Séries e Filmes protagonizados e produzidos por mulheres

6 de março de 2017

    Oie gente, tudo bem? O dia Internacional da Mulher está cada vez mais próximo e este já é o segundo dia da Semana das Minas (veja a apresentação aqui), portanto, hoje daremos início de fato aos conteúdos que serão compartilhados com vocês durante esta semana. Serão vários posts recheados de informações bacanas sobre a mulher, entrevistas, dicas e personalidades então fiquem de olho.
     Neste post eu resolvi trazer pra vocês alguns trabalhos feitos por mulheres na TV e no Cinema, tanto na frente quanto por trás das câmeras, e garanto que as dicas são maravilhosas. Então vamos enaltecer o trabalho dessas mulheres incríveis? 

Séries protagonizadas por Mulheres

Orange is the new black é uma série original da Netflix, baseada no livro de mesmo nome e que já conta com quatro temporadas. Oitnb vai contar a história de Piper Chapman que, ao se envolver loucamente com Alex Vause, acabou se dando mal e indo parar atrás das grades. A série é muito mais que isso, claro. Mas o interessante é que além de 90% dela ser protagonizada por mulheres, a série trabalha encima de temas muito bacanas como a homossexualidade; a diferença entre classes e raças; o preconceito; o uso de drogas; a corrupção; o tráfico e muito mais. Cada episódio é uma lição de vida de alguma forma!
How to get away with murder é uma produção da ABC onde muito babado e confusão acontecem. Annalise Keating é uma das melhores advogadas da área criminal e também professora de Direito em uma faculdade da Filadélfia. Ao lado de 5 alunos, escolhidos a dedo para ser uma espécie de "time" de apoio pra ela, ela se envolve em vários casos comprometedores e tenta manter seu casamento intacto o tempo todo. Viola Davis dispensa explicações, ela por si só já é um motivo mais que suficiente pra vocês assistirem a série. Atuações impecáveis e um enredo de tirar o fôlego, uma reviravolta a cada episódio.
Gilmore Girls teve sua estréia há dezessete anos atrás, mas recentemente também teve o seu Revival, que tem dado o que falar entre os fãs. A série conta a história de Lorelai Gilmore e sua filha Rory, as duas são melhores amigas uma da outra e vivem entre trancos e barrancos, afinal são só as duas. Gosto da maneira como a série trabalha as dificuldades de uma mãe solteira, mas não pensem que é apenas disso que se trata, tem muita comédia e romance também. Rory assim como eu é apaixonada por livros, não foi difícil me identificar.


Filmes dirigidos por Mulheres

Que horas ela volta, Anna Muylaert
Originalmente intitulado A Porta da Cozinha, o filme que já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, foi baseado em uma experiência da própria Muylaert como babá. O roteiro também foi escrito por ela, com a ajuda de Regina Casé, que interpreta Val a empregada doméstica, afinal Casé já conhecia a realidade da mulher nordestina que vai pra São Paulo em busca de uma vida melhor. O filme que é surpreendente levou aos cinemas brasileiros 454 mil espectadores, mas antes mesmo de estrear no Brasil já tinha sido visto por quase meio milhão de pessoas na Europa. Nos EUA a produção brasileira arrecadou $376, 986 mil. Tá esperando o quê pra assistir?

Cidade de Deus, Fernando Meireles e Kátia Lund
Considerado um dos filmes brasileiros mais importante de todos os tempos e o único a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Edição e Melhor Fotografia, foi dirigido por Fernando Meireles e Co-dirigido por Kátia Lund, na produção também se encontrava mais uma mulher: Andrea Barata Ribeiro. O filme  retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, favela que começou a ser construída lá atrás em 1960, e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro. Contando com mais de 60 atores principais; 150 secundários e 2600 figurantes o filme exigiu que fosse montada também uma oficina para jovens moradores da comunidade, para que atuassem no longa. Apesar de ter sido dirigido em conjunto com um homem, não diminui o fato de que era uma mulher que estava por trás da produção de um filme tão importante no nosso país. E poucas pessoas sabem disso. 


