

22 de junho de 2016

    "No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que você ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair. Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu pequeno grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso e luxuoso da própria Coldtown. A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre fúria e vingança, culpa e horror, amor e ódio."
Título: A menina mais fria de ColdTown | Autora: Holly Black | Editora: Novo Conceito | ISBN: 8581634036 | Páginas: 384 | Skoob | Compre 

   Oie gente, tudo bem? Bom, quem me conhece sabe que eu sou aloka dos projetos e saio me enfiando em tudo que for projeto literário novo e diferente e recentemente fui convidada à participar do projeto 12 Leituras. E como ele funciona? São 12 meses de leituras, cada mês terá um tema e todas as participantes precisam ler algum livro que se encaixe, mas ninguém deve saber qual o livro a coleguinha escolheu, isso é surpresa e o grupo só saberá no dia da resenha. Então, se eu conseguir me manter intacta até o fim do projeto, todos os dias 22 de cada mês vocês verão resenhas por aqui. Este mês o tema escolhido foi Vampiros e funcionou como um balde de gelo pra mim. Logo o primeiro tema tinha que ser algo que eu não gosto de ler? Mas ok, eu procurei até achar A menina mais fria de ColdTown e me interessei por ele.
    Eu já ouvia muito bem da autora por causa de um livro que ela escreveu com a Cassandra Clare (rainha) então quis apostar nessa leitura, já que só vi elogios da escrita da Holly por aí. Não me decepcionei, fiquei curiosa logo nas primeiras páginas e adorei a personagem principal Tana. 
    Tana é uma garota normal, o diferencial do livro é o contexto em que a personagem vive. O vampirismo não é tratado como algo sobrenatural, mas como uma doença. Existem especialistas que especulam os vampiros; reality show sobre os vampiros e também as ColdTowns que são espécies de cidades criadas para os vampiros viverem. Nelas também podem ir morar aqueles que querem se transformar, mas isso nem sempre acontece porque ao transformar humanos eles perdem alimento. Há também o toque de recolher, afinal, é perigoso viver cercado de sangue-sugas. Portanto as casas vivem protegidas.
    Logo no começo do livro Tana descobre que seu ex-namorado foi mordido, ele está no estado em que chamam de "resfriado" que é quando você foi mordido por um vampiro, não morreu e ainda não se transformou em um e nesse caso você é enviado à uma ColdTown numa espécie de quarentena por 80 dias e se nesse período você não se alimentar de sangue humano você não se transforma. Nessa confusão toda Tana também conhece Gavriel e eu não posso falar muito sobre ele sem dar spoilers. Há um romance no livro mas não é o foco.
    Gostei muito do diferencial que a autora deu ao vampirismo, ao tratar ele como uma doença e um problema social, achei muito criativo da parte dela e fez com que o livro se tornasse muito interessante. O que pra mim foi ótimo, pois eu estava bastante saturada com livros dessa temática e pra ser sincera nem gosto muito de vampiros. Em alguns momentos achei a narrativa lenta e arrastada e isso foi, provavelmente, o único ponto negativo do livro pra mim. 
    Os personagens são bem construídos e a Tana se desenvolve muito do começo para o final. Inclusive o final me agradou muito, pois termina de um jeito bem diferente do que eu estou acostumada e apesar de deixar uma lacuna o livro não tem continuação. É apenas aquilo ali. Concluo dando ao livro três estrelas porque foi muito bem escrito e criativo, as outras duas que faltaram se dão pelos motivos que já citei: 1 - o livro pode ser maçante em alguns momentos e 2 - eu não gosto mesmo de vampiros, então mesmo tendo gostado desse livro não pretendo ler outros da mesma temática.

Blogs que também fazem parte do projeto:

28 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por livros com vampiros, e já to vendo eu sofrendo querendo ler todos os livros que serão citados no projeto hahahaha
    Achei legal desse livro a ideia de que eles tratam o vampirismo de uma forma diferente.
    Ja ta na minha listinha ocm certeza <3
    beijos gata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cín, eu peguei muita birra com a hype enorme de crepúsculo kkkk nunca mais consegui ler nada do gênero. Só agora.

      Excluir
  2. Poxa, eu lembro desse livro na época em que ele lançou aqui no Brasil, lembro que fiquei mega curiosa, até pensei em comprar e uma colega de quarto comprou (e veio numa caixa liiiiiinda), mas nunca nem pesquisei sobre o que era! NEM IMAGINAVA que era sobre vampiros! O livro parece ser bem legal, e a vontade de ler até voltou um pouquinho, hahaha.
    Jaquei total o primeiro mês do projeto D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, não desiste nãaaaaaaao! Tenta ler alguma coisa e postar atrasado mesmo, depois você continua com o próximo tema.

