Resenha: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

8 de junho de 2016

 

    "Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas."
Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares | Autor: Ransom Riggs | Editora: Leya | ISBN: 9788544102848 | Páginas: 336 
    Quando o livro chegou ao meu alcance, através de algumas resenhas, eu confesso que não me interessei logo de cara: primeiro porque eu não estou acostumada a ler coisas mais "sombrias" e cheias de suspense. Aliás, eu odiava suspense até alguns meses atrás. E ter visto uma resenha super negativa em relação ao Orfanato, eu tinha colocado na cabeça que não leria. Até eu ver o trailer do livro e pensar "O que há de errado comigo?" Então pesquisei mais trocentas resenhas e quando vi que quase todas eram extremamente positivas eu me convenci de que leria este livro gostando ou não do gênero.
    Apaixonada por fantasia que sou, não foi difícil mergulhar dentro da história. Apesar de uma história muito bem elaborada, enigmática e de uma escrita bem madura, o livro flui facilmente e as escolhas de palavras também não são tão extraordinárias: o autor soube introduzir ao público jovem um universo complexo sem se tornar maçante ou confuso. No segundo capítulo ele já tinha o meu coração. Não demorei muito a entender como funciona este novo universo pois tudo foi explicado de maneira calma e mágica para que não se tornasse cansativo.
    A dose de mistério também é perfeita. Mesmo que as coisas mais importantes sejam reveladas no final do livro apenas, no decorrer da história o autor deixa pistas para que o leitor possa deduzir o que está por vir (ou não) e aos poucos algumas coisas também são descobertas. A única coisa que me chateou demais, e isso nem foi culpa do autor, foram os pais de Jacob que, ao invés de tentar ajudar com que o filho passe com tranquilidade pelo momento trágico de uma perda, eles simplesmente fazem com que ele acredite que está realmente louco. São pais despreparados.
   A partir do momento em que Jacob faz a sua viagem para o País de Gales até o final do livro tudo é perfeito. O enredo; a originalidade; as peculiaridades de cada criança do orfanato; o modo como cuidam uns dos outros como uma família e a personalidade dos personagens me encantaram. Cada um deles evoluiu drasticamente com o decorrer das páginas e eu terminei o primeiro livro da trilogia completamente sedenta pelo segundo.
    A edição da editora Leya está impecável. Uma diagramação muito caprichada, folhas amarelas e a fonte no tamanho perfeito. Os detalhes pretos dentro do livro, as fotografias principalmente e esta capa maravilhosa de linda que eu tenho vontade de abraçar, emoldurar, sei lá.
    Se eu não consegui te convencer até agora do quanto este livro é perfeito, eu sinceramente não sei mais o que te dizer além de: leia. A fantasia é perfeita, muito bem construída e de uma qualidade que eu ainda não havia experimentado. Todas as pessoas no mundo deveriam ler este livro, dei cinco estrelas e favoritei.

20 comentários:

  1. Olá! Eu também não me interessava pelo gênero até que vi uma resenha muito boa sobre o livro e fiquei muito curiosa em relação a história. Quero muito ler agora!
    Abraço, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, espero que você goste o livro é maravilhoso!

      Excluir
  2. desde que vi o livro fiquei curiosa pra ler, mas até o momento ainda não tive chance TT_TT
    Espero conseguir fazer a leitura antes da estreia do filme, que já me deixou de queixo caído com o trailer... tbm, é Burton, ne´??? <3 simplesmente um dos meus diretores preferidos... *--*
    as imagens do livro me deixaram extasiada, eu preeciso *----* hahahahah
    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, espero que você goste tanto quanto eu estou ansiosa pra ver sua resenha!

      Excluir
  3. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Eu também já li várias resenhas positivas, já vi o trailer do filme baseado no livro e estou super empolgada para começar essa leitura. Imagine, você que não curte o gênero chegou a favoritar o livro. Eu não vejo a hora de ler!!! Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    A minha situação é mais ou menos a sua, eu estava louca para ler esse livro, mas depois que li algumas resenhas negativas e que diziam não ser exatamente o que eu imaginava acabei deixando de lado e não comprei o livro, mas agora que li essa resenha estou convencida de que devo colocar ele novamente na minha lista. Essa capa é muito show.
    Amei a resenha.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito né? Espero que a edição da Intrínseca (no segundo livro) seja tão boa quanto!

      Excluir
  5. ' Se eu não consegui te convencer até agora do quanto este livro é perfeito' eu não sei se conseguiria ou se desejo convencer alguém de que um livro é perfeito, pois vejo como uma colonização do outro. Mas concordo com você, o livro é perfeito, li ano passado e amei todos os detalhes, fiquei querendo mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian eu também acho, na verdade só me expressei de maneira errada. Minha intenção era convencer de que ele vale a pena.

      Excluir
  6. Esse livro é ótimo! Infelizmente, a continuação já não me agradou tanto... Me deixou bem incomodada, na verdade. :/

    ResponderExcluir
  7. A verdade é: por mais que eu goste de fantasia, só de ver essas ilustrações/fotografias me convenço de que não devo ler, simplesmente não consigo olhar para algumas delas que já me sinto enjoada. Por mais que você tenha gostado, tenho a impressão que vou ficar com nojo de algumas coisas, então prefiro não me arriscar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é tão nojento quanto parece Ju! kkkkk

      Excluir
  8. Eu li esse livro no começo do ano e gostei dele :) Não posso dizer que ameeeei, mas eu achei bem interessante. Acho que eu ia ter gostado um pouco mais se não tivesse começado a ler com expectativas muito altas, o que eu acho que causou meu interesse ao longo da história a diminuir. Mesmo assim, acho que a história é bem interessante e fiquei muito animada quando descobri que o Tim Burton é responsável pela adaptação, até porque, à medida que ia lendo o livro, tudo o que eu conseguia pensar era: meudeus, esse livro é muito a cara do Tim Burton. Ele mesmo poderia ter escrito o livro que eu acharia super plausível haha
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, eu também estava com expectativas altas, mas como disse... receosa pelo gênero então eu não imaginava que fosse gostar tanto. E amei. Mas espero que o filme não decepcione, mesmo sendo Tim Burton eu fico com o pé atrás, porque pelos trailers algumas coisas parecem bem diferentes ):

      Excluir
  9. O comentário do Tim Burton é o melhor! hahaha Só vejo resenha positiva a respeito desse livro, estou extremamente ansiosa pela leitura. Sua opinião só aumentou essa vontade ainda mais!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, espero que goste tanto quanto eu gostei!

      Excluir
  10. Olá...esse livro é fantástico! Adorei sua resenha e estou super ansiosa para conferir a adaptação de Tim Burton. A LeYa está lucrando com a adaptação da obra, pois com a divulgação todo mundo que ler, eu já li faz quase um ano e curti muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, isso é bom não é? Trazer mais leitores para a obra! Fico feliz de ver esse sucesso todo, temo que a adaptação vá sofrer muitas alterações...

      Excluir

Tecnologia do Blogger.