BEDA 6 | Razões para ler Romances de época

by - segunda-feira, agosto 06, 2018


    Houve um momento da minha vida como leitora onde eu só lia fantasias, nada além disso e, nesta mesma época todos os blogs que eu visitava tinha alguma resenha de romance de época. Eu sempre gostei muito de romance, os que se passam no nosso século ou dentro de alguma fantasia, mas torcia muito o nariz pra todo e qualquer livro de romance que se passasse na antiga Londres. Pura bobagem, hoje me arrependo de não ter começado a lê-los antes. 

    Antes de eu dizer os motivos pelos quais você deveria dar uma chance ao gênero, devo salientar que existe uma diferença entre Romances de Época e Romances Históricos, os de época não necessariamente se apegam em datas e fatos históricos, apenas à costumes de uma época diferente da nossa, mas isso é assunto pra me aprofundar em outro post. Ainda não consegui, porém, me dar bem com os romances de época mais "clássicos" e antigos, como por exemplo Dom Casmurro, por enquanto me atenho aos contemporâneos, mas um dia chego lá. 

    Agora chega de enrolação, né? Vou contar pra vocês algumas razões pelas quais sou apaixonada nesse gênero. 

1 - Conhecer costumes de outra época


   Eu sempre gostei de história, de saber mais sobre como as coisas eram antigamente. Poderia ler um livro histórico com fatos reais? Poderia, claro, mas poder me entreter enquanto aprendo sobre os costumes passados é mais divertido. Não fossem por algumas situações políticas e sociais, eu teria adorado nascer no século XVIII, com todos aqueles vestidos lindos. Já nos romances de época contemporâneos as autoras criam mocinhas à frente de seu tempo e que enfrentam, de certo modo, o machismo inserido no contexto, possibilitando uma leitura muito encantadora. 

2 - Personagens mais velhos 


    Já mencionei algumas vezes aqui no blog que me sinto um pouco esgotada de romances adolescentes, porque já li VÁRIOS. Então mergulhar nos romances de época onde as mocinhas mais novas tem entre 24 e 28, foi como respirar novos ares. Claro que ainda me deparo com algumas personagens inocentes ou até mesmo mais novas, mas em uma frequência bem menor e, como eu disse as mocinhas de romances assim costumam ser à frente de seu tempo.

3 - Cenas quentes e apaixonadas 


    Não sou grande fã de romances puramente eróticos: já li alguns e gostei, mas não estão entre minhas primeiras opções quando quero ler algo novo. Gosto das cenas de sexo, mas não me atraem livros onde este seja o foco, portanto nos romances de época eu tenho o melhor dos dois mundos: a parte romântica, fofa e também a parte quente e avassaladora. Algumas autoras narram cenas mais detalhadas, como Lisa Kleypas e outras como Julia Quinn preferem narrar o ato de uma forma mais poética, mas todas fazem isso muito bem. 

4 - Leituras rápidas e dinâmicas 


    Romances de época costumam ser livros curtos, com uma média de 300 páginas. Com narrativas fluídas, a maioria deles pode ser lida em um só dia, do tipo que você só para de ler quando termina. Eu tenho lido muitos romances ultimamente e estou tentando voltar a ler outras coisas, pra não ficar presa em um só gênero, mas sempre que rola aquela ressaca literária eu já sei a solução: ler qualquer coisa da Julia Quinn. 

5 - Diálogos bem construídos 


    As palavras há alguns séculos eram bem diferentes, as pessoas falavam de uma forma bem mais bonita e poética, nos livros não seria diferente. Os diálogos são bem mais apaixonados, sutis, elegantes, com melhor construção e de um vocabulário apaixonante. Não sei vocês, mas eu me encanto MUITO com o sarcasmo, o mistério e o flerte de antigamente. 

You May Also Like

4 comentários

  1. Oi Taísa

    antes era como vc!
    Eu me recusava a ler romance de época, li só new adult e hots
    mas assim q comecei a ler romance de época, n parei mais!
    Acredito que é o que mais leio nos últimos tempos e amo cada vez mais!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, é o que eu mais tenho lido também. Não consigo parar, é viciante...

      Excluir
  2. Tenho lido tantas resenhas positivas sobre romances de época que acabei ficando curiosa. Gostei do tua postagem. Julia Quinn é um nome que quero muito conhecer sua escrita. Acho que a única coisa que li de época foi dos livros da Meg Cabot, mas nem sei se se enquadra.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica: leia Julia Quinn e Mary Balogh!!!!!!!!!!!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.