Beda 28 | Meu caderninho de leituras

28 de agosto de 2016
    Eu sempre fui uma pessoa extremamente desorganizada, rainha da procrastinação, porém quando resolvi levar o blog mais a sério percebi que era hora de mudar. Então quando a Ju do Nuvem Literária mostrou no canal dela o caderninho que ela usa pra organizar as leituras dela, eu me amarrei na ideia e resolvi criar um pra mim também. É claro que eu ainda uso aplicativos como Skoob e Goodreads, mas precisava de algum lugar onde eu pudesse também ter controle dos livros que eu recebo das editoras parceiras; quais deles eu já li e quais ainda estou devendo resenhas; programar a TBR (to be read) de cada mês e ter uma lista dos livros desejados que seja palpável.

    Eu dividi o caderno em quatro partes: Planejamento; Concluídas; Recebidos e Desejados. Porém também fiz, dentro da categoria de planejamento duas subdivisões: TBR e Projetos. Mas Thai, pra quê serve cada uma delas? Eu vou tentar explicar de uma forma breve.
    Na subdivisão TBR (dentro do Planejamento) eu faço as minhas TBR's (to be read) mensais, ou seja, listo todos os livros que eu pretendo ler naquele mês e no final eu volto pra marcar com OK aqueles que eu consegui ler e deixo pendente aqueles que não deu tempo de ler, geralmente colocando ele na próxima TBR de novo. E na aba Projetos eu faço minhas listas de leituras pra alguns projetos criados por Youtubers e Blogueiros, por exemplo, foi lá que eu fiz a minha TBR da Maratona Literária de Inverno e lá que eu organizei minhas leituras do projeto Rê/Lendo Harry Potter, no qual estou atrasadíssima. Basicamente é assim o meu Planejamento.                                    
Depois vem a aba Concluídas, onde eu vou marcando as leituras assim que as concluo, além de marcar no Skoob e no Goodreads, esta aba não é extremamente necessária por eu já usar os dois aplicativos, porém eu gosto dela e quis mantê-la no caderno porque eu acho que incentiva na organização.
    Na aba Recebidos, eu organizo todos os livros que eu recebo em cada mês, o que além de me dar o controle sobre a quantidade de livros que entra na minha estante, me ajuda na hora de gravar o Bookhaul. Porque dessa forma eu nunca esqueço quais os livros eu recebi naquele mês.
    Essa categoria é muito importante também porque me dá a possibilidade de dar um OK nos livros assim que eu os resenho e ficar de olho naqueles que eu ainda estou devendo resenha, é ótimo pra quem tem parceria, mas eu não costumo marcar os livros que eu compro, porque eu tenho comprado poucos livros este ano.

    Por fim, na categoria Desejados eu vou marcando todos os livros que eu me interesso. Seja porque eu vi uma resenha bacana, porque algum amigo indicou, ou porque eu vi a sinopse em algum lugar e achei bacana. ajuda bastante na hora de fazer compras ou de pedir algum presente, sério! Minha listinha já ajudou minhas amigas indecisas a me darem presentes de aniversário e foi uma mão na roda pra eu decidir quais livros iria comprar na Bienal.
    Sempre que eu compro ou ganho um livro da lista eu vou lá e risco, e vou eliminando aos poucos a quantidade de desejados, mas ó: ela sempre aumenta!

     Se você quiser ver o vídeo da Ju, onde ela mostra o caderno dela e a forma como ela o organizou, clique aqui neste link. É uma ótima dica pra quem é blogueiro literário (a) e também dá pra adaptar o caderno para várias coisas, né? Eu já estou bolando um pra organizar também o meu canal hahaha!

44 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a ideia do caderno, mas uma pena que eu não seja uma leitora organizada,mas acho que pode valer a pena tentar

    http://leiturainconstante.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, eu também não era, acabei me tornando aos poucos e o caderno ajudou bastante!

      Excluir
  3. Que interessante essa sua maneira de se organizar Thaísa, adorei o caderninho. Eu faço algo semelhante, mas acabo usando os planners do blog mesmo, não tenho um caderno específico para isso. Mas adorei a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, já é alguma coisa, né? O importante é se organizar!

      Excluir
  4. Oi Thaísa, tudo bem?
    Achei seu sistema muito bom, e ajuda e muito a gerenciar as leituras. Gostei da sua dica e vou adaptar a minha rotina.
    abraços,
    Amanda
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, espero que faça bom proveito da dica e que dê certo com você!

      Excluir
  5. Oi :) Achei bem legal essa ideia do caderno para ajudar a gerencias as leituras. Gostei da dica, mas eu podia fazer isso pra vida, não para minhas leituras, pq nossa, tô precisando UKHDUKSAHDKUSAHKDUH


    Bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, e por quê não adaptar? Tenta fazer um pras coisas pessoais...