      Excluir
  3. Aiaiai Thai se eu tivesse mais tempo me enfiava em leituras literárias afins, mas é trabalho e estudo que não me deixam tempo algum para nada nesse vida rsrsrsr, então fico nas dicas do blog. Ainda não tinha visto nada sobre esse livro parece ser bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, separa umas horinhas nos fins de semana pra ler :/

      Excluir
  4. Oi, como vai?

    Para te falar a verdade não gosto de vampiros, acho que já está chato e muito explorado e cansativo o tema, se bem que confesso, amo vampire diareis, comecei a acompanhar a série por acaso e gostei muito, mas, ler sobre eles não curto muito. Se bem que esse parece abordar o tema de uma forma diferente. Apesar de não ser meu gênero favorito de leitura, leio de vez enquanto um, procuro estar familiarizada com todos os gêneros, por gostar também de escrever. Amei sua resenha que ficou ótima. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, você deveria tentar ler este então!

      Excluir
  5. Olá Thaisa,

    Infelizmente não consegui terminar essa obra, acabei abandonando pois não consegui me prender a história e achei os acontecimentos muito malucos, na mesma hora que estavam em um local, já mudavam para outro. Enfim, acho que foi agitado demais para mim. Mas agora com a sua resenha talvez eu dê uma chance novamente a esse livro.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, eu gostei bastante dele, daria outra chance se fosse vc

      Excluir
  6. Oii Thaísa, tudo bem?
    Eu fiquei completamente apaixonada por essa resenha, achei magnífica a ideia da obra, o tema abordado, e realmente abordaria sua linda <3 amei as fotos, como sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana infelizmente a foto desse aqui não é minha, os créditos estão lá na legenda kkk

      Excluir
  7. Eu desisti de ler esse livro depois de ter lido alguns comentários negativos sobre ele. Gostei dos pontos que você citou que eu ainda não sabia que estava na trama. A capa é linda, mas dou vou ler quando aquela vontade que eu tinha antes voltar a surgir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, se algum dia a vontade voltar a bater não pense duas vezes: leia!

      Excluir
  8. Na época em que o livro saiu eu fiquei com bastante vontade de ler sabe? Mas o tempo foi passando e minha vontade ia embora haha. Nisso eu acabei desistindo, pela sua resenha o enredo parece legal, interessante esse modo de tratar o vampirismo. Mas não o leria agora.

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se algum dia se interessar a dica ta aí

      Excluir
  9. Oie, tudo bem? Já li várias resenhas sobre esse livro na época de seu lançamento e fiquei bem curiosa para conhecê-lo. Não tenho costume de ler livros sobre vampiros, mas alguns enredos sempre chamam mais atenção que outros. Uma pena o livro não ter tido 5 estrelas, mesmo assim ainda quero ler em breve. Gostei muito da sua resenha. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Érika, espero que leia e goste.

      Excluir
  10. Olá,
    Acho que a história aqui trata sobre decisões e consequências. Sobre fazer o que é certo sem romantizar a situação, é sobre ter a coragem de fazer o que você precisa mesmo que isso seja abandonar. É saber que o certo é um caminho obscuro e ainda assim seguir por ele.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que você gostou mais do livro que eu Debyh, fico feliz por isso.

      Excluir
  11. Olá Thaisa, diferente de você adoro livros de vampiros como também de outros seres mitológicos *-* Pela sua resenha o livro parece estar bem legal e como eu também morro de curiosidade de conhecer a escrita da autora vou anotar a dica e ler assim que tiver chance *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Thaísa, já tinha ouvido falar desse livro, mas não tive oportunidade de lê-lo.
    Diferente de você, gosto muito de vampiros e me empolgo muito com leituras do tipo.
    Adorei a maneira diferente que a autora colocou o vampirismo.
    Fiquei mega curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oie
    eu adoro esse título mas nunca tive muita curiosidade pelo livro, na verdade leria se tivesse oportunidade e tal mas não é algo que queira muito por agora, mesmo assim sua resenha ficou ótima e boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Eu ao contrário de você adoroooooo vampiros, risos.... E por adorar eu não me canso. Mas toda vez que me deparo com um livro do mesmo tema, escrito com criatividade meus olhos brilham. Gostei muito do argumento do vampirismo ser uma doença. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto da Holly Black, mas confesso que essa foi uma leitura que eu abandonei. Achei o enredo cansativo, não me prendeu tanto quanto eu queria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaisa, tudo bem?
    Adoro projetos literários também e esse me pareceu bem bacana ♥
    Eu ainda não li esse livro, ele estava nos meus desejados até pouco tempo atrás mas acabei perdendo o interesse nele. Outro livro da Holly que adoro é Magisterium ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá tenho muito interesse em ler essa obra, ainda não li nada da autora, mas fiquei com certo receio depois de você mencionar que a leitura foi um pouco massante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Nossa, demorei um mês para comentar esse post.
    Esse livro tá na minha lista há tempos, mas sei lá, nunca foi a prioridade sabe. Vamos ver se leio ainda esse ano quando estiver disposta hahah
    Bjss

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.