Resenha: A geografia de nós dois, Jennifer E. Smith

8 de julho de 2016
    "Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade."
Título: A geografia de nós dois | Autora: Jennifer E. Smith | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501106223 |  Páginas: 272 | Skoob | Compre aqui

Livro cedido em parceria com a editora para resenha.
    Eu nunca sei muito bem o que esperar de autores que eu ainda não conheço, mesmo que tenha ouvido ótimas críticas sobre o livro e a escrita do mesmo. Sempre fico um pouco insegura, tentando não criar muitas expectativas encima do enredo pra depois não correr o risco de me decepcionar. Dessa vez não foi diferente. Logo que vi o livro disponível quis solicitar para uma resenha e mesmo tendo visto só elogios à escrita de Jennifer por aí, eu não sabia se poderia confiar muito no livro e confesso que nem ao menos li a sinopse, coisa que eu raramente faço mesmo, só pra não estragar a surpresa fosse ela boa ou ruim. Este foi o meu terceiro livro lido na #MLI2016:
    O livro é basicamente sobre viagens, conta a história de dois estranhos que se conheceram por acaso quando ficaram presos no elevador do prédio onde eles moram. Acontece que eles não conseguem manter contato nos dias seguintes e então o curso de suas vidas mudam drasticamente. Lucy precisa mudar de país por causa do trabalho do pai e Owen acompanha o pai em uma espécie de "mochilão" à procura de um emprego e de um lugar pra ficar enquanto não conseguem vender sua antiga casa lá na Pensilvânia. Onde eles moravam com a falecida mãe de Owen.
    No meio dessa bagunça toda eles encontram um meio de se comunicar: os cartões postais. E não conseguem então de forma alguma deixar de pensar um no outro e desejar que estivessem juntos.
    Gostei do livro em primeiro lugar porque a narrativa é fácil e simples, mas também muito única. Me senti presa na história desde o começo do livro, pois o enredo em si é muito criativo e diferente de tudo o que eu já li. O livro tem viagens. Tem lugares lindos. E tem romance. Romance à distância. Não dá pra não ficar desesperada pra saber o quê vai acontecer no próximo capítulo.
    Os personagens foram muito bem construídos e são opostos um do outro, mas isso faz com que se encaixem perfeitamente. Owen é mais crítico e pessimista, mas muita de sua carga emocional pesada se deve ao fato de ele ter perdido a mãe recentemente e estar passando por dificuldades com o pai. Lucy tem tudo do bom e do melhor, nunca precisou se preocupar com dinheiro e é apaixonada por NY. O que faz dela uma pessoa otimista, mas apesar disso ambos são personagens bem realistas e o contexto em que cada um vive deixou o livro pra lá de interessante. Não é só um romance bobo de adolescente, consegui tirar muita lição importante do livro. Sobre família, principalmente.
    O desenvolvimento da história é de tirar o fôlego. Apesar de o livro tratar, como eu disse, de algumas outras coisas além do romance é impossível não se pegar torcendo cada vez mais por Lucy e Owen. Vê-los tentando entender quem eles mesmo são e o quê significa o sentimento que eles tem um pelo outro, qual é o tipo de relação que eles vivem e se perguntando se o outro sente o mesmo é de deixar qualquer um com vontade de devorar o livro em apenas uma sentada.
    A leitura fluiu muito rápido, me conectei muito com a história. Chorei de emoção e queria que o livro tivesse tido mais umas 100 páginas, ou um epílogo, pra contar melhor como foi que eles ficaram depois do final e como foi o tão sonhado futuro deles. Mas posso dizer que o livro não me decepcionou em momento algum.
    A edição da Galera está impecável. A capa muito bonita; as folhas amareladas e a fonte em um tamanho ok. Junto com o livro recebi um marcador personalizado e uma espécie de banner, ou seria um cartão postal? Haha. Recomendo a leitura à todos!

