Resenha: O livro de Cam, Lauren Kate

2 de junho de 2016

    "Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor."
Titulo: O livro de Cam, Unforgiven | Autora: Lauren Kate | ISBN: 9788501099372 | Páginas: 308

     Ufa! Finalmente acabei de resenhar para vocês todos os livros anteriores da série Fallen, não é mesmo? Pra quem não viu, por favor acompanhe os links para não ter que me acusar de spoilers (Fallen; Tormenta; Paixão e Êxtase). Bom pra quem ficou confuso ou não leu as resenhas o fato é que eu gostei da série, apesar de ter muitos defeitos. Eu li todos os livros já fazem alguns anos, só não tendo lido um spin-off  "Anjos na escuridão", mas fiquei curiosa para ler Unforgiven por se tratar de Cam e seu amor por Lilith. Gostaria de conhecer melhor a história dos dois e também saber o que aconteceu com Cameron após ter tido um final inconclusivo em Êxtase. Bom, vamos lá:

    Cam está vivo, isso já dava para imaginar só de o livro ter sido escrito, certo? Em Unforgiven Lauren vai explorar toda a dor e sofrimento do personagem por não poder estar com Lilith, vai explicar melhor e com mais detalhes o passado dos dois já que ele fora tão pouco explorado na série. 
    A história se passa uma vida após o final de Êxtase, uma nova reencarnação. Daniel e Luce já estão mortos e agora os anjos caídos, que antes ocupavam suas mentes acompanhando a maldição do anjo que se apaixonara por uma humana, estão com tempo livre e entediados. Ariane e Roland são uma dupla e tanto e mesmo com os corações partidos são parceiros e grandes amigos, mas Cam sempre fez mais o estilo lobo solitário e ultimamente, ele tem sentido muita falta daquela que um dia preencheu seu coração com vida. Ele considera ter recebido uma segunda chance e quer aproveitá-la.
    Confesso que quando eu li a série (e o spin-off Apaixonados, o qual não resenhei aqui ainda) imaginava que todo o sofrimento de Cam fosse derivado de um amor avassalador e extremamente proibido, algo grandioso como uma maldição impactante que pudesse interferir até no fim do mundo. Mas o verdadeiro motivo de eles estarem separados acabou sendo, pra mim, uma decepção
    O livro, no entanto, não é cansativo. Talvez Lauren Kate tenha, por fim, evoluído em alguns aspectos. A leitura fluiu facilmente e foi bem rápida, tendo eu lido em apenas uma sentada. É fácil e até gostoso de ler, mas leve e infantil demais. É extremamente desconcertante criar expectativas de um livro profundo, obscuro e melancólico (algo que combinasse com o personagem) e encontrar mais do mesmo: escolas; bandas; romance chiclete; intrigas de garotas e etc. Em O livro de Cam, Lauren não explica absolutamente nada com o que aconteceu com Cameron, ela só criou um romance novo para encher linguiça na minha opinião. Eu esperava muito mais de um livro só dele. Uma vez que o personagem nem parece mais o mesmo. 
    O enredo me lembra um filme qualquer de sessão da tarde, aqueles em que duas garotas são rivais e uma delas sonha em ser cantora; ou atriz; ou dançarina sei lá e sempre tem um cara gato que na verdade é um babaca, mas fica fofo de repente e acaba conquistando a mocinha. É basicamente isso, me decepcionei muito, achei o livro muito ruim e desisto de vez da Lauren Kate. A autora melhorou muito no quesito escrita, mas continua fraca e amadora na elaboração da história. Não consigo ao menos recomendar. 

24 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Não conhecia o livro e a premissa não me empolgou para ser sincera. Quanto a sua resenha, gostei muito, pena você não ter se identificado. Assim ou assim, obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, ainda não li nada da autora e não tenho muito ânimo para ler. Eu sempre gosto de ver novos pontos de vistas ou livros sobre personagens que chamaram a atenção em livros anteriores da série, mas esse parece não ser muito bom pela sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo Mari e me dá até um aperto dizer isso ):

      Excluir
  3. Nota: preciso ler as resenhas anteriores (e se possível, os livros também, né? JNDFGJDNF). O contato mais próximo que tive com essa série foi quando comprei o Fallen pra dar de presente, mas ler, ler mesmo, não cheguei nem perto! JDNDGJDFNGJN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, Fallen eu até te recomendo ler, mas este livro novo não!

