Resenha: Warcraft Durotan, Christie Golden

22 de julho de 2016

    "Em Draenor, sob a sombra da Montanha do Grande Pai, entre a Serra do Fogofrio e as terras do sul, o forte, honrado e ferozmente livre clã Lobo do Gelo enfrenta invernos cada vez mais rigorosos... e caça talbuques e fenocerontes cada vez mais escassos. No entanto, um Lobo do Gelo não reclama. Sob a liderança sábia de Garad eles perseveram, honrando os Espíritos da Terra, do Fogo, do Ar, da Água e da Vida. Outros orcs podem sentir prazer na matança... Não os Lobo do Gelo. Quando Guldan, um misterioso forasteiro, chega ao inóspito território ao norte, oferecendo uma terra rica em alimentos em troca da submissão do clã à sua Horda de orcs, o chefe declina. A dignidade de seu povo não está à venda. Assim como sua liberdade. Arauto da morte, a partida de Guldan traz a reboque a morte de Garad e a ascensão de seu filho: Durotan. Agora cabe ao jovem líder manter seu povo unido em um dos momentos mais críticos de sua história. Contra a fome, o inverno rigoroso, a fúria dos elementos e os Andarilhos vermelhos... Será possível?"

Título: Warcraft: Durotan | Autora: Christie Golden | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501050809 |  Páginas: 224 | Skoob | Compre aqui

Livro cedido em parceria com a editora para resenha 
    Oi oi gente! Tudo bem por aí? Bom, vou lhes confessar que sempre morri de vontade de jogar World of Warcraft e nunca joguei e isso se deve ao fato de eu não ter um computador muito bom (meu Notebook só roda League of Legends e olhe lá). Sempre me pareceu um ser um universo interessante e quando eu vi o trailer do filme e de quebra descobri que seriam lançados dois livros, sendo um o oficial do filme e o outro um prequel, fiquei extremamente curiosa pra ler. Mesmo sendo leiga e não conhecendo nenhum pouco os personagens.
    Minhas expectativas por algum motivo que eu não sei dizer eram altas desde o começo, algo me dizia que eu iria amar o livro, exatamente por isso fiquei com medo: odeio criar expectativas com qualquer coisa que seja e depois vê-las sendo despedaçadas, deixadas em frangalhos. Mas isto não aconteceu, o livro superou todas as minhas expectativas e conseguiu se tornar uma das melhores leituras que eu fiz até agora em 2016. Mas eu vou explicar com calma o por quê.
    Durotan é um orc do clã Logo do Gelo, em Draenor, e é também filho de Garad o chefe do clã. Os tempos estão um pouco difíceis e os recursos mais escassos, não é tão fácil ser bem sucedido em uma caçada como antigamente e bem no meio de uma eles são interrompidos com a notícia de que há um orc estranho e de uma cor de pele esverdeada esperando para falar com o chefe e ele não está sozinho: carrega uma escrava. Este é Guldan e ele é um bruxo que faz uma proposta à Garad: uma terra nova e rica em vários aspectos. Acontece que para fazer parte dessa terra prometida um preço há de ser pago, o clã deveria se tornar submisso a Guldan e tendo a proposta recusada este vai embora não muito feliz.
    As coisas passam a piorar cada vez mais rápido e Garad adoece, o que faz com que ele esteja mais fraco e propenso a perder um combate Mak'gora. Garad portanto morre (não é spoiler, está na sinopse) e Durotan precisa ser testado pelos espíritos para saber se é ou não digno de chefear o clã à partir de agora e salvar seu povo, provendo alimento e segurança. Mas as coisas só começaram a piorar.
    Não posso contar mais do enredo sem dar spoilers de verdade, mas posso dizer que a escrita de Christie é tão envolvente que em apenas uma sentada você vai se apaixonar completamente pelo universo. A escrita é bem simples e o passar do tempo é rápido no livro: não tão rápido que te deixe confuso e sobrecarregado com muitos acontecimentos e nem tão lenta que te faça sentir preguiça de ler. O timing é perfeito e quando você menos espera já está acabando o livro.
    Os personagens são muito bem construídos e eu fiquei rapidamente encantada com os orcs e o clã Lobo do Gelo. Criaturas dóceis, mas ao mesmo tempo selvagens. Pude perceber muitas lições e valores inclusos no livro, como lealdade; família; persistência; fé e muitas outras coisas que tornaram a história muito original e fizeram o livro se desenvolver da melhor maneira possível. Existe um leve romance no livro, mas não é o foco da história nem de longe. O livro é sobre sobrevivência e sobre lutar contra todos os obstáculos para manter a si e aos que se ama vivos. 
    Durotan e seu clã vão passar fome; sede; frio; calor e vários outros infernos na tentativa de descobrir qual é a melhor maneira de lidar com a situação e é nesta dificuldade que vemos os personagens se desenvolverem. O Durotan do final do livro nem sequer parece com o Durotan apresentado no começo da história, ele cresceu de uma forma inexplicável e assim como ele Draka entre outros também.
    Gostei muito da conclusão da história e sinceramente não tenho sequer um comentário negativo à respeito do livro. Creio que é um dos melhores livros que eu li até agora, ficando atrás apenas de A Guardiã de Histórias. O livro não foi feito apenas para os fãs da franquia como eu temia e qualquer pessoa, leia ou não sobre o universo, pode ler tranquilamente que irá entender toda a história. Não me lembro de ter encontrado muitos erros na revisão e a edição está impecável. Além das folhas amarelas e a fonte em ótimo tamanho o livro veio com uma capa sensacional.
    Dei cinco estrelas e favoritei o livro, recomendo-o pra quem gosta de fantasia e aventura. Repito: não precisa conhecer o universo pra poder ler e, acho que muitas pessoas (que nunca jogaram) teriam opiniões diferentes do filme se tivessem se dado ao trabalho de ler antes.