      Excluir
  6. Thai,
    achei demais a tua organização! Eu faço isso com o blog, com o canal e as minhas leituras, mas não tudo certinho e dividido, é muito mais prático e totalmente menos errante!
    Querendo ou não, desse uma dica e tanto. E bem, o skoob ajuda bastante também, né!? Mas sempre bom ter algo a mais.
    Beijão,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o skoob ajuda bastante, mas ele não me ajuda a controlar os livros que eu recebo das editoras nem mesmo minhas resenhas pendentes :/

      Excluir
  7. Ai, Thai, que lindeza! Adorei tanto as ideias que você trouxe, as pontuações que acabam sendo para além da organização do caderno, mas podendo ter encaixes para qualquer planejamento. Maravilha de elaboração!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada. De verdade, fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  8. Estou de cara com a sua organização!
    Caramba Thai, tu é expert! Sério mesmo que estou pensando em aderir... nossa, já falei que estou passada?
    Sério, acho que vou tentar. Eu te conto se funcionar... pq eu sou meio rebelde, sabe? hehehe

    Beijos gata :D
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, não sou expert não hahahahah eu to é aprendendo também! Tenta sim e depois me conta <3

      Excluir
  9. Hello :)

    Nossa amei a ideia! Provavelmente eu não conseguiria manter, já que to enrolada com todas as minhas leituras mas vamos ver se em breve eu faço, já que dei a louca de viver organizando tudo pro blog!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.uncreativeplace.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, quem sabe mais pra frente, né? O ano já tá acabando mesmo, começa em 2017!

      Excluir
  10. Adorei esse post e fiquei super invejando essa sua organização. Mas já tô aqui copiando essa proposta pra me ajudar nas leituras pra faculdade e naquelas que eu realmente quero fazer fora da faculdade. Eu tb tenho skoob e talz, mas sou uma pessoa analógica, um caderno assim com certeza vai me ajudar muito mais.Sem contar que fica o registro, né? Acho tão legal isso.

    Bjo!
    Lady Salieri
    www.visaoperiferica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu realmente espero que te ajude em algo. Pode servir até pra outras coisas, além da leitura...

      Excluir
  11. Eu queria muito ser organizada assim - e não é por falta de caderno! Eu devo ter uns 3 cadernos de organização diferentes, uma agenda, um diário... Todos largados, a coitada da agenda tá praticamente em branco (pelo menos ela é linda, hehe). O meu caderninho que era pra ser o de leituras/blog até que está cumprindo o seu papel, mas está tão desorganizado quanto o resto das minhas coisas, hahaha.
    Eu sempre faço planos de ter o caderninho mais organizado, limpo e bonito de todos os tempos, mas no fim das contas o que funciona mesmo pra mim é o caderno todo rabiscado, anotado, rasurado, com uns negócios repetidos...
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cela, o meu por dentro também tem vários rabiscos e rasuras, é normal mesmo. Eu tento caprichar, mas ou eu organizo ou eu deixo o caderno caprichado. Os dois juntos eu não consigo!

      Excluir
  12. Olá,
    Eu achei bem bacana a ideia do caderninho e já estou aqui imaginando como preparar o meu.
    Sou meio desorganizada e odeio quando me programo para alguma atividade e simplesmente acabo esquecendo.
    Gosto de planejar as postagens da semana com certa antecedência, e as vezes penso em alguma coisa bem legal, não anoto e depois acabo esquecendo.
    Dica mais que anotada!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nem preciso dizer que eu amei essa ideia né? *_*

    ResponderExcluir
  14. Hey, Thaísa!

    Eu sou a rainha da desorganização.... ahahahaaha
    Acho ótimas essas ideias de cadernos de organização, listas e tudo mais.
    Posso até fazer um caderno desses, mas, como sempre, vou acabar não usando.
    Vou controlando minhas leituras pelo Skoob mesmo e olhe lá... rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Organização é sempre muito bom, eu faço isso pelo pc, mas é bom ter em escrito também, para eventuais problemas.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Olá, Thaísa. Eu queria muito conseguir me organizar assim, mas tenho certeza que se eu começasse o projeto, não iria conseguir terminar, é sempre assim comigo. Mas desejo-lhe boa sorte e espero que consiga continuar com esta organização.

