Como se planejar para comprar um apartamento

by - sexta-feira, julho 06, 2018

Foto: Mariana Orsi/ Divulgação
   Oi gente, tudo bem? O post de hoje vai ser um pouco diferente do que eu estou habituada, porém por um motivo excelente. Recentemente eu e meu namorado compramos um apartamento na planta, mas eu não quis fazer muito alarde sobre isso nas redes sociais e, inclusive me peguei pensando várias vezes se deveria fazer este post ou não. Acontece que esta fase de nossas vidas está sendo tão louca, cheia de novidades, que eu pensei por que não? 

   Antes de comprar o sonhado primeiro imóvel, é normal criar uma pasta no Pinterest e juntar inspirações de todos os lados sobre todas as coisas possíveis, mas é preciso focar na burocracia primeiro. Planejamento é crucial e sem ele, é bem provável que você enfrente inúmeros problemas durante o processo de compra. Eu e Mateus não planejamos muito, pra ser sincera, tomamos uma decisão e quinze dias depois estávamos assinando o contrato com a construtora. Por isso vou compartilhar hoje algumas coisas que não fizemos, outras que fizemos, e que fazem total diferença na hora de fechar o negócio. Vamos lá?

1 - Faça uma poupança

É sabido que para comprar qualquer coisa, você precisa obviamente do dinheiro. Independente de você optar por um financiamento (seja na planta ou não), alugar um imóvel, ou comprar um imóvel pronto pela imobiliária. Enfim, você vai precisar de dinheiro. Confesso que eu só abri minha poupança depois de ter assinado com a construtora e passamos apertado por isso, pois tivemos pouco tempo para levantar a grana necessária das tarifas bancárias. Deu certo para mim, mas o conselho é: tomada a decisão, faça sua poupança o quanto antes. Sobrou? Poupe. 

2 - Certifique-se de ter toda a documentação necessária

A burocracia na hora de comprar ou financiar um imóvel é inevitável, então antes de entrar em contato com algum corretor certifique-se de ter toda a papelada necessária. Pode variar entre alguns estados ou construtoras, mas eles geralmente pedem documentos que comprovem renda então guarde todos seus holerites, extratos bancários (inclusive uma dica: movimente sua conta), boletos pagos e por aí vai. Geralmente os panfletos dos empreendimentos ou sites de programa como o Minha Casa, Minha Vida informam a renda mínima necessária, assim você pode ir se preparando.

3 - Pesquise muito antes de fechar o negócio

Achou um imóvel bacana com um preço que cabe no teu bolso? Pesquise. Pesquise a construtora e suas obras em outras cidades ou até mesmo na sua, pesquise o bairro onde o empreendimento está localizado, pesquise a planta e observe todos os prós e contras. Nosso apartamento não foi nossa primeira opção, foi a segunda tentativa e hoje eu me sinto MUITO grata pela primeira não ter dado certo pois conseguimos um apartamento maior, com sacada/varanda e com uma planta melhor também. Então antes de bater o martelo tenha certeza que aquilo condiz com seus planos e sonhos, afinal não é barato e você vai passar a sua vida ali então certifique-se de estar escolhendo o lugar certo e os profissionais certos para construí-lo.

4 - Faça todas as perguntas possíveis

Escolheu? Ótimo, agora é hora de entrar em contato com um corretor e fazer a proposta. Visite o decorado se for possível e feche o negócio. Mas o importante nesta etapa é fazer todas as perguntas possíveis, sobre tudo mesmo, tem dúvida? Pergunta. As coisas acontecem muito rápido e se você não prestar atenção logo vai estar pagando contas e taxas de que não tinha conhecimento. Saiba qual é o prazo de entrega, quando começam as taxas obras e por aí vai... Informe-se sobre tudo e mais um pouco para evitar constrangimentos futuros.

5 - Corte seus gastos 

Este conselho é válido tanto para antes de comprar quanto para depois de comprar. Se você, assim como eu, comprou um imóvel na planta sabe que vai ter que esperar alguns anos para entrar nele, sendo assim economize ao máximo e continue poupando porque mobiliar um imóvel não é barato e reformar tampouco. Não pretendo reformar o meu de imediato quando me mudar, então estou na fase de poupar para, quando estiver faltando apenas meses para a entrega, comprarmos o essencial. Mesmo que este não for o seu caso, ter que esperar alguns anos, você ainda vai precisar cortar gastos de qualquer jeito, então comece desde já.

E aí, gostaram do post? Querem mais dicas sobre o assunto? Deixem nos comentários.

You May Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.