BEDA 9 | Como melhorar suas resenhas

by - quinta-feira, agosto 09, 2018


     Já fazem anos que eu escrevo resenhas literárias e estou constantemente tentando melhorar a forma com que eu avalio e critico os livros que eu leio. Como também costumo visitar outros blogs literários, também reparo nos posts que eu vejo por aí, do mesmo jeito que meus leitores e amigos blogueiros também devem reparar nos meus, portanto me preocupo em ser o mais honesta possível nas minhas palavras. O que eu vou compartilhar com vocês hoje são algumas dicas que me ajudaram evoluir nestes quatro anos falando sobre livros, coisas que eu aprendi e que eu venho tentando por em prática.

Mantenha um diário de leitura 

   Eu já mostrei pra vocês meu caderninho de leituras, onde eu mantenho um controle dos livros que eu recebo, leio e resenho, mas qualquer dia desses mostro pra vocês o meu diário de leitura. O que seria? É basicamente um caderno onde eu faço rascunhos e anotações sobre as minhas leituras: vou anotando coisas que eu gostei ou não gostei, quotes que achei interessante, pontos bons e ruins e tudo o que eu achar válido mencionar na resenha, a fim de não esquecer depois e desenvolver melhor o texto, deixando-o mais completo.

Estabeleça os tópicos a avaliar

   Independente do tipo de produto que você quer resenhar, precisa saber o quê exatamente você precisa avaliar daquilo. No caso de um livro eu procuro levar em conta a introdução do autor ao universo criado por ele, a narrativa, a construção dos personagens, coerência, o desenvolvimento da história em si e o final, basicamente, a partir daí eu busco as informações que anotei lá no diário de leituras. Além das variáveis que cada livro apresenta, mas eu pretendo abordar esse assunto de forma mais ampla em um post futuro. 

 Não se precipite 

    Isso serve pra tudo na vida, mas não se precipite para escrever (ou gravar) suas resenhas. Após ler o livro, tire um tempo para absorver todas as impressões que ele causou em você, pense sobre o assunto e organize suas ideias, pode ser que um ou dois dias depois você mude de opinião um pouco ou lembre de algo a acrescentar. No caso de prazo para entregar a crítica, organize suas leituras primeiro, para ter um tempo de folga antes de precisar escrever. 

Aprenda palavras novas

    Eu sempre gostei de aprender palavras novas e descobrir como usá-las. Tenho um caderninho de palavras também (quanto caderno né?), que eu carrego sempre na bolsa e anoto as palavras para procurar os significados quando chego em casa. Mas qual a importância disso? Bom, depois de um tempo lendo suas resenhas, seus leitores vão perceber se você só usar os mesmos cinco adjetivos pra falar de como um livro é bom ou ruim, então evolua seu vocabulário pra ninguém nunca enjoar da forma como você se expressa.

Capriche nas fotos

    Elas são muito importantes nas resenhas também, passam a imagem de cuidado, de que você se importa com o conteúdo que está fazendo e dedicou-se a ele. Não precisa da melhor câmera, nem dos acessórios mais lindos na composição: um ângulo e uma iluminação bacana bastam para começar e são os básicos necessários, além da criatividade é claro. Quanto mais criativa sua foto for, mais atenção ela irá chamar para o seu texto. 

Leia várias vezes o texto 

     Conseguiu fazer o post? Leia várias vezes antes de publicar, corrija erros, peça para algum amigo ou parente próximo ler e te dizer o que acha. No caso de vídeos, assista várias vezes e publique apenas quando tiver certeza de que está satisfeita com o conteúdo que está oferecendo. Não faça por fazer, lembre-se de que outras pessoas levam em conta sua avaliação antes de ler ou não um livro.

You May Also Like

4 comentários

  1. Adorei as dicas. Gostei principalmente da que você fala sobre descobrir novas palavras. Eu também comecei a fazer um caderninho e me ajudou muito. Acaba servindo como um roteiro para o vídeo. Preciso arrumar tempo para escrever vários posts com antecedência e no dia de postar fazer aquela revisão. Confesso que quase nunca reviso...
    Beijos
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quase tudo é conteúdo kkk Revisar é sempre bom, antes de programar leio umas três ou quatro vezes pra ver se encontro algum erro

      Excluir
  2. Oi Taísa
    adorei as dicas!

    Preciso organizar minhas leituras, engato uma leitura na outra e n me dou o tempo de resenhar...
    preciso mudar isso URGENTE!!

    Vou salvar esse post pra ler de novo mais pra frente e usar cm exemplo.

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico feliz em poder ajudar, espero fazer mais posts neste estilo, pois vejo que a galera ainda tem bastante dúvida ou adora umas dicas kkkk

      Excluir

Tecnologia do Blogger.