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Acho essa ideia do caderno de leituras ótima!
    Eu fiz um planner pro blog e me organizo por ele. Ajuda demais!
    Ótima dica para a galera!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oiii lindinha, como vai?
    Eu também tenho um caderno para o blog, mas apenas utilizo para ficha técnica e quotes, então anoto tudinho e posso guardar na estante, quero ver se começo a fazer leituras do mês e filmes assistidos, já tentei algumas vezes mas sempre achei tão chatinho e sempre leio pouco, adorei a capa do seu caderno, tenho um igual mas para a faculdade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Não tinha conhecido esse seu lado metódico. Eu tenho um caderno para cada tipo de postagem e os organizo por hora, data e coloco o retorno nos cometários. Muito bancana.
    Isso é ótimo para quem esta em fase de Tcc como eu. KKKK
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Amei a ideia, eu meio que já faço isso mas com as matérias que vão ao blog diariamente, como eu meio que deixo programado o mês todo antes eu sempre anoto para ver o que vai sair no dia, se não esqueço mesmo, fora isso, uso muito o skoob, vicio total naquilo. kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu organizo as leituras que fiz, mas em relação a livros desejados eu deixo no skoob. Preciso começar a escrever meus recebidos pra deixar tudo bonitinho <3 haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Thaísa a ideia do caderno de leituras é perfeita, com certeza é o melhor método para organizar as leituras e manter sempre atualizado. Eu uso uma planinha que meu marido fez, e lá tenho os todos os detalhes de qdo solicitei, recebi, resenhei, qto tempo demorei e links de resenhas, e isso me ajuda muito!!! Sou mega a favor de organização. kkkk Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Acho mtooo fofo esses cadernos, da uma alegria preencher ele e planejar as coisas ne?
    Eu adorooo...mas a verdade que no final eu acho mais pratico fazer tudo online.
    Apesar do caderno ser mto mais bonito, eu prefiro a versao de algo mais digital.
    A sua dica ta legal demais, acho que é um incentivo para começar a organizar mais as coisas.

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito da ideia do caderno, mas no meu caso é difícil de manter porque tem sempre alguém arrancando a folha ou riscando.Eu tinha um caderno parecido com esse só que para parcerias do blog, mas mês passado eu praticamente abandonei ele e decidi passar tudo para uma planilha, assim eu posso editar em qualquer lugar pelo celular.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  25. oie, adorei a ideia desse caderno, realmente dá bem mais organização. Eu só não conseguiria me preparar quanto ao que ler no mês, já que sou a pessoa mais indecisa do mundo em relação ao que ler, e só consigo decidir na hora de acordo com minha vontade. As vezes quero muito um livro aí compro e nem tô com vontade de ler naquela hora. AA parte da organização que mais amei foi a lista de desejados, e dá para ver bem os efeitos dela já que te ajudou até nas comprinhas da bienal, né, acho que vou fazer uma.

    ResponderExcluir
  26. Sou super desorganizada por natureza e também resolvi ter um desses para me centrar mais nas coisas do blog. É realmente uma mão na roda e evita vários momentos de loucura (tinha vários! Principalmente quando do não sabia o mês que realmente tinha feito algo, hahaha)
    Adorei o post.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  27. Eu tentei fazer um diário de leitura, mas não deu muito certo hahaha. O meu era diferente na verdade, era igual um diário mesmo, para eu marcar quando comecei, quando terminei e o que achei de cada livro ☺ Achei o seu uma gracinha ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  28. Menina quanta organização!
    O máximo que tenho é uma lista sobre livros que ganhei de cortesia rs
    Acho legal quem consegue fazer algo assim. Parabéns.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Thaísa.
    Eu sou um pouco desorganizada, mas aos poucos vou inventando uns caderninhos para me organizar. De livros lidos eu tenho um, tipo um diário das leituras, mas para planejamento do blog e em relação as parcerias eu uso outro caderno. Por enquanto ta dando certo hehehe.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Achei a ideia sensacional, vou tentar aplicar isto no meu planner porque me perco completamente nos livros que quero/tenho que ler naquele mês <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  31. Oi Thaísa, sua linda, tudo bem?
    Eu abri um arquivo no computador e fiz dele minha agenda, me organizo dessa forma, acho que funciona mais comigo, é mais prático do que ter uma agenda física ou um caderno. Mas gostei muito da sua ideia e achei muito generoso compartilhá-la conosco.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Sou mega desorganizada, mesmo levando o blog a sério não consigo manter um caderno ou algo assim para me programar, achei bem legal o seu, quem sabe um dia eu consiga mudar nesse quesito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. mulher eu tenho um onde anoto os lidos sabe? eu anotava os recebidos mas acabei esquecendo durante uns meses, dai fui montando pilhas, os chegados no mês ficavam todos num pilha e eu só tirava final do mês dps do book haul mas olha ta dificil visse? kkkk

    ResponderExcluir
  34. Oi, Thai ^^
    Que lindo o seu caderno!!!!
    Eu ainda preciso começar a fazer o meu, tenho só o costume de marcar as minhas metas de leituras em folhas A4, mas depois desse seu post vou pensar seriamente em comprar um caderno e me organizar de verdade nesse ano de 2017 onde espero fechar várias parcerias com editoras e poder dar um conteúdo bom e de qualidade no blog, fora que eu preciso sempre me lembrar de onde que vi tal livro em tal blog. ahssuahuas
    Parabéns pela organização, viu. Você está me inspirando a querer ser organizado também.hasusahuas
    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.