Qual o melhor tipo de Planner pra você?

5 de dezembro de 2016


     Mais um episódio da saga planners começando e pra refrescar a memória de vocês, semana passada eu falei sobre o que são os planners e pra quê eles servem, se você não viu clique aqui. Lá eu mostrei também algumas lojas aqui no Brasil que já vendem Planners e citei alguns valores, mas para não tornar este sonho de organização muito distante eu vim falar hoje sobre alternativas. Existem vários tipos de planners, modelos e tamanhos e, entre eles, alguns mais econômicos também.
     Antes de começar a explicar quais os diversos tipos, quero deixar claro que existem ainda espécies de "categorias". Como assim? Bom, existem os planners diários; os semanais e os mensais então antes de comprar é bom verificar em qual categoria o produto se encaixa e se é isto mesmo que você quer. O diário é basicamente como as agendas que a gente é acostumado por aqui, uma página pra cada dia e é também o meu preferido. Ok, agora vamos em frente.

Planner Caderno
São os mais comuns aqui no Brasil, mais fáceis de achar, geralmente são semanais ou diários e com encadernação espiral. Você encontra nas lojas La Pomme; Evertop; Paperview; Donna Dolce e algumas outras também. Eu os acho lindos, fáceis de decorar e eles tem bastante espaço pra escrever, porém, em sua maioria, são grandes e dificulta um pouco na hora de carregar na mochila. 
Eu com certeza investiria em um se eu pudesse, mas recomendo o modelo pra quem já é acostumado a se organizar de alguma forma ou já tenha usado algum outro tipo de planner, porque até você se acostumar a anotar e criar esse hábito leva um tempo e o investimento é um pouco alto demais pra ser desperdiçado, né? 

Planner Argolado
O famigerado fichário. Eles costumam ser menores que os cadernos (tamanho A5) e por isso, mais fáceis de carregar. Em contrapartida eles ainda não são muito populares por aqui e quando encontrados, são bem caros (por isso eu resolvi fazer o meu). Acho bacana que eles tem vários bolsos no interior, pra você guardar recados; notas fiscais; post-it's e até mesmo espaço pra guardar caneta, além de serem extremamente personalizáveis: você pode rancar folhas, mudá-las de lugar e inserir novas páginas quando quiser. Porém tem a desvantagem de os inserts rasgarem com mais facilidade.

Bullet Journal 
O bullet é o "mais fácil" de fazer em casa, pois se trata apena de um caderno no estilo Moleskine, ou seja, com folhas sem pautas. Eles são extremamente mais simples e em qualquer papelaria você encontra destes cadernos nos mais diversos tamanhos e capas, mas por eles conterem menos páginas, seriam necessários uns dois ou três pra planejar o ano todo: depende do seu comprometimento. Os bullets são 100% personalizáveis, uma vez que sem pautas você mesma é quem faz os layouts das páginas, os desenhos e etc. São baratos (tenho um que comprei pra desenhar e paguei R$ 19,90) e tudo o que você vai precisar é de criatividade e canetas. Uma ótima opção pra quem não quer gastar muito, eu pretendo fazer um bullet só pro blog ano que vem, mas ainda não tenho certeza.

Imprimíveis 
Se você, mesmo com todas as opções, ainda não tem coragem de investir em um planner, existem várias blogueiras e designers que disponibilizam uma espécie de planejamento mensal e/ou semanal pra você imprimir e pendurar no seu mural ou desktop. É barato porque você só vai gastar a impressão e você pode ter um diferente pra cada mês, além de não ter que ficar escrevendo todos os dias. A Michella Souza disponibilizou um mensal muito bacana em tamanho A4 (veja). Depende muito mais da sua necessidade, mas também existem planners completos pra você imprimir e encadernar: as possibilidades são infinitas. 


