Resenha: O caderninho de desafios de Dash & Lily

6 de junho de 2016
 "O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York."

Título: O caderninho de desafios de Dash e Lily | Autores: David Levithan e Rachel Cohn | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501105158 | Páginas: 256

Livro cedido em parceria com a editora Galera Record para resenha
    Vocês já devem muito ter ouvido falar de David Levithan, o autor possui muitos títulos conhecidos e entre estes outros dois também foram escritos ao lado de Rachel Cohn. Eu não conhecia ainda a escrita dos dois autores e nunca li nenhum de seus títulos, por isto quando a Galera Record anunciou o lançamento de O caderninho de Dash e Lily eu fiquei muito ansiosa pra ler e conhecer um pouco o trabalho dessa dupla. 
    Lily nunca namorou e, quando seus pais resolvem viajar em uma lua de mel atrasada e ela fica sozinha (porque o irmão mais velho só liga pro namorado) e então seu irmão Langdon resolve criar um caderninho vermelho, uma espécie de Moleskine, com enigmas e deixar na livraria preferida deles. O objetivo era encontrar um par perfeito para a irmã, alguém que fosse tão estranho quanto ela e entendesse um pouco de livros e poesias.
    Lily e Dash são nerds em potencial, mas extremamente diferentes em outros aspectos. Ela ama o natal, ele odeia; ela é delicada e ele hostil; ela é sensível e ele durão; ela nunca beijou ninguém e ele tem uma ex-namorada gata; ela é tratada como uma boneca frágil e ele é um lobo solitário e hipster que não se dá bem com os pais. Tinham tudo pra dar certo e também tudo pra dar errado e foi isso que eu gostei logo de cara.
    Os capítulos são alternados, um para cada personagem e acredito que na escrita cada autor tenha narrado um ponto de vista, mas não encontrei essa informação. A escrita é fácil, leve, divertida e o enredo extremamente criativo e curioso. Com uma leve pitada de suspense em meio ao drama da vida de cada parte do "casal" fica impossível abandonar a leitura sem saber se eles vão se encontrar pessoalmente e como vai ser e se vão se apaixonar, ao mesmo tempo que torcemos para que as questões familiares de cada um seja resolvida também.
    É um livro leve, cuja leitura fluiu muito rápido e eu li em poucas horas. Apesar de bem adolescente gostei bastante da criatividade dos autores. O único ponto que me deixou chateada foi a personalidade de Lily: ela é extremamente frágil e delicada até demais em alguns momentos. Mimada. Fica chateada com tudo. Mas no final, só no finalzinho mesmo, pude sentir um leve amadurecimento e fiquei feliz por isso. Dash, no entanto, foi o que me surpreendeu. Um personagem masculino que sabe brincar com as palavras, gosta de ler e sabe poesia: não dá pra não ficar encantada.
    Eu recomendo o livro para qualquer tipo de pessoa. Qualquer faixa etária. É uma ótima leitura e por ser leve, indico para alternar aqueles livros pesados e densos ou até mesmo pra sair da ressaca literária. Há alguns dias eu vi a adaptação do livro "Naomi & Ely e a lista do não beijo" e achei o filme péssimo, portanto, tinha ficado receosa de ler este livro quando chegou, mas não me arrependi da escolha e pretendo apostar nas outras obras escritas por David e Rachel tanto juntos quanto individualmente.

33 comentários:

  1. Olá, que lindas fotos Thaísa! Eu vi o livro na livraria e também vi outro que tem uma capa semelhante. Adoro romance adolescente, acho tão mais simples e mais sutil que livros com romances adultos. Quero muito ler.
    Abraço.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaisa, eu gostei tanto da capa desse livro assim como a história que se revela. Gostei dos personagens e da leitura leve que ele transmite. Adorei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, ele é muito fofo desde a capa ao conteúdo!

      Excluir
  3. Oiii Thaísa, tudo bem?
    Essas fotos ficaram realmente lindas menina <3 e com toda certeza realizaria a leitura dessa obra, acredito que seja uma fofura toda e uma emoção ler cada coisa, achei incrível a junção destes autores.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana, que bom que gostou muito obrigada. Espero que goste do livro tanto quanto eu!

      Excluir
  4. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro dos autores, apesar de ter alguns na minha lista de desejados.
    A capa desse livro é uma graça e a premissa parece bem legal.
    Gostei de saber que as narrativas são alternadas, eu adoro essa troca de ponto de vista. Só acho que talvez vá me incomodar com a personagem principal sendo mimada e afins.
    Dica anotada, espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, ela realmente é mimada e isso é algo que eu não poderia esconder, mas pouco atrapalhou minha leitura viu?

      Excluir
  5. Olá, primeiramente já desejaria o livro só pela capa linda, mas a premissa e os personages também são interessantes, e já faz tempo que quero ler algo do David Levithan, talvez comece por esse.

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler e estou apaixonada <3 <3 <3. Faz um século que queria ler este livro e nunca encontrava a versão física, só o ebook (em inglês), mas quando descobri que a Galera ia lançar, quase tive um treco, hahahahaha. Estou bem ansiosa para descobrir o final da história <3

    Beijo, Thai!

