Uma noiva para Winterborne, Lisa Kleypas

by - quarta-feira, julho 25, 2018


"Rhys Winterborne conquistou uma fortuna incalculável graças a sua ambição ferrenha. Filho de comerciante, ele se acostumou a conseguir exatamente o que quer - nos negócios e em tudo mais. No momento em que conhece a tímida aristocrata lady Helen Ravenel, decide que ela será sua. Se for preciso macular a honra dela para garantir que se case com ele, melhor ainda. Apesar de sua inocência, a sedução perseverante de Rhys desperta em Helen uma intensa e mútua paixão. Só que Rhys tem muitos inimigos que conspiram contra os dois. Além disso, Helen guarda um segredo sombrio que poderá separá-los para sempre. Os riscos ao amor deles são inimagináveis, mas a recompensa é uma vida inteira de felicidade. Com uma trama recheada de diálogos bem-humorados e cenas sensuais e românticas, Uma Noiva Para Winterborne é o segundo volume da coleção Os Ravenels."

Título: Uma noiva para Winterborne | Os Ravenels #2 | Autora: Lisa Kleypas | Editora: Arqueiro | Páginas: 336 | Nota: 1/5 | Livro recebido em parceria com a editora para resenha

   Resenhas anteriores:

   Antes de mais nada eu preciso deixar claro que esta se trata de uma resenha negativa, a minha primeira resenha negativa de um romance de época. Talvez também contenham alguns spoilers do primeiro livro, então se você ainda não leu, continue a resenha por sua própria conta em risco.

   A série Os Ravenels foi onde tive meu primeiro contato com Lisa Kleypas, mas sinto que a série apresenta sérios problemas. Em Um sedutor sem coração, Devon apresentou alguns defeitos que me irritaram um tanto no início, mas tal opinião foi se dissolvendo conforme o livro avançava e o personagem evoluía e reconhecia seus erros. O mesmo não aconteceu com Uma noiva para Winterborne, onde eu odiei o personagem Rhys desde que ele foi introduzido na história, também no primeiro livro. Só li mesmo este segundo volume porque devido aos inúmeros comentários positivos, achei que pudesse mudar de opinião.

    Helen é uma garota tímida que foi criada trancafiada num quarto com a companhia apenas de suas irmãs e seus livros. Quando ela conhece Rhys, ainda no primeiro livro da série, ele está acamado e ela cuida dele por livre e espontânea vontade e eles acabam desenvolvendo um afeto um pelo outro. Até aí tudo bem, Rhys precisa de uma noiva aristocrata e Helen precisa de um marido rico, já que não possui dote e a situação financeira da família não é das melhores. Eu já não tinha gostado de o romance ter sido introduzido no primeiro livro, como secundário, porque achei que tirou o foco do casal Kathleen e Devon, e gostei menos ainda quando Rhys se provou ser um brutamontes e agarrou sua noiva sem aviso prévio, fazendo-a assustar e resultando no fim do noivado.


   O segundo livro então começa com a mocinha se humilhando e indo até a casa dele sozinha para tentar manter o noivado de pé. Algumas pessoas viram nesta atitude uma mudança em Helen, onde ela passa a se impor mais e lutar pelas coisas que quer, eu não vi isso. É lamentável que uma personagem tenha que pedir desculpas por não saber beijar e pedir ao noivo que a ensine "para que ela possa agradá-lo". Uma coisa é entender que o cenário da época era machista e misógino, outra é aceitar que uma autora traga, em pleno século XXI, um romance de época contemporâneo que seja tão machista. 

   Na minha concepção Helen não é nada empoderada, mas submissa e sem amor próprio algum. O fato de a autora fazer com que a personagem seja ousada aqui e ali, não apaga todos os outros momentos em que tudo o que ela faz é para agradar o noivo e seu desespero diante da possibilidade de perdê-lo. O romance entre os dois, na verdade parece uma síndrome de estocolmo. Onde Rhys é abusivo; manipulador; abusa de seu poder e Helen só o que faz é aceitar pois o ama. Gente, qual é?

   Devido a todas essas questões, os personagens não me cativaram, achei o enredo chato e monótono, só conclui a leitura movida pela força do ódio mesmo. Desabafo feito, confesso que só vou continuar a ler a série porque tenho muitas expectativas para o livro que contará a história de West!

You May Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.