Precisamos falar sobre Kevin, Lynne Ramsay
Baseado em um romance de Lionel Shriver, foi adaptado para o cinema pela escocesa Lynne em 2011 e no mesmo ano foi exibido do Festival de Cannes, onde gerou muito desconforto na plateia pela temática forte de violência nas escolas, mas também foi lá que recebeu a Menção Especial ao Mérito Técnico. Apesar de ser uma produção de poucas premiações o filme (e também o livro) é trabalhado até hoje em algumas faculdades de Psicologia. O filme mostra o ponto de vista de Eva, que nunca quis ser mãe, contando com cenas de seu presente e passado. Desde o início é possível perceber que há algo errado com Kevin, nas cenas em que mostram o presente podemos ver Eva sendo culpada por todos pelos atos de seu filho, até ela mesma se culpa. Vemos alguns flashbacks do dia da chacina durante o filme, mas só no final é que descobrimos o que realmente aconteceu. A atuação de Tilda Swinton e Ezra Miller foram impecáveis do começo ao fim e numa sintonia indescritível. O thriller psicológico é um dos filmes mais fortes e melhores elaborados que eu já assisti.

Blogs Participantes:

14 comentários:

  1. AMO HOT TO GET AWAY WITH MURDERD.
    Inclusive, estava assistindo essa tarde! ♥
    Viola tem meu coração.
    DIVA. MARAVAILHOSAAA. NÃO CANSO DE DIZER!

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  2. Oieeee adorei a postagem, vou compartilhar na fanpage Mulheres na literatura. Perfeito. amo que horas ela volta e Orange is the new black

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa que lindo, amei o post.
    Não assisti nada do que você indicou, mas já ouvi falar de todos. Estou muito curiosa por How to get away with murder e De que horas ela volta. Vou tentar assistir em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  4. OOoi,que post lindoooo, já assisti a quase tudo que foi indicado aqui e adorei! parabéns e foi uma linda homenagem para nós mulheres! beijoos

    https://aloucadoslivrosoficial.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Que lista maravilhosa <3 as duas primeiras séries são amorzinhos meus, mas gilmore girls é aquela coisa de coração né? impossível não amar a gilmore <3

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Adoro filmes protagonizadas por mulheres. Desse os únicos que inda não vi foram: Que horas ela volta e Precisamos falar sobre Kevin. Os outros filmes e séries estou assistindo aos episódios no momento.

    ResponderExcluir
  7. Meu amor é gigante pelo filme "Quero horas ela volta?", incrível como eu fico sentida com aquela história. É angustiante e a dor vem da alma. Você deve me entender. HTGAWM é amorzão também. Viola incrível, conquista no episódio piloto.

    ResponderExcluir
  8. Olá Thaísa, adorei sua listinha, nas séries eu acompanho HTGAWM e sem duvida a atuação da Viola está maravilhosa *-* Já nos filmes eu ainda preciso assistir Precisamos falar sobre Kevin, todo mundo comentar tão bem dele que ele já esta na minha listinha há algum tempo <3

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. AI MISERICÓRDIA, TODAS AS SÉRIES QUE AMO NESSA POSTAGEEEEEEEEEM! ORANGE, CHEGA LOGO QUINTA TEMPORADA MEU DEUS! Amo tanto how to get away with murder, preciso ver logo a terceira season que parece estar cheia das tretas, amoooooo! <3 QUE HORAS ELA VOLTA! QUERO MUITO!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Não sabia dos filmes dirigidos por mulheres, mas sei das séries. Minha favorita daí é "How to get away with a murder". Escrito, dirigido e protagonizado por mulheres. Viola Rainha!

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Nossaaaaaaaa, eu não fazia ideia de que Precisamos falar sobre o kevin, cidade de deus e Que horas ela volta? era dirigido por mulheres e eu amo imensamente esses filmes, são maravilhosos e possuem criticas maravilhosas, amei saber disso

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Particularmente não sou muito fã de Orange is the new black, mas Gilmore Girls é meu amorzinho <3 e HTGAWM é a melhor série de todas ! Não assisti Que horas ela volta ainda, mas me disseram que é um ótimo filme.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Oi Thai,
    Por incrível que pareça, eu só vi Cidade de Deus. Digo isso porque só tem filmes e séries top nessa lista.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio da série Stage Dive no IG do canal

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.