Blogs que também fazem parte do projeto:

15 comentários:

  1. Oi linda, não conhecia o jogo e não tinha visto esse livro ainda (pelo menos não me lembro) mais essa capa é incrivel, essas folhas todas caprichadas são perfeitas. Amei a história, acho que é envolvente e bem gostosa de ler. Como você disse não é algo que canse nossa leitura, amei sua resenha, espero ler um dia com muita calma :)
    Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey, Thaísa!

    Menina, eu também sempre quis jogar WW, mas nunca consegui pelo mesmo problema que você... rs.
    Estou doida pra assistir ao filme, mas não sei se quero ler o livro. Ainda estou me decidindo. :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca joguei, confesso que nunca tive muita curiosidade sobre o jogo, mas quando assisti o trailer fiquei louca pelo filme! Ainda não consegui conferir o filme, mas tô querendo fazer isso em breve.
    Achei muito bacana o lançamento desses dois livros, acho que explicam bem melhor o mundo retratado.
    Sobre esse livro, fico feliz de saber que a escrita da autora seja envolvente e que o livro passe valores e lições importantes. Parece ser uma obra muito boa!
    Já anotei a dica e vou procurar para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha, mas acho que eu não iria gostar.
    Games ou algo a ver com jogos são outra lingua pra mim rs
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii linda, como vai?
    Garota eu tenho uma certeza curiosidade para ler esse livro, eu conheço o jogo mas nunca tive oportunidade de jogar mesmo, eu queria saber como será o desfecho mesmo, sua resenha me deixou bastante curiosa e a edição está um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Estou louca para ver o filme e acho que vou ler esse livro primeiro.
    A capa é bem legal e fico feliz por não ser necessário grande conhecimento do universo para compreender o livro e o filme. Adoro aventura e fiquei muito curiosa para ler o livro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem, apesar da resenha perfeita, esse é um dos livros que não me chama atenção, mas é interessante os comentários positivos que vejo na blogsfera. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaísa, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! E que bom que gostou tanto do livro! Ele não tem uma premissa que me chama atenção, mas sinceramente acho que leria, se tiver a oportunidade. Dica anotada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tudo bem?
    O livro tem um trabalho gráfico mara, mas esse universo não despertou meu interesse, não sou fã de jogos, e mesmo ciente de que não é necessário jogar pra entender a história, a dica eu passo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Nossa que resenha bem feita, adorei a forma como falou do livro sem dar spoilres, já que muitos não gostam né. Não sei se leria tenho que ser sincera, não e um tipo de leitura que me encha mais os olhos, porém irei indicar a minha colaboradora que simplesmente ama esse gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hello! Tudo bem?
    Nunca joguei Warcraft, mas fiquei bem interessada no livro e no filme.
    Já li varias resenhas positivas sobre a historia e achei legal ver a sua opiniao tb.
    Me animei de conhecer mais ainda, depois de saber que vc favoritou e que nem tem nada negativo pra contar do livro.
    Vou tentar ler o quanto antes, adoro uma fantasia assim.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu não conhecia o livro e não é bem meu gênero de leitura mas está bem legal o enredo, bela dica para quem curte

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thaísa!
    Nunca joguei nada do Warcraft e nem sei o motivo.
    Não entendo nada do mundo, mas achei a história bem legal e fiquei com vontade de ler.
    Acho que eu iria gostar do Durotan.

    ResponderExcluir
  14. Assisti ao filme, também jogo mas ainda não tive a oportunidade de ler ao livro. Deve ser maravilhoso, assim como o jogo e o filme. Uma vez que você assisti, a necessidade por um segundo filme é tamanha.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Nossa que bom que não precisa entender do universo para ler o livro. Porque eu tinha essa dúvida, já que não conheço o jogo. Acho importante os personagens serem bem construídos, ajuda muito na história.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.