      Excluir
  4. Oie
    já li dois livros da série fallen e simplesmente não gostei nada, então não tenho curiosidade no novo livro e na autora, mas sua resenha está bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cath, olha, vou te confessar que antigamente eu gostava mais de Fallen. O problema é que nossos gostos literários evoluem muito com o tempo, pois a cada dia que passa vamos conhecendo obras melhores e ficando mais exigentes.

      Excluir
  5. Oi!!
    Sempre que leio algo sobre essa série Fallen percebo que ela tem muitos leitores fãs, eu não li nada dessa série, mas acredito que deve ser muito interessante.
    Quando lemos muitos livros de um determinado autor é possível perceber como o autor evolui e é bom notar essas mudanças, poxa é uma pena que a trama não é profunda e não traz muitas explicações. Nossa deu para perceber que você ficou realmente frustrada com a leitura, é muito chato quando começamos um livro já esperando algo mais e isso não acontece.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Liz, foi realmente chato o que houve. Eu esperava que a autora tivesse amadurecido.

      Excluir
  6. Não li, não lerei e sinceramente passarei longe, odeio livros assim, com essa palhaçada de duas ''rivais'' e um ''gatinho'' podre é a palavra que descreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paac, acho que esse tipo de livro também não me desce mais ):

      Excluir
  7. Olá Thaisa tudo bem, eu gostei do livro da série Fallen, e estou para ler O livro de Cam, não achei de todo ruim, pelo contrario é bem condizente com a idade dos personagens. Mas cada um tem uma percepção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho condizente Dani, porque eles já são velhos e viveram mais de 200 vidas. Eles só representam um corpo de 16 anos, mas a alma? Achei sem nexo os comportamentos, sem contar que em Fallen o personagem Cam era completamente diferente. Parece que a autora se esqueceu de como o criou, mas enfim, é o que você disse: cada um vê de um jeito né ?

      Excluir
  8. Olá,
    Eu detestei tanto (com todas minhas forças) Fallen, que sinceramente nem consigo chegar perto de nada que ela escreva huahuahau
    Quem sabe mais pra frente eu não dê uma chance né.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debyh, se você nem gostou de Fallen não adianta dar uma chance pois você vai achar pior ainda.

      Excluir
  9. Oi Thaisa, tudo bem?
    Eu não leria esse livro pois não tenho muita paciência para as obras da Lauren Kate, prefiro evitar, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Ítalo, eu vou seguir o seu conselho e evitar também! Passei muita raiva com ela já.

      Excluir
  10. Olá, ainda não li a série Fallen, tenho os livros, mas fico com receio de começar, pois tenho visto muitas resenhas negativas a respeito. Pretendo ler, mas acho que não chegou o momento ainda.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, meu conselho seria: troque os livros em algum sebo, ou se estiver MUITO curiosa leia pelo menos o primeiro pra ter uma ideia.

      Excluir
  11. Olá!

    Só li o primeiro livro desse série, e vendo sua resenha fiquei com vontade de ler o restante >.< jaskldas

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaa, leia até Êxtase então pra matar a vontade!

      Excluir
  12. Olá Thaísa! Li apenas o primeiro livro de Fallen e ele acabou sendo um dos poucos que abandonei, comecei a ler n vezes e não terminei, infelizmente ele não é para mim e acabei desistindo dei o livro para uma amiga e ela acabou amando, pelo menos meu exemplar teve um final feliz rsrs... Gostei de sua sinceridade ao abordar sobre livro.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Para falar a verdade eu li apenas o primeiro livro e desisti do resto, achei a proposta ótima, mas não gostei da escrita da autora que para mim foi cansativa e arrastada, por isso não leria esse
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.