Beda 03 | Resenha: O Ladrão de Raios, Rick Riordan

3 de agosto de 2016

    "Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."
Título: O ladrão de Raios (Percy Jackson & os Olimpianos #1) | Autor: Rick Riordan | Editora: Intrínseca | ISBN: 9788598078397 |  Páginas: 400 | Skoob | Compre aqui 

    Percy Jackson já estava na minha lista de leituras há anos e, devido ao fato de já ter assistido ao filme várias e várias vezes, eu procrastinava cada vez mais para ler o livro. Até que eu decidi colocá-lo como meta da #MLI2016, agora o problema era separar a memória do filme para que eu não ficasse comparando os dois o tempo todo durante a leitura. Mas eu só me surpreendi. 
    O autor me conquistou logo no início pela narrativa: é como se Percy estivesse nos olhando nos olhos e contando a história ele mesmo. Além de que a escrita é muito leve e fácil, eu só demorei um pouco pra sentir ela fluir porque como eu disse, eu estava com o filme fresco ainda na cabeça e com a ideia fixa de que eu já sabia a história. Mas eu não sabia de nada, essa é a verdade, meus caros
    Não tem como não comparar o livro e o filme, e como eu assisti antes de ler me surpreendi muito positivamente. Os acontecimentos são muito diferentes; o enredo é muito mais coerente e as coisas fazem muito mais sentido. É até mais divertido e engraçado, minha vontade foi deletar tudo o que eu assisti e gravar apenas o livro na minha cabeça. Acho que tentei muito fazer isso.
    Percy tem 12 anos e muita coisa no filme foi modificada pelo fato de o ator já ser mais velho. Mas no livro todos os acontecimentos condizem com a verdadeira idade do personagem. Os diálogos e os pensamentos dele são realmente os que uma criança dessa idade teria, então é muito compreensível. Mas isso sem deixar a impressão de que o livro foi feito apenas para um público juvenil, pelo contrário. 
    A apresentação da mitologia foi bem bacana, o autor soube exatamente como não ser vago e também não exagerar. O único ponto negativo pra mim, é que a jornada de Percy demora um pouco pra se completar e a leitura não fluiu tão rapidamente quanto eu queria, foi um pouco quebrada, mas repito que isso talvez seja influência do filme em mim e acredito que vá melhorar na leitura do segundo livro, cujo filme eu não vi. 
    Em vários momentos o contexto me lembrou Harry Potter: Percy tem uma missão pra salvar o mundo; um melhor amigo atrapalhado, porém fiel; uma melhor amiga inteligente e forte e o fato de que ele não se encaixa muito bem no mundo "normal". A diferença é que aqui é Percy quem fica com  a garota, mas a semelhança não foi negativa pra mim como foi pra vários leitores. Não me incomodei em momento algum, porque o autor soube criar uma fantasia só dele e muito original. Adorei ler sobre mitologia grega e estou ansiosa pra saber os próximos passos de Percy. 

18 comentários:

  1. Já assisti o flime 1556322384534 vezes mas nunca li o livro rsrs, mas pretendo ler mesmo já tendo assistido o filme ♥
    Kisses!
    BLOG TEEN QUASE DELICADA♥

    ResponderExcluir
  2. esse é um dos meus livros favoritos <3
    adoro a saga do percy e acho que você vai gostar do resto da série.

    ResponderExcluir
  3. Eu perdi a conta das vezes que assisti, mesmo não gostando muito da adaptação
    E li, mas parei nesse volume e só =/
    Preciso voltar a ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler tudo, gostei dos personagens! O livro é muito melhor que a adaptação!

      Excluir
  4. Que legal! Sempre ouço falar dos livros dessa serie e sempre também da comparação de como o filme é precário em relação ao livro, porém nunca tinha parado para ler uma resenha, ou até mesmo a sinopse do livro. Adoro Mitologia e fiquei bem interessada.
    bjinhos

    Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ouço sempre falarem muito bem dos livros do autor, mas ainda não li nenhum.
    Tenho muita vontade de ler essa série, porém não consegui encaixar nas minhas leituras.
    Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda para conhecer a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Já assisti aos filmes de percy mas não li os livros dele, ainda não sei o porquê, creio que seja por falta de oportunidade! Mas tenho um certo fascínio pela mitologia grega.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já assisti o filme várias vezes também, mas quando fui ler, acabei abandonando o a leitura logo no início. Sei lá, não fluiu, não sei explicar por qual motivo.
    Mas agora, lendo sua resenha, senti vontade de dar uma nova chance ao livro. Quero conferir esse enredo coerente, sem as modificações que ele teve pro filme.
    Ótima resenha, você me convenceu. Vou ler quando puder!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro há uns 2 anos e ainda não o li. SHAME ON ME! Mas tratarei de lê-lo ainda este ano. Já ouvi falar nessa semelhança com Harry Potter. Vamos ver o que acharei! (Mas acho que vou gostar. Sou bem fã de mitologia grega.)

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Admiro a história de Percy Jackson pelo que conheço dos filmes. Até hoje não tive vontade de ler os livros, mas sei que muitos fãs reclamam da adaptação cinematográfica e que o livro é infinitamente melhor. Adorei a resenha!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu adoro os livros do percy, sobretudo este primeiro é excelente. Gosto muito de toda mitologia inserida na obra e os personagens são maravilhosos. Fico feliz que você tenha apreciado a leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oie
    faz tanto tempo que li esse e a série e super adoro percy, muito legal ver a resenha por aqui pois bateu uma saudade grande

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Thaisa, sua resenha é ótima, gosto muito! Mas Percy é um livro que não me chama atenção, quem sabe um dia tenha oportunidade de ler e tirar essa cisma. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Vem que você vai viciar! huahau
    Eu comecei a ler Percy como quem não quer nada, mas no segundo ele me pegou de jeito. Aliás acho o segundo bem engraçado. O que mais gosto nem é a aventura nem nada o que gosto de verdade é o jeito descontraído da escrita de Tio Rick, sério os filmes não tem um pingo de graça perto dos livros, e é isso. Vem também!!!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Apesar de muitas pessoas elogiarem bastante esse livro e também o filme acredita que nunca li? Faz um tempinho que está na minha lista, mas sempre coloco outros na frente rs Pelo enredo parece ser bem interessante. Gostei muito da resenha. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  15. eu amo a saga do percy, o tio rick realmente me conquistou nesses livros <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.