5 Vantagens de usar Bullet Journal

by - segunda-feira, julho 16, 2018


   Oi gente, tudo bem? Já faz algum tempo que eu vinha procurando algumas maneiras de me tornar uma pessoa mais organizada em diversos aspectos e no ano passado fiz uma espécie de planner (clique aqui para ver) e não deu muito certo: era pesado demais pra carregar no dia a dia e ocupava muito espaço na bolsa. Então este ano tentei o Bullet Journal, que é uma espécie de planner mais livre, onde  você faz as páginas manualmente e decide quais áreas da sua vida você quer abordar dentro dele. Ou seja, você pode fazer um bujo (como também é conhecido) apenas pros estudos, apenas para sua vida financeira ou para tudo, como eu optei por fazer.

  Hoje eu vou contar pra vocês cinco vantagens de usar um bullet journal baseadas na minha experiência até agora. Lembrando que pra mim tem funcionado muito bem durante este seis - quase sete - primeiros meses do ano.

Organizar compromissos e tarefas

   Eu domino a arte de procrastinar e deixar tudo pra última hora, o que me atrapalha bastante. Então em cada mês eu faço um layout mensal, onde vou anotando os compromissos de cada dia e seus respectivos horários pra não esquecer, como consultas médicas; compromissos bancários; aniversários festas e por aí vai. Já as tarefas mais simples e diárias, como ler; estudar; pintar o cabelo ou passar roupa eu anoto no layout semanal onde eu costumo deixar mais espaço. No final de cada dia ou semana eu vou marcando ok nas tarefas que já completei e assim vou acompanhando meu progresso. Parece besteira, mas não é, tem me ajudado muito mesmo já que eu gosto muito de escrever e anotar e alarmes no celular pra essas coisas nunca funcionaram comigo.


Controlar gastos e despesas

   Desde o ano passado pra cá eu estava gastando mais do que deveria e me esquecendo de algumas despesas importantes, o resultado foi vários boletos que eu não sabia como iria fazer pra pagar. Anotei tudo no bujo, parcela por parcela, e decidi arcar com todas elas um pouco de cada vez. Não é algo do qual eu me orgulho, mas tem funcionado. Além de uma planilha geral desses débitos, todo mês eu deixo uma página só pro financeiro, dividindo-a em: despesas fixas (faculdade, gasolina, dentista, apartamento); emergências (remédios e afins) e os gastos desnecessários. Talvez eu ainda faça um post só sobre isso, mas por enquanto fica a dica dessas anotações que me ajudaram bastante e já consegui conter o dano e hoje gasto muito menos com coisas que eu não preciso.


Auxilia muito na vida acadêmica

   Essa dica todo universitário ou vestibulando vai gostar. Eu sempre fui mediana tanto no ensino médio como na faculdade, ás vezes não consigo ao menos entender como consegui o ProUni, enfim. Ter, todo mês, um espaço pros estudos no bujo também ajuda. Eu deixo duas páginas só pra isso e divido um cantinho pras notas, pros trabalhos que eu preciso fazer, datas de provas, anotações importantes como eventos, assuntos pra pesquisar depois, nomes de filmes e livros pra pesquisar o TCC e por aí vai. É uma área a ser bem explorada e com isso não só nunca mais entreguei um trabalho atrasado como passei direto no último semestre pela primeira vez (sempre rolava um exame ou outro).

Guarda informações importantes 

   É sempre bom ter um lugar pra deixar anotado todas as suas senhas, sejam de redes sociais; contas bancárias; cartões de crédito ou débito, além de coisas pessoais. Como eu sempre carrego o meu na bolsa, já que é pequeno e leve, sempre tenho minhas anotações por perto no caso de emergências. Nunca tive coragem de salvar as senhas no celular com medo de ele ser roubado, ou quebrar/pifar, mas com o bujo não rola isso porque ninguém vai se interessar em roubá-lo e eu não o deixo em lugares de fácil acesso para pessoas estranhas. Então fica aí mais uma dica. 

Monitorar hábitos e status emocional 

    As doenças psicológicas acometem uma boa porcentagem da população no mundo todo, é extremamente importante procurar a opinião de um profissional da área e fazer tratamento, nunca tente se autodiagnosticar ou se automedicar caso você suspeite de estar passando por algum problema psicológico. No meu caso, eu fui diagnosticada aos 15 anos e vivo altos e baixos desde então, uso algumas páginas pra controlar meus hábitos (bons e ruins) e também pra medir como eu estou me sentindo, de uma forma leve e divertida. Além disso sempre deixo uma ou duas páginas livres no final de cada mês para anotações, onde eu faço meus desabafos sobre coisas que eu não quero contar pra ninguém. A vantagem disso é poder levar o caderno pra terapia e mostrar pro psicólogo, ou psiquiatra, se estou progredindo ou regredindo.


As vantagens de usar bullet journal são inúmeras, se você lembrar de mais alguma que eu não tenha citado e queira discutir deixe nos comentários, vamos conversar!

You May Also Like

3 comentários

  1. Agendas, bujo, só trazem coisa boa pra nossa rotina.
    (confesso que agora nas férias estou largada hahahhaha)
    Uma das coisas que eu mais gosto em manter a agendinha é que eu consigo relembrar as coisas lendo o que anotei e nunca mais perco ideia/contato/dica por ficar pensando que consigo guardar tudo na cabeça. A agenda é uma segurança que que tenho pr anão enlouquecer com tanta informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é ótimo poder anotar todas as ideias de posts, vídeos, coisas pessoais e poder ver tudo depois. Porque se eu depender só da minha memória já era!

      Excluir
  2. QUE LINDO SEU BUJO! A maior vantagem do Bujo pra mim é deixa-lo com a sua cara, não fica como um planner igual de todo mundo ♥

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.