Beda 12 | Resenha: O ano em que te conheci, Cecelia Ahern

12 de agosto de 2016

   "Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever."
Título: O ano em que te conheci | Autores: Cecelia Ahern | Editora: Novo Conceito | ISBN: 9788501075581 | Páginas: 296 | Skoob | Compre aqui
Livro cedido em parceria com a editora para resenha
    Eu nunca tinha lido nada da autora e, portanto, não sabia exatamente o que esperar da escrita ou da história, o que eu adoro. Geralmente não leio sinopses, principalmente se eu já conheço o autor, mas neste caso eu também não li e deixei que o livro me surpreendesse. Não criei muitas expectativas sobre ele, mas alguma coisa lá no fundo me dizia que eu iria gostar da leitura.
    A escrita da Cecelia é muito detalhista, pelo menos neste livro, e várias vezes ela quebra a narrativa da história presente pra contar alguma coisa sobre o passado, o que eu achei muito chato e desnecessário logo no começo do livro. Mas ao mesmo tempo a escrita dela é bonita, poética então a leitura até que fluiu rápido e eu não quis desistir: porque é bem delicado o modo como ela escreve, bonito. E apesar de ser detalhista em alguns momentos, o livro não é cansativo, não se deixem enganar. A leitura fluiu muito rápido, li 90% do livro em um só dia. 
     A história se passa em torno de Jasmine e Matt, eles são vizinhos que nunca se falaram e não tem nada em comum aparentemente. Mas aos poucos as vidas deles vão se cruzando e uma amizade vai nascendo, justo no momento mais difícil da vida de cada um, então eles encontram o apoio necessário onde nunca esperaram ou imaginaram. Um do outro. 
     O enredo é bem envolvente e os personagens muito carismáticos, eles todos tem histórias e objetivos diferentes. Sonhos, vontades. Aos poucos fui me acostumando mais com o jeito da autora de escrever e até encontrei sentido para algumas das informações desnecessárias que ela inseriu no livro, mas ainda acho que se ela não tivesse sido tão detalhista o livro seria muito melhor.
   O desenvolvimento da história é ótimo, a vida de cada personagem se intercala com a outra e quando você menos espera já está torcendo pela felicidade de todos eles. Rindo com as paranoias e brigas e confusões que eles criam. Dá vontade de ser um dos vizinhos também, porque é tão bacana o laço que eles criam. 
    Os personagens cresceram de forma notável ao decorrer do livro, o que me deixou muito feliz. Pude vê-los superando os obstáculos e indo atrás de seus objetivos. Fiquei muito orgulhosa de cada um deles, de verdade. Me senti conectada aos personagens. 
    O livro se trata de amizade; de companheirismo; de família; de ver e dar valor nas coisas simples e também sobre o amor. Tem gente de todos os tipos e idades e realidades diferentes; questões importantes são abordadas e o livro tem uma diagramação perfeita. Além de vir com esse lápis fofo com sementinha, que você pode plantar depois que terminar de usar.
    Só não gostei muito do final. Não irei dar spoilers porque o livro vale muito a pena ser lido (mesmo) então só posso dizer que o livro acabou bem  e teve um encerramento legal até, só não gostei do par romântico da Jasmine. Imaginei um final, tive outro. 

19 comentários:

  1. Eu já conheço a escrita da autora e confesso que não me encheu os olhos, em nada.
    A editora mandou o primeiro capitulo do livro e tal mas eu li e pensei comigo que não ia fluir, o que fiz? Baixei o livro no kindle e tive certeza que não ia fluir, o que é uma pena pois ela tem uma gama enorme de fãs por aqui. Suas fotos são lindas sou apaixonada, e sua resenha está ótima. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Li esse livro mês passado e gostei bastante, embora eu esperasse mais da história sabe? Achei que ficou tudo muito parado, focado no drama da protagonista e o ficou que parecia dar um grande baque ou uma boa lição, foi bem fraco. De longe é o melhor livro da autora :(

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaisa, ainda não li nada da autora, a proposta do livro me agradou. Se tem personagens carismáticos o livro se torna ainda mais interessante Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada Cecilia, apesar de que já coloquei livros dela no carrinho e tudo, mas desisti. Esse livro me deixou bem curiosa para ler, não agora, mas em algum dia quem sabe. Suas fotos ficaram maravilhosas. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    GOsto mto dos livros da Cecilia e esse é claro ja está na lista para ser comprado e lido.
    A capa ficou maravilhosa e adorei o marcador tb...
    A historia em si me chamou a atenção desde que vi o lançamento e gostei de conhecer mais do enredo pela resenha, acho que no geral irei gostar mto.
    Uma pena que nao tenha gostado tanto do final, mas finais sao dificeis mesmo, ou a gente ama ou odeia.
    Vou ler com certeza.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oiii Thaísa, como vai?
    Menina que resenha e livro mais lindo, confesso que me encantei e quero ler com toda certeza <3 suas fotos ficaram um arraso e só me convenceram a querer ler mais e mais <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Estou com o livro aqui em casa para ler também, acho essa capa super linda, e estou super ansiosa para iniciar a leitura!
    ótima resenha, e fotos maravilhosas!!!
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gosto bastante da escrita da autora em outros títulos, porém ainda não li esta obra.
    Adorei os mimos, o lápis é lindo e sua resenha está incrível.
    Fiquei curiosa para ter essa leitura, porém o fato de você a ter achado muito detalhada e a quebra da narrativa me preocupa um pouco.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não me interessei pelo livro, mas vi inúmeras resenhas positivas. Quem sabe futuramente kkkk amei as fotos <3 muito lindas!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Gosto muito dessa autora. Estou com esse livro em casa para ler! Li o primeiro capítulo e acho que vou gostar! pena que você achou muito detalhado.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá
    essa edição está muito linda e eu adoro a autora então estou mega curiosa pela leitura, sua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa, adorei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. hahahah acontece. vc espera algo e o autor empurra outra coisa, que mesmo que se encaixe na trama, pode não agradar a gente... de qualquer forma, será uma de minhas próximas leituras... esse lápis é tão fofo, amei a ideia de plantar depois :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Olá, esse lançamento da editora está sendo muito comentado. adorei sua resenha e já quero conferir também...vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Thaísa, eu só li um livro da Cecelia e gostei, acredito que a escrita detalhada é meio que uma característica dela.
    Que bom que é possível ver o crescimento dos personagens durante a narrativa.
    Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Oie Thaísa,

    Eu sou fã da autora da Cece. O primeiro livro que eu ganhei de namoro foi p.s eu te amo. Essa capa é muito linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaísa.
    Da autora eu só li P. S. Eu Te Amo e achei a escrita dela muito linda e emocionante. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum outro livro dela, mas estão na minha lista e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. olha pro livro, no sentido capa eu não diria que ele tem todos esse temas bacanas, seria apenas mais um romance do estilo que não gosto kkkkkk mas fiquei curiosa, mesmo com o final q não é bom kkkk

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Só li um livro da autora até hoje e até que gostei.
    Este parece ter elementos bem parecidos com o outro que li então creio que eu gostaria.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Thaísa,
    Tô com esse livro aqui, sem saber se leio, ou se passo pra colunista, tentei ler outra obra da autora, mas não fluiu. Tô pensando se me arrisco nesse porque escrita detalhista demais me cansa
    beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.