Algumas páginas legais pra você ter no seu planner:

  • Logins e senhas
  • Lista de metas (anuais ou mensais)
  • Lista de livros, séries e filmes lidos e vistos de cada mês
  • Controle financeiro
  • Hábitos (para controle da sua saúde mental e física)
  • Lista de Gratidão semanal ou mensal

Agora não tem mais desculpa pra não se organizar, né? Já mostrei que existem vários modos de você mesma fazer o seu planner, caso não possa investir em um. Mas se puder e se você quer muito começar 2017 com o pé direito pra não deixar passar nada, é um investimento bacana. Escolha o modelo que mais combina com você e seja feliz, no próximo post da série eu vou mostrar o meu planner. Finalmente!

17 comentários:

  1. Se eu pudesse, teria o planner de caderno, ele é bem mais completinho. Mas claro, o Argolado você pode montar como quiser né, então também tem suas vantagens, haha! Excelente post! ♥

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um desses, parece ser uma ótima a agenda, beijos

    ritinhaangel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai quanta dica incrível menina, a única coisa que eu uso mesmo pra não me perder é uma folha impressa com a data das postagens e onde divulgo, acho que é o melhor, as postagens eu vou fazendo de acordo com o necessário e minha vontade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Nossa que postagem top. Amei os modelos de planner e preciso urgentemente de um, por enquanto eu anoto tudo em uma agenda. Serve, mas não é o ideal para mim. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Curti muito o planner argolado e o bullet journal. Achei muito maneiro e super d'hora! Já estou planejando o meu. Cheguei até baixar alguns modelos de páginas do que o planner deve conter. Farei o meu.

    Até mais!
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie! Fiz um post sobre o bullet no meu blog e acho todas essas formas de organização as melhores coisas da vida! Acho muito divertido e acho super prático, é muito bom ser capaz de organizar tudo de forma tão bonitinha haha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thaisa!
    Estou pensando em aderir aos planners. Nos últimos meses estou anotando tudo em folhas simples para ver se não desisto depois de gastar money...hehe. Gostei das categorias sugeridas.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Gosto dos Planner Caderno, tem mais espaços nas folhas a serem preenchidos, e eu já me adaptei ao formato. Tentei o fichário e não foi muito legal, já que as folhas soltam-se faceis caso tenha algum descuido.
    Gostei da matéria.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Olá
    conheci melhor o que é planner esses dias e achei muito legal, quero ver se consigo um pra mim pois estou precisando e é muito legal a ideia, belo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a ideia de um Planner realmente genial! Mas eu sempre vou arrumar uma desculpa pra não me organizar direito. Tento fazer isso todo ano com agenda mas não rola :(
    O planner caderno é mais a minha cara, acho que por ser mais simples.
    Adorei o post. Bjo ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu tenho o costume de anotar algumas coisas do blog em um caderninho, e amei as dicas, pro próximo ano vou me organizar melhor e fazer um caderno bem colorido.
    Até anotei a lista de páginas para organizar melhor.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. achei as ideias bacanas, pior que tenho agenda,bloquinhos e sempre me perco... acho melhor concentrar tudo num lugar só, pelo menos coisas referentes ao blog... já a do trabalho eu escrevo mais, e ainda assim é caótica...
    tenho um caderno limpo aqui, acho que vou customizar pro blog...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu tava pensando em comprar um Planner pra mim esses dias, mas eu não acho que seja uma coisa que eu vou realmente usar. Então escolhi algum online, que eu pudesse usar num aplicativo, sabe?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, acho bem legal um Planner, mas não para mim, não sou muito de planejar, sou mais de agir, acredito que seja bem melhor que traçar várias metas e acabar não cumprindo. Mas é legal ver que temos vários tipos, um para cada tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
  15. Não sou organizada o suficiente pra ter um planner, sim, até pra ter um precisa de organização, já tentei uns 4 e nada.hahaha
    Mas, amei seu post e providencialmente a dica sobre planner pra gratidão, amei bastante. ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu nem sabia que tinha tantos modelos, hehehe! Mas, apesar de achar o máximo quem usa planner, não é a minha praia. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Achei a ideia muito útil! Como uma das minhas metas será ser mais organizada, acho que vai ser ótimo!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.