O muro, Céline Fraipont

13 de março de 2017

    "O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho. Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida."

   Título:  O muro | Autor: Céline Fraipont | Editora: Nemo | Ano: 2015 | Páginas: 192 | Nota: 4/5 | Skoob

    Recentemente eu resolvi apostar mais na leitura de Graphic Novels e quadrinhos em geral, como vocês devem ter visto eu resenhei A Piada Mortal (veja aqui) e estou iniciando a leitura do Universo DC Renasce de alguns personagens, mas por quê não me aventurar além disso? O Muro é uma GN que tem chamado minha atenção há algum tempo e só agora eu tive a oportunidade de ler. Escrita por Céline Fraipont e Ilustrada por Pierre Baily. 
    A história se passa nos anos 80, mas por se tratar de um tema muito universal, poderia se passar em qualquer outra época. Porém o que deu charme à narrativa foi exatamente o clima do final dos anos oitenta devido as referências, como por exemplo o movimento punk rock: Ramones; Raperman; The Vibrators; The Cure... 
    Numa cidadezinha da Bélgica, o tal muro se encontra numa praça da vizinhança e acaba sendo uma válvula de escape para Rosie, uma garota de 13 anos prestes à entrar para a adolescência, sufocada pelo cotidiano e marcada pela sua família completamente disfuncional. A mãe que decide ir embora com um novo namorado para outro país e o pai que passa o tempo todo no trabalho. É no muro em que ela troca confidências com a melhor amiga, é lá que passa o tempo nos dias maçantes e conhece Jo, um garoto fissurado em rock, que acaba por mudar toda a sua vida. 
    A Graphic chama atenção para a construção da personalidade de uma pessoa e os desafios que enfrentamos na adolescência. Desde a briga com a amiga, o primeiro amor, o primeiro contato com as drogas e diversos outros conflitos que marcam essa época. Apesar de alguns clichês, é uma leitura sensível e questionadora. Que gera empatia, desde o primeiro momento. 
    Melancólica, triste e verdadeira a Graphic me conquistou. É uma boa leitura e se torna bem mais profunda do que parece inicialmente. Uma ótima dica pra quem gosta de HQ ou pra quem queira começar a ler mais quadrinhos. 

26 comentários:

  1. Que amor de história <3 Eu adorei a premissa! Menina, me diz como você consegue ler no kindle hahahah Eu não consigo de jeito nenhum! Me dá nervoso se não for livro de papel :( Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu me adaptei bem, a iluminação é bacana e não arde meus olhos. Não tenho dificuldade nenhuma pra ler.

      Excluir
  2. Ficou curiosa pelo desenvolvimento da trama, já que ainda não conhecia o livro. Estou achando ótimo ver por aqui dicas de Hqs e Graphic Novels e um incentivo a mais para a gente expandir nossas leituras.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana né? Eu vou trabalhar mais nisso, mais dicas de GN e HQ!

      Excluir
  3. Também tenho sentido mais interesse em ler GN, Thai! Ainda não tinha ouvido falar sobre O Muro e fiquei com vontade de ler, sim. Acho que vou ter que partir pra compra online, já que nunca vi em nenhuma das livrarias daqui ;-; O que você tá achando de ler no kindle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to adorando ler no Kindle Nick, é bem prático e tranquilo! Procura na Amazon que você vai achar bem em conta :D

      Excluir
  4. Quando li o nome, achei que era o livro novo da Bertrand, mas aí notei que era uma grapic e olha, eu sou apaixonada por esse tipo de narrativa.
    Não conhecia O Muro, mas pelo o que você falou parece ser uma história linda demais!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jade, esse lançamento da Bertrand eu quero tanto pra mim! Mas espero que você dê uma chance a essa GN e goste!

      Excluir
  5. Sou louca pra ler essa história! <3

    ResponderExcluir
  6. Parece uma história meio triste, o final eu espero que seja diferente!
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem melancólica mesmo, isso é verdade.

      Excluir
  7. Gente, amei demais. Tem um tempo já que tenho lido praticamente apenas HQ's, devido o curto tempo para leitura... Adorei a resenha e as ilustrações, é um tipo de HQ que adoraria ler! Beijoo ♥

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que você gostou, a dica vai acabar servindo bastante então, né?

      Excluir
  8. Como você consegue ler Graphic Novels pelo kindle, parece missão impossível para mim! Gostei muito do enredo,vou procurar a versão impressa para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, essa versão é ótima, as páginas todas num tamanho legal e fácil de enxergar pra ler. Não tive dificuldade alguma, pelo contrário.

      Excluir
  9. Eu não sou muito fã de graphic novels, mas achei muito amorzinho a premissa dessa. Provavelmente não leria, porém gostei do fato de que trata de um tema delicado, ao contrário de muitas graphics que apenas abrangem temas considerados tipicamente do universo masculino.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Você tocou em um ponto que eu não mencionei na resenha: achei sensacional que o tema da GN seja bem universal e não voltado pro público masculino.

      Excluir
  10. Eu nunca li uma Graphic Novel, mas não por falta de vontade e sim por falta de conhecimento de titulos. Esta me pareceu muito interessante e se encaixa em todos os meus gostos. Irei adiciona-la na lista de leitra com certeza.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se identificou com a dica, espero que goste bastante!

      Excluir
  11. Eu li poucas Graphic Novels, mas todas que li amei demais! Então adorei a indicação, ainda não tinha ouvido falar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kat, eu espero que você leia e se encante tanto quanto eu!

      Excluir
  12. Ameeeei a indicação! Vou procurar logo! A história parece ser um amorzinho e o fato de ser ambientada no final dos anos 80, me conquistou! (amo histórias que se relacionam com o momento musical de tempo que se passa)
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tah, então você vai gostar bastante da leitura. Aproveite, quero ver resenha também depois!

      Excluir
  13. Adorei o contexto da história e fiquei bem entusiasmada com ser uma graphic novel <3 Confesso que não li muitas (indico Watchmen, que é A MELHOR DE TODAS), mas fiquei interessada por essa!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da proposta e do estilo de ilustração dessa graphic novel! Definitivamnte vou procurar para ler.
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.