23 comentários:

  1. Eu já imaginava que o livro seria amorzinho, mas não tanto! Já estou apaixonada, quero muito ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Essa capa chamou a minha atenção quando vi na livraria, como gostei de ler A probabilidade estatística do amor a primeira vista eu acredito que vou gostar desse tbm <3

    ResponderExcluir
  3. Ah, que gracinha de livro. Com certeza vai para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Eu gosto muito do outro livro da autora, ele é um dos meus favoritos!
    E eu quero muito ler esse, achei a capa linda e adorei a historia!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi ele no mochilao da Record estou morrendo de curiosidade e sua resenha do me deixou mais doida ainda pela leitura. Com toda certeza está na minha lista.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. O livro não me chamou atenção do começo, mas não sabia do que se tratava, agora com a resenha, vendo que ele aborta um tema que eu gosto, que é relacionamentos a distância, estou empolgada para conferir.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nossa se antes eu estava relutante para conhecer essa obra, agora fiquei muito empolgada. Não sabia que a história era tão comovente e gostei muito do vislumbre que você deu do livro. Quero muito conhecer esse casal fofo e vê como eles superam as dificuldades.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não conhecia este livro mas me chamou bastante atenção! ótima dica

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaísa! Também não conhecia a obra, e fiquei curiosa desde o título, já que imaginei que teríamos viagens rsrs. E aliás, foi justamente a sua colocação acerca das viagens, dos lugares lindos, que me fez querer ter o livro em minha estante.
    Vou adicionar à lista.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    O único livro que eu li e retrata um romance a distância foi "Querido John".
    Mas nesse caso, o livro foi bem triste rs.
    Fiquei interessada na história. Realmente eu ainda não conhecia. Romances a distancia, me prendem pelo fato de: Quero saber logo o final. Igual a vc rs
    Pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oioi, beleza?
    Estou louca para ler A geografia de nós dois,tanto que acabei de comprar o livro na Amazon haha.
    Gostei de saber que o desenvolvimento da história é de tirar o fôlego, e ja vi que vou virar fã da autora.
    Com certeza vou ler e amei a capa, tao fofa.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oie
    que graça de resenha, esse livro está na minhas prosximas leituras e parece estar muito bom, eu adorei a capa e gosto da autora, bela dica e que bom que curtiu

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu acho a premissa desse livro bem interessante, fico curiosa para saber como os dois personagens vão lidar com a distância entre eles e como será o desenrolar da história.
    Adoro o fato deles falarem um com o outro através de postais quando estão distantes, acho uma graça! Fora a ambientação que parece ser bem bacana, em meio a viagens e afins.
    Esse me parece um livro bonito, sensível, fofo e apaixonante!
    Eu nunca li nada da autora, mas tô com um bom pressentimento sobre esse livro.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Tô vendo que o problema fui eu haha, eu comecei a ler e parei mais ou menos ali na metade da leitura pq ao contrário de você, a leitura não me prendeu muito :/ o owen foi um amorzinho, mas sei lá... Não tá indo pra frente.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Tô vendo que o problema fui eu haha, eu comecei a ler e parei mais ou menos ali na metade da leitura pq ao contrário de você, a leitura não me prendeu muito :/ o owen foi um amorzinho, mas sei lá... Não tá indo pra frente.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii Thaísa, como vai?
    Garota fiquei completamente encantada com essa sua resenha e a obra que trouxeste dessa vez, não posso negar que fiquei apaixonada pela história e o amor destes dois personagens, leria comtoda certeza. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Olá Thaisa, muito legal a história desse livro, ainda mais com uma narrativa simples e personagens que cativam, quero muito ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  18. Adoro essa autora, ela é de fato bem amorzinha e fofa. Gostei muito da improbabilidade estatística, mas o segundo livro que li dela não curti tanto. Mas depois da sua resenha percebi que eu VOU AMAR esse novo. A leitura dela é bem cheia de significados né? Que bom que sua primeira experiência foi legal.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Aaaah, agora entendi o sentido do título! Haha. Achei belo, mas não li a sinopse e, portanto, não sabia por que "geografia". Gosto de livros que abordam viagens, sabe? Como você, aprecio narrativas leves e de fácil entendimento. Sabendo que a autora consegue descrever cenários e experiências dos personagens sem se focar apenas no romance, mas valorizando sua autodescoberta, me anima!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Tha, tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui :P A sinopse dele é bem bacana e gostei de conferir seus comentários :) Assim como você também fico receosa quando não conheço o autor. Na verdade tenho receio até quando conheço kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que livro fofinho, a capa bacana e gostei da ideia das viagens, como você, também não leio muito sinopses para não estragar a surpresa e mesmo que um autor seja elogiado, não confio mioto, fico um pouco pé atrás. Sobre o livro, não é algo que leria no momento, mas achei curioso.

    ResponderExcluir
  22. Olá essa leitura parece ser ótima, já quero a obra desde quando vi entre os lançamentos da editora. Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Eu só tenho amor por esse livro e por essa autora. Acho que de todos os livros dela, esse foi o melhor publicado até agora. Adoro os personagens e como os diálogos são construídos e como as coisas acontecem ao longo dos capítulos. Uma ótima leitura, definitivamente.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.