Beda 06 | Resenha: O amor nos tempos de #likes

6 de agosto de 2016

    "Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo)."


Título: O amor nos tempos de #likes | Autores: Pam Gonçalves; Bel Rodrigues; Hugo Francioni e Pedro Pereira | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501075581 | Páginas: 296 | Skoob | Compre aqui
 Livro cedido em parceria com a editora para resenha
     Chegamos no fim da #MLI2016 (eu sei que tem resenha faltando, eu sei) e na última semana da maratona o tema era Diversidade e, quem acompanha meu canal sabe, que eu havia escolhido dois livros pra esta semana, mas resolvi tirar da TBR o livro "Os dois mundos de Astrid Jones" porque eu li outros no lugar, então fiquei apenas com O amor nos tempos de #likes, que eu recebi em parceria com a editora Galera Record para resenha.
    O livro foi escrito por youtubers de três canais diferentes e eu confesso que raramente me interesso por livros de YouTubers porque eles não contam histórias fictícias e sim uma mini biografia de pessoas que ainda não viveram nem metade da vida. Mas enfim, resolvi apostar neste lançamento da Galera porque os canais são literários e trazidos à vida por Pam Gonçalves; Bel Rodrigues; Pedro Pereira e Hugo Francioni e o livro se trata de contos. Três contos, inspirados em clássicos da literatura como Orgulho e Preconceito;Dom Casmurro e Romeu e Julieta.
    Resolvi dar uma chance ao livro porque gosto muito do canal da Pam, confio no potencial dela e também para me envolver um pouco mais com livros nacionais. Porém peço perdão porque a resenha ficou um pouco longa, afinal, eu tive que separar os contos e avaliá-los individualmente.
    O conto da Pam conta a história de Liz, ela é uma YouTuber e vive longe da família. Mas ela está tendo um péssimo dia quando sua agente liga para cobrar um vídeo que ela precisa fazer sobre o dia dos namorados. O problema é que Liz pouco acredita no amor, ela não o entende e nunca o sentiu. Então para completar o estresse o aeroporto em que ela está é fechado por causa de uma tempestade e seu voo para a casa dos pais, em Florianópolis, é atrasado.
    Na bagunça toda, enquanto tenta escrever algum roteiro pro vídeo durante a espera, ela conhece um garoto. William. Ele acaba a irritando com algumas perguntas sobre sua vida pessoal, mas o destino deles acabam se enroscando mais do que eles poderiam imaginar.
    Eu adorei a escrita da Pam, que é bem simples e fácil de digerir. É algo bem adolescente, claro, mas muito bem escrito e com reflexões ótimas. Me fez sentir lendo uma fanfic, devido ao roteiro leve, porém eu consegui me envolver na história e sair de uma ressaca literária. Não queria que o conto acabasse, fiquei muito curiosa pra saber como vai ser o próximo projeto da Pam, porque pra quem não sabe ela irá publicar um outro livro, no caso só escrito por ela.
    Duda passou por um relacionamento abusivo há algum tempo e logo depois perdeu também uma de suas melhores amigas, por isso ela está contando as horas para terminar o ano letivo e fazer a tão sonhada viagem que seus pais prometeram, para que ela respirasse outros ares, também como presente pelas notas boas e o bom comportamento durante o ano.
    Ela resolve ir à um encontro às escuras no primeiro dia da viagem em Búzios e acaba tendo uma surpresa pra lá de agradável encontrando um garoto que ela já conhecia de longe. Alguém que ela sempre admirou e nunca imaginou que fosse encontrar.
    Gostei da escrita da Bel, é bem madura apesar do roteiro ser voltado à um público mais jovem. Bel conseguiu falar de temas polêmicos como relacionamentos abusivos e drogas no conto, além de jogar um drama que deixou a história bem nivelada. Adorei!
    O último conto do livro conta a história de Ramon e Júlio, dois personagens que além de morarem longe vivem realidades completamente diferentes. O ponto em comum que faz com que eles se conheçam é o amor pela literatura e pela escrita. Um deles sonha em publicar um livro e o outro trabalha em uma livraria. 
    Foi meu conto preferido do livro, porque me identifiquei mais com a escrita e achei o enredo mais adulto. Além de ter vários temas interessantes e referências ótimas dentro da história. Até mesmo Inês Brasil, acreditam? Eu me diverti muito com o livro todo e o devorei em apenas um dia, mas queria muito mesmo que o casal Pedrugo continuassem a escrever mais e mais coisas, inclusive essa história mesmo de Ramon e Júlio.
    A diagramação do livro está ótima, além dessa capa perfeita o livro veio com um marcador combinando e foram poucos os erros que eu encontrei no  meio das páginas. Acho que foi uma entrada muito boa dos quatro no mundo da escrita, apesar de achar que eles precisam amadurecer um pouco mais as ideias, é fato que todos tem talento. Estou ansiosa pra vê-los cada vez mais nas livrarias de todo o País.

2 comentários:

  1. Que fofinho! Esse tipo de livro é o único que poderia me interessar, vindo de um (ou, no caso, vários) youtubers. Acho muito mais interessante quando eles se arriscam a inventar uma história do que quando simplesmente contam os causos das próprias vidas com várias fotos. :)
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Eu não curto muito livros de youtubers, mas este é um que quero ler porque parece ser bem um boa porta de entrada pra novos escritores, principalmente porque foi escrito por youtubers literários né, eu gosto muito da Pam por exemplo <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.