    (suas fotos ficaram lindas!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, espero que goste mesmo de tudo no livro: é perfeito!

      Excluir
  7. Que capa lindamente fofa!
    Tenho lido muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e mesmo antes de lê-los, já havia me apaixonada pela sinopse, uma promessa de um livro gostoso e inesquecível. Já na minha listinha!
    Abs
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito fofa né? Adoro o trabalho da Galera com as capas!

      Excluir
  8. Oi, como vai?

    Parece interessante e eu gosto da leveza dos romances adolescentes, por isso, vou acrescentá-lo a minha listinha. Sensacional sua resenha, parabéns!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma história bem amorzinho, leve e divertida! Não sei se vou gostar de Lily pela personalidade dela, que pareceu meio fraquinha, mas vou dar uma chance pelo Dash!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Estou lendo o O caderninho de desafios de Dash & Lily e estou gostando mto.
    Dash e Lily sao criativos nos desagfios e estou adorando ver os dois falando de si mesmo e se conhecendo.
    Adorei a resenha e acho que vou amar quando terminar.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oi girl,
    Estou doida para ler este livro, parece fofo e doce na medida certa. <3

    Super beijo,
    May - http://mayeosvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu confesso que não tive muito interesse em ler esse livro, mas depois da sua resenha fiquei bem tentada a conhecer essa história. Gostei do fato da protagonista adorar o natal, porque eu também gosto e achei mais bacana ainda a forma inusitada como ambos personagens se conhecem. Com certeza vou dar uma chance para esse livro. Parabéns pela excelente resenha.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Vou começar falando da capa que é muito linda e já chama atenção, não é?
    Já ouvi falar desses autores, mas nunca li nada deles.
    Ultimamente tenho procurado mesmo algumas leituras mais leves que me ajudem a sair das ressacas literárias e esse me parece uma boa aposta.

    p.s: as fotos ficaram maravilhosas!
    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaisa, não li nada dos autores ainda, mas não sei se começaria por este livro. Achei a capa muito fofa, mas o enredo em si não me empolgou tanto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Primeiro, tenho que dizer que suas fotos estão maravilhosas! Confesso que quando comecei a ler a resenha não estava interessada no livro, mas só de saber que é uma escrita leve e fluida, me agradou. Pq gosto de histórias assim, é bom pra mesclar entre uma leitura densa e outra. Essa capa é muito fofaaaaaaa. Não li nada do Levithan ainda e pretendo fazê-lo em breve. Será que Lily e Dash são feitos um para o outro apesar das diferenças? Hum, quero muito saber! Hahaha. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Vou ter que me preparar muito para ler esse livro, reservar toda a minha paciência para lidar com essa Lily mimada... rs... Realmente é uma boa dica de leitura para alternar com livros pesados ou densos. Não vou ler por agora, mas ainda farei isso um dia.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Achei essa capa linda, super delicada, só por ela eu compraria o livro. Depois fiquei encantada em saber como ele não se combinam, cheguei até a rir, tentando imaginar os dois juntos. Não conhecia o livro, mas fiquei empolgada para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hey, Thaísa!

    Meu livro já está aqui na estante esperando por mim e será uma das minhas próximas leituras.
    Já tinha muito tempo que eu queria ler esse livro.
    Estou super ansiosa! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiiie
    eu adoro o david levithan e já estou com esse livro aqui, inclusive louca para ler, sua resenha está muito legal e essa capa é uma graçaaaa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Primeiramente: QUERO MUITO ESSE LIVRO!
    Logo que a editora começou a divulgá-lo fiquei suuuper interessada, por essa questão de caderninho deixado na livraria. Temáticas assim, aparentemente bobinhas, me cativam muito. E eu a m o YA's com todo o meu coração. Massss confesso que essa dicotomia entre os personagens me desanimou, porque não gosto muito dessa coisa de "opostos se atraem". Além do mais, acredito que, na vida real, isso seja totalmente inverossímil. No entanto, acho que, se a trama é capaz de convencer e sustentar isso, tudo bem.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente eu fiquei um tanto quanto frustrada com esse livro, apesar da leitura ter me agradado no geral. Mas eu gostei da premissa de duas pessoas tão diferentes e incomuns se comunicando através de um caderninho, nesse mundo onde todos se falam pela internet. Se tivesse um plot mais desenvolvido poderia ter sido um grande livro, maaaaaas ficou apenas no médio.

    ResponderExcluir
  22. Oi. como você bem pontuou na resenha, é um livro adolescente, por isso, não senti interesse em ler, apesar de ter curtido o enredo.

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto muito do Levithan e esse livro tá na minha lista de próximas leituras, minha única preocupação é que o enredo não seja tudo isso que eu estou esperando dele.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, ainda não tinha lido nada a respeito desse lançamento da Galera...é muita fofura <3
    Adorei o caderninho de anotações. Suas imagens ficaram ótimas.
    Mais um que vai para a listinha de desejados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Eu gosto dos livros do David. O meu favorito é Dois Garotos Se Beijando. Mesmo gostando do autor, confesso que são poucos livros que me atraem, este parece daqueles bem levinhos, um ótimo passatempo. A capa é bem convidativa, uma ótima pedida para o público alvo.

    